Repórteres do Conhecimento

Desenvolvida por: Rozeni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e História
Temática: Pesquisa Investigativa em Eventos Históricos ou Científicos

Nesta atividade, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental assumirão o papel de repórteres investigativos, mergulhando em uma pesquisa sobre um evento histórico ou científico significativo. Inicialmente, os estudantes serão divididos em grupos e escolherão um tema de investigação. Uma vez definido o tema, cada grupo será encarregado de coletar informações através de múltiplas fontes: entrevistas com professores especialistas, análise de documentários relevantes e leitura cuidadosa de artigos. Durante as entrevistas, os alunos precisarão desenvolver habilidades de escuta ativa, tomando notas e hierarquizando as informações coletadas para identificar os pontos mais relevantes e críticos sobre o assunto. Com base nessas pesquisas, cada grupo produzirá uma matéria jornalística detalhada, incorporando depoimentos, fatos importantes, e sua própria análise crítica dos dados coletados. A atividade será coroada com uma apresentação oral das matérias journalistícias para toda a turma, permitindo uma rica sessão de perguntas e respostas, onde os repórteres-jovens poderão expor sua compreensão e reflexões sobre o tema.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo fomentar no aluno habilidades de pesquisa, análise crítica e síntese de informações. Visa também desenvolver competências linguísticas como a oratória e a escrita jornalística, bem como habilidades sociais de trabalho em equipe, escuta ativa e respeito pelos turnos de fala. Através do papel de repórteres investigativos, os estudantes aprenderão a levantar e selecionar informações relevantes, formular perguntas inteligentes e coerentes, e comunicar eficazmente seus achados, promovendo assim uma compreensão mais profunda de como eventos históricos e científicos são documentados e comunicados ao público.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica
  • Promover a capacidade de síntese e escrita jornalística
  • Fomentar competências linguísticas e sociais, como oratória e trabalho em equipe
  • Instigar o respeito pelos turnos de fala e a capacidade de escuta ativa
  • Aprimorar a capacidade de realizar entrevistas e comunicar informações complexas de maneira clara

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP14: Definir o contexto de produção da entrevista (objetivos, o que se pretende conseguir, porque aquele entrevistado etc.), levantar informações sobre o entrevistado e sobre o acontecimento ou tema em questão, preparar o roteiro de perguntar e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas e, quando for o caso, selecionar partes, transcrever e proceder a uma edição escrita do texto, adequando-o a seu contexto de publicação, à construção composicional do gênero e garantindo a relevância das informações mantidas e a continuidade temática.
  • EF67LP23: Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola e formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.
  • EF67LP24: Tomar nota de aulas, apresentações orais, entrevistas (ao vivo, áudio, TV, vídeo), identificando e hierarquizando as informações principais, tendo em vista apoiar o estudo e a produção de sínteses e reflexões pessoais ou outros objetivos em questão.

Conteúdo Programático

A atividade explorará temas de pesquisa, análise de informação e produção textual dentro do contexto da reportagem e do jornalismo investigativo. Os alunos aprenderão sobre a estrutura e elementos de uma matéria jornalística, técnicas básicas de entrevista, além de desenvolver habilidades de tomada de nota e organização de informação. Este aprendizado será aplicado na criação de uma matéria jornalística baseada em pesquisa investigativa, promovendo a interdisciplinaridade ao conectar linguagem, história e ciência.

  • Introdução ao jornalismo investigativo e à reportagem
  • Técnicas de entrevista e coleta de informações
  • Estrutura e elementos de uma matéria jornalística
  • Análise e seleção de fontes confiáveis
  • Organização e hierarquização de informações para reportagem

Metodologia

Adotaremos uma metodologia ativa, onde os alunos serão os principais agentes de sua aprendizagem, conduzindo pesquisas, entrevistas e análises sob orientação. Inicialmente, os alunos receberão uma introdução aos princípios do jornalismo investigativo e a importância da seleção e hierarquização de informações. Posteriormente, cada grupo escolherá um tema e identificará fontes de informação, incluindo especialistas para entrevistas. A produção da matéria jornalística será um processo reflexivo e colaborativo, culminando em uma apresentação onde poderão partilhar suas descobertas e insights.

  • Introdução interativa ao jornalismo investigativo
  • Seleção de temas e planejamento da pesquisa em grupos
  • Realização de entrevistas e coleta de outros dados
  • Produção colaborativa da matéria jornalística
  • Apresentação das matérias e sessão de perguntas e respostas

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total é de duas horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, focaremos na introdução ao jornalismo investigativo, seleção de temas e planejamento inicial da pesquisa. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas matérias jornalísticas e as apresentarão para a turma, seguidas de uma sessão de perguntas e respostas.

  • Aula 1: Introdução ao jornalismo investigativo e planejamento da pesquisa
  • Aula 2: Finalização e apresentação das matérias jornalísticas

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade da pesquisa conduzida, na eficácia da matéria jornalística produzida e na apresentação oral. Cada aspecto será avaliado de acordo com critérios como clareza, profundidade da análise, originalidade, coerência entre as informações apresentadas e qualidade da comunicação oral durante a apresentação. Serão considerados também a capacidade de trabalho em equipe e o respeito pelos turnos de fala. Exemplos de bons trabalhos serão aqueles que demonstrarem uma compreensão aprofundada do tema, com materiais bem organizados e apresentados de forma clara e envolvente.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, utilizaremos recursos como acesso à internet para pesquisa de artigos e documentários, câmera ou smartphones para gravação de entrevistas (caso seja necessário e com autorização prévia), materiais de escritório para a tomada de notas e preparação de perguntas, além de um projetor para as apresentações finais. Serão fornecidas também orientações impressas ou digitais sobre técnicas de entrevista e estruturação de matéria jornalística.

  • Acesso à Internet para pesquisa
  • Câmera ou smartphones para gravações
  • Materiais de escritório (papéis, canetas, marcadores)
  • Projetor para apresentações
  • Orientações sobre técnicas jornalísticas

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