Teatro dos Pronomes

Desenvolvida por: Denise… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Uso dos Pronomes

Esta atividade visa proporcionar aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental uma compreensão prática e teórica sobre o uso dos pronomes na língua portuguesa, por meio da criação e apresentação de pequenas peças teatrais. Os estudantes, divididos em grupos, criarão roteiros que enfatizem o uso de diversos tipos de pronomes, como pessoais, possessivos, demonstrativos, entre outros. Após a apresentação das peças, os alunos participarão de uma discussão guiada para refletir sobre como a escolha dos pronomes influenciou a compreensão das histórias apresentadas. Este exercício não apenas estimula a criatividade e o trabalho em equipe, mas também aprofunda a compreensão dos estudantes sobre a funcionalidade e a importância dos pronomes na construção de textos e na comunicação cotidiana. É uma abordagem dinâmica e interativa que encoraja a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, promovendo um ambiente de aprendizado mais envolvente e significativo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover uma compreensão abrangente sobre a utilização de pronomes na língua portuguesa, destacando a importância destes na construção de sentidos em textos e falas. Visa fomentar habilidades de escrita, leitura, interpretação de texto e expressão oral por meio da criação e apresentação de peças teatrais. Além disso, pretende-se desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico dos alunos ao encorajar a reflexão sobre as escolhas linguísticas e seus impactos na comunicação. Essa atividade proporcionará também uma oportunidade para os alunos aplicarem conceitos gramaticais de forma prática, compreendendo melhor sua aplicabilidade no contexto real.

  • Compreender a função e importância dos diferentes tipos de pronomes na língua portuguesa.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa por meio da criação de roteiros teatrais.
  • Aprimorar a leitura e interpretação de textos através do estudo e aplicação dos pronomes.
  • Fomentar a expressão oral e capacidades de apresentação por meio da atuação nas peças teatrais.
  • Promover o trabalho em equipe, criatividade e reflexão crítica sobre o uso da linguagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67LP32: Escrever palavras com correção ortográfica, obedecendo as convenções da língua escrita.
  • EF67LP33: Pontuar textos adequadamente.
  • EF67LP37: Analisar, em diferentes textos, os efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos linguístico-discursivos de prescrição, causalidade, sequências descritivas e expositivas e ordenação de eventos.

Conteúdo Programático

O programa desta atividade abrange uma revisão detalhada sobre os diferentes tipos de pronomes (pessoais, possessivos, demonstrativos, dentre outros) e suas aplicações na língua portuguesa. Através de exemplos práticos e a criação de peças teatrais, os alunos poderão explorar a funcionalidade e o impacto dos pronomes na construção de significados em textos e comunicações verbais. Este conteúdo não somente aprofunda o conhecimento gramatical dos estudantes, mas também estimula o pensamento crítico sobre o papel essencial que os pronomes desempenham na eficácia da comunicação.

  • Revisão dos conceitos de pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos, entre outros.
  • Análise de textos para identificar e compreender o uso de pronomes.
  • Escrita criativa com foco na utilização adequada de pronomes em roteiros teatrais.
  • Preparação e apresentação de peças teatrais.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade propõe uma abordagem prática e interativa para o aprendizado sobre os pronomes. Através da divisão em grupos, os alunos serão encorajados a colaborar na criação de roteiros teatrais que evidenciem o uso de diferentes tipos de pronomes. Esta dinâmica fomenta o envolvimento ativo do estudante, permitindo que apliquem de maneira concreta os conceitos aprendidos em sala de aula. A apresentação das peças, seguida de discussões guiadas, promove a reflexão e a análise crítica sobre as escolhas linguísticas empregadas nos textos.

  • Divisão da turma em grupos para a elaboração dos roteiros.
  • Orientação e acompanhamento na criação dos textos, garantindo o uso variado de pronomes.
  • Preparação e ensaios das peças teatrais.
  • Apresentação das peças e realização de debates sobre o uso dos pronomes.

Aulas e Sequências Didáticas

O projeto 'Teatro dos Pronomes' será desenvolvido ao longo de 6 horas, distribuídas em 9 aulas de 40 minutos. Inicialmente, haverá uma introdução sobre pronomes, seguida da organização dos grupos e início do processo de criação dos roteiros. Nas aulas seguintes, os alunos trabalharão na escrita e nos ensaios das peças. A conclusão do projeto se dará com as apresentações teatrais e a realização de um debate reflexivo sobre o uso dos pronomes nas histórias apresentadas.

  • Aula 1: Introdução aos tipos de pronomes e divisão dos grupos.
  • Aulas 2 e 3: Orientação para a criação dos roteiros e início da escrita.
  • Aulas 4 e 5: Continuação da escrita dos roteiros e início dos ensaios.
  • Aulas 6 e 7: Ensaios das peças teatrais.
  • Aulas 8: Apresentação das peças teatrais pelos grupos.
  • Aula 9: Debate sobre os pronomes utilizados e reflexão sobre a atividade.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o projeto, incluindo a criação dos roteiros, a performance nas peças teatrais e a contribuição para as discussões em sala de aula. Será avaliada a criatividade, a coerência na utilização dos pronomes de acordo com os conhecimentos adquiridos e a profundidade da análise no debate final. O objetivo é compreender não apenas o conhecimento gramatical adquirido, mas também habilidades interpessoais como trabalho em equipe e expressão oral. Exemplos de critérios de avaliação incluem a criatividade na elaboração do roteiro, a fluência na apresentação e a capacidade de argumentação e reflexão durante o debate.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais para a escrita dos roteiros (papéis, canetas), recursos para os ensaios e apresentações das peças (espaço adequado, caso possível cenários e figurinos simples) e dispositivos para gravação das apresentações para análise posterior. Também será importante o acesso a exemplos de textos que utilizem pronomes de forma variada, para servir de inspiração e guia durante a criação dos roteiros teatrais.

  • Materiais de escrita (papéis, canetas).
  • Espaço adequado para ensaios e apresentações.
  • Equipamento para gravação de vídeos (opcional).
  • Acesso a textos e materiais de exemplo para o estudo dos pronomes.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo