A atividade 'Caça ao Hífen no Jornal' engaja os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental na prática de identificação e aplicação das regras de uso do hífen em palavras compostas, presente em diversos textos jornalísticos e revistas. Esta atividade, que praticará a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', incentivará os alunos a se armarem com jornais e revistas, procurando por palavras compostas que possuam hífen. Eles serão desafiados a classificar essas palavras de acordo com as regras de uso do hífen, elaborar uma lista dessas palavras e criar sentenças próprias, demonstrando o correto uso do hífen. O principal objetivo é promover uma aprendizagem significativa sobre o uso do hífen, solidificando o conhecimento por meio da prática reflexiva e exploração de casos reais encontrados em materiais impressos.
O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática e teórica sobre o uso correto do hífen em palavras compostas, frequentemente encontradas em jornais e revistas. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar corretamente o uso do hífen em diferentes contextos, aplicar as regras de uso do hífen na construção de palavras compostas, e criar sentenças que demonstrem a correta aplicação dessas regras. Além disso, esta atividade visa desenvolver habilidades de análise textual, atenção aos detalhes e reflexão sobre a língua portuguesa, fomentando a autonomia dos estudantes na busca por conhecimento e aplicação das normas ortográficas.
O conteúdo desta atividade abrange as regras ortográficas relativas ao uso do hífen em palavras compostas, segundo o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Destacando casos específicos de seu uso em prefixos, como em 'pré-', 'pós-', 'auto-', entre outros, além da formação de palavras compostas por justaposição e aglutinação. Este tema será explorado de maneira prática, incentivando a pesquisa e o levantamento de exemplos no material impresso, permitindo aos alunos visualizar como o hífen é utilizado em produções textuais reais.
Para a execução desta atividade, será adotada a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa'. Os alunos serão estimulados a interagir ativamente com os materiais fornecidos (jornais e revistas), em busca de exemplos reais de uso do hífen. A atividade será dividida em etapas, iniciando com uma breve revisão teórica sobre o hífen, seguida da caça aos exemplos nos materiais impressos, classificação desses exemplos segundo as regras aprendidas, e, por fim, a criação de sentenças próprias. Este método permite que o aluno seja o protagonista de sua aprendizagem, incentivando a exploração, análise crítica e aplicação prática do conhecimento teórico.
A carga horária total desta atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a revisão teórica e o início da caça aos exemplos em jornais e revistas. A segunda aula será dedicada à classificação dos exemplos encontrados e à criação de sentenças demonstrando o correto uso do hífen.
A avaliação da atividade 'Caça ao Hífen no Jornal' será realizada por meio da análise das listas de palavras compostas com hífen identificadas pelos alunos nos materiais impressos, bem como pela criatividade e correção das sentenças elaboradas utilizando tais palavras. Os critérios de avaliação incluirão a correta identificação e aplicação das regras de uso do hífen, a completude das listas de palavras, a originalidade na criação das sentenças, e a habilidade de análise e reflexão crítica sobre os exemplos encontrados. Serão valorizadas a participação ativa durante a atividade e a capacidade de trabalhar em equipe.
Para a realização desta atividade serão necessários materiais básicos, incluindo uma variedade de jornais e revistas recentes, que fornecerão o conteúdo para a caça ao hífen. Além disso, é essencial a disponibilização de um espaço adequado para a realização da atividade, cadeiras e mesas organizadas de maneira a facilitar a interação e o trabalho em grupo. Materiais de escrita como lápis, canetas e papel são indispensáveis para anotação dos exemplos encontrados e para a elaboração das sentenças.
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