Debate Flipchart

Desenvolvida por: Fernan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de textos, EF08LP34 surdo oralizado

A atividade de 'Debate Flipchart' propõe que os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental escolham um tema atual e de interesse para pesquisa e desenvolvimento de argumentos. O objetivo é promover um debate estruturado com o uso de flipcharts como ferramenta organizacional para expor ideias, pontos principais e argumentos, sustentados por fatos e exemplos. Este exercício é projetado para estimular o desenvolvimento de competências críticas como a mediação de conflitos, a construção de argumentos sólidos e a participação ativa em discussões, ao mesmo tempo em que promove a responsabilidade social e o trabalho cooperativo em equipe. Os alunos trabalharão em grupos tanto para a pesquisa quanto para a apresentação, o que permite integrar diferentes perspectivas e talentos, beneficiando o coletivo. Além disso, a atividade atende à necessidade de adaptação para alunos com deficiência auditiva, considerando o uso de recursos visuais e, quando necessário, a presença de intérprete de LIBRAS, para garantir comunicação efetiva e inclusiva. Este plano de aula não só enfatiza habilidades técnicas de comunicação e crítica, mas também habilidades sociais essenciais para mediar e resolver conflitos e participar de forma ética e colaborativa em projetos coletivos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade 'Debate Flipchart' são alinhados com o desenvolvimento de habilidades comunicativas e críticas em Língua Portuguesa dos alunos do 8º ano. Através da preparação e do envolvimento em um debate, os alunos irão aprimorar a capacidade de compreender e produzir textos argumentativos, alicerçados em pesquisa factual e exemplos práticos. Eles exercitarão a habilidade de estruturar argumentos de forma coerente e convincente, utilizando o flipchart como ferramenta de apoio visual. Esse processo não apenas reforça a habilidade técnica de produção textual, mas também o desenvolvimento de competências sociais, como o respeito pela diversidade de opiniões e a habilidade de trabalhar em equipe para alcançar um entendimento comum ou resolver deliberadamente discordâncias. Com a inserção de práticas inclusivas para alunos com deficiência auditiva, busca-se criar um ambiente de aprendizado equitativo e acessível a todos.

  • Desenvolver a capacidade de participar e mediar debates e discussões em grupo.
  • Aperfeiçoar a habilidade de criar textos argumentativos sólidos e coerentes.
  • Fortalecer a capacidade de utilização de ferramentas visuais para exposição de ideias.
  • Promover a responsabilidade social e o respeito pela diversidade de opiniões.
  • Incorporar práticas inclusivas para garantir a equidade e acessibilidade no aprendizado.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP34: Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), sínteses organizadas em itens, quadro sinóptico, quadro comparativo, esquema, resumo ou resenha do texto lido (com ou sem comentário/análise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado, como forma de possibilitar uma maior compreensão do texto, a sistematização de conteúdos e informações e

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Debate Flipchart' é centrado na produção de textos argumentativos com apoio visual, uma competência fundamental em Língua Portuguesa. O debate requer que os alunos investiguem um tema relevante e atual, formulando argumentos e construindo contra-argumentos que refletem uma compreensão crítica e informada do assunto. Elementos adicionais, como tabelas e flipcharts, são ferramentas visuais que sustentam o discurso, ajudando na visualização das ideias e estruturas argumentativas ao longo da apresentação. Estas técnicas de apresentação e organização do conhecimento são desenvolvidas para fortalecer as habilidades de análise crítica e comunicação escrita e oral dos alunos, além de encorajar a reflexão sobre questões sociais, culturais e políticas significativas, com um olhar atento à inclusão.

  • Construção de argumentos e contra-argumentos com base em pesquisa de temas atuais.
  • Uso de flipcharts para visualização e estruturação de ideias durante debates.
  • Produção de textos argumentativos que integrem informações de diversas fontes.
  • Discussão de questões sociais e culturais através de um viés crítico e inclusivo.

Metodologia

A metodologia a ser aplicada na atividade 'Debate Flipchart' integra práticas pedagógicas que promovem a participação ativa e o engajamento dos alunos. A abordagem incluirá o aprendizado colaborativo, onde os alunos trabalharão em grupos para investigar temas, desenvolver argumentação e ensaiar suas apresentações. O uso de flipcharts como recurso visual servirá como ferramenta de apoio para a organização das ideias e análise argumentativa. Esta atividade está desenhada para incluir práticas de inclusão, garantindo que alunos com deficiência auditiva participem ativamente, possibilitando o uso de intérprete de LIBRAS e recursos visuais. As metodologias também priorizam a facilitação de um ambiente inclusivo, onde a autoconsciência e a prática de habilidades socioemocionais como a mediação de conflitos e o respeito pela diversidade cultural são fomentados.

  • Trabalho em grupo colaborativo para desenvolvimento de pesquisas.
  • Utilização de flipcharts como ferramenta de suporte visual para organização de argumentos.
  • Inclusão de práticas pedagógicas para adaptação e inclusão de estudantes com deficiência auditiva.
  • Promover debates que estimulem habilidades socioemocionais e respeito pela diversidade.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade é composto por uma aula de 50 minutos, durante a qual os alunos terão a oportunidade de debater temas previamente pesquisados e discutidos em grupos. No decorrer dessa aula, a primeira parte será dedicada à preparação e organização dos argumentos nos flipcharts de cada grupo, seguindo para a realização dos debates. É importante que o professor oriente os alunos no processo de preparação, destacando a clareza, a coerência dos argumentos e a organização visual das ideias. O tempo de debate pode ser segmentado de modo que cada grupo apresente seu tema e argumentação, seguido por um espaço para perguntas e formulação de contra-argumentos pelo grupo oposto, garantindo assim a interação e o exercício das habilidades argumentativas e críticas desenvolvidas.

  • Aula 1: Preparação e desenvolvimento do debate com utilização de flipcharts para exposição de argumentos.
  • Momento 1: Introdução e Orientações (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula explicando o objetivo da atividade de debate e a importância do uso dos flipcharts como ferramenta visual. Divida os alunos em grupos e distribua os temas de debate. Garanta que os temas sejam de interesse atual e relacionados ao conteúdo programático. É importante que você esclareça que cada grupo será responsável por desenvolver argumentos e contra-argumentos sobre o tema escolhido.

    Momento 2: Pesquisa e Organização dos Argumentos (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos a realizar uma pesquisa rápida com os materiais disponíveis em classe e a organizar suas ideias no flipchart. Observe se todos os alunos estão participando e oferecendo suas contribuições. Faça perguntas que incentivem a análise crítica e peça exemplos específicos para enriquecer os argumentos. É importante que os grupos tenham clareza sobre como os argumentos serão apresentados durante o debate.

    Momento 3: Estruturação do Debate (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que os grupos ensaiem a apresentação de seus argumentos utilizando os flipcharts. Intervenha quando necessário para corrigir possíveis desvios e garantir a clareza e a coerência dos argumentos. Sugira que eles se dividam em funções - como apresentadores e mediadores - para aprimorar suas dinâmicas de grupo. Nesta etapa, avalie como cada grupo utiliza os recursos visuais para destacar seus argumentos principais.

    Momento 4: Reflexão e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula com uma reflexão coletiva sobre o processo de debate e o uso dos flipcharts. Encoraje os alunos a expressar o que aprenderam e a compartilhar dificuldades encontradas. Forneça feedback individual e coletivo, reforçando aspectos positivos e sugerindo melhorias. Avalie a participação ativa e o respeito aos colegas ao longo da atividade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a inclusão de alunos com deficiência auditiva, assegure-se de que seus flipcharts estejam claros e visíveis, com letras grandes e cores contrastantes. Caso necessário, solicite a presença de um intérprete de LIBRAS para facilitar a comunicação. Promova a formação de grupos que integrem diferentes habilidades e talentos, para que todos os alunos possam contribuir de maneira significativa, respeitando as especificidades de cada um. Mantenha sempre um ambiente acolhedor e motivador, lembrando que a inclusão se dá através de pequenas adaptações diárias que fazem uma grande diferença.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Debate Flipchart' incorpora métodos que envolvem tanto a avaliação formativa quanto somativa, proporcionando uma visão abrangente das competências adquiridas pelos alunos. Objetivo: Avaliar a habilidade dos alunos de argumentar e mediar debates, além da utilização eficaz de recursos visuais. Critérios de Avaliação: Coerência e clareza dos argumentos, efetividade do uso dos flipcharts, participação ativa durante o debate, e respeito pelos pontos de vista dos colegas. Exemplo Prático: Durante o debate, os alunos serão avaliados quanto à qualidade dos argumentos apresentados, a organização lógica das ideias nos flipcharts, e a capacidade de formular e responder a contra-argumentos. O professor pode também fornecer feedback formativo durante a preparação e realizar autoavaliação pós-atividade, incentivando a reflexão sobre o próprio desempenho. As opções avaliativas oferecem flexibilidade para adaptação a estudantes com deficiência auditiva, garantindo que seus métodos de comunicação e apresentação sejam considerados. Além disso, o feedback contínuo buscará apoiar o progresso acadêmico e pessoal dos alunos, reforçando a importância de habilidades socioemocionais como resiliência e empatia.

  • Coerência e clareza dos argumentos apresentados.
  • Efetividade no uso de recursos visuais, como flipcharts, para organização de ideias.
  • Participação ativa e respeito aos colegas durante o debate.
  • Flexibilidade nos critérios avaliativos para alunos com deficiência auditiva.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a implementação eficaz da atividade 'Debate Flipchart' incluem uma variedade de materiais e ferramentas que apoiarão o processo de aprendizado dos alunos. Esses recursos são cuidadosamente escolhidos para garantir acessibilidade e engajamento dos alunos em todas as etapas da atividade. O uso de flipcharts é essencial para permitir a disposição visual das ideias e argumentos, facilitando a compreensão e organização das informações. Para alunos com deficiência auditiva, haverá a necessidade de intérpretes de LIBRAS, assegurando que todas as interações sejam acessíveis. Além disso, materiais de pesquisa, como livros, artigos e acesso à Internet, serão fundamentais para que os alunos aprofundem e embasem seus argumentos com fatos concretos e exemplos relevantes. Tecnologias assistivas podem ser utilizadas quando apropriado, para enriquecer o aprendizado e promover maior igualdade no contexto educacional.

  • Flipcharts e marcadores para organização de ideias.
  • Intérpretes de LIBRAS para comunicação inclusiva.
  • Acesso a materiais de pesquisa: livros, artigos, internet.
  • Recursos de tecnologia assistiva quando necessário.

Inclusão e acessibilidade

Compreendendo as múltiplas demandas do ensino, mas desejando criar um espaço inclusivo para todos, o plano de aula 'Debate Flipchart' propõe estratégias específicas para garantir a inclusão de alunos com deficiência auditiva. A atividade contará com o apoio de intérpretes de LIBRAS, quando necessário, e usará uma ampla gama de recursos visuais, como flipcharts, para auxiliar na compreensão do conteúdo. A comunicação e interação serão adaptadas para garantir que todos os alunos, independentemente de suas condições auditivas, possam participar ativamente dos debates. Estratégias específicas também incluem a adaptação de critérios avaliativos para refletir equidade e oportunidade para todos os alunos. O professor deverá estar atento a sinais de dificuldade na compreensão ou interação, oferecendo suporte individualizado e, se necessário, estabelecendo comunicação com a família para alinhar ações e estratégias de suporte. Ações como criar regras claras para a atividade ajudam a gerir possíveis dificuldades e promovem o respeito mútuo e o engajamento de todos os alunos.

  • Disponibilização de intérprete de LIBRAS para alunos com deficiência auditiva.
  • Adaptação dos critérios avaliativos para refletir a equidade e acessibilidade.
  • Uso de recursos visuais para comunicação efetiva.
  • Suporte individualizado e comunicação com a família quando necessário.

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