Desafio do Hífen no Mundo Real

Desenvolvida por: Cláudi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise Linguística e Semiótica

O Desafio do Hífen no Mundo Real é uma atividade prática que visa levar os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental a compreender e aplicar as regras de uso do hífen em palavras compostas, por meio de uma metodologia ativa de aprendizagem: a Aprendizagem Baseada em Jogos. Nesta atividade, os alunos serão divididos em equipes e receberão um mapa do entorno da escola com pontos marcados, como mercado, parque, biblioteca, entre outros. Sua missão será explorar estes locais em busca de exemplos de palavras compostas, utilizadas em placas, anúncios e folhetos, avaliando seu uso correto ou incorreto. Após a coleta, as equipes retornarão à sala de aula para compartilhar suas descobertas e discutir, em conjunto, as regras de uso do hífen em cada caso encontrado. A atividade será finalizada com a criação de um mural coletivo, que ilustrará os diferentes usos do hífen encontrados durante a atividade, promovendo uma reflexão sobre a importância dessa ferramenta linguística no cotidiano.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é permitir aos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental uma compreensão profunda sobre as regras de uso do hífen em palavras compostas, tanto em teoria quanto na aplicação prática desses conhecimentos. Ao explorar o ambiente ao redor da escola e identificar exemplos reais de uso (ou mau uso) do hífen, os alunos terão a oportunidade de conectar a teoria aprendida em sala de aula com situações reais do cotidiano, fomentando uma aprendizagem significativa e duradoura.

  • Compreender a importância e o uso correto do hífen em palavras compostas.
  • Identificar exemplos reais de uso do hífen e avaliar sua adequação.
  • Aplicar o conhecimento teórico sobre o hífen em situações práticas.
  • Promover o trabalho em equipe e a habilidade de discussão e argumentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08LP05: Analisar processos de formação de palavras por composição (aglutinação e justaposição), apropriando-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.

Conteúdo Programático

O Desafio do Hífen no Mundo Real proporcionará aos alunos uma compreensão detalhada sobre os processos de composição de palavras, focando especificamente na aglutinação e justaposição, e nas regras básicas de uso do hífen. Ao contextualizar o aprendizado com exemplos tirados do cotidiano, pretende-se não só fortalecer a memória e a compreensão dos alunos em relação às regras gramaticais, mas também desenvolver habilidades analíticas e críticas sobre a linguagem e seus variados contextos de uso.

  • Análise de exemplos reais de uso do hífen em palavras compostas.
  • Regras básicas de uso do hífen em palavras compostas por aglutinação e justaposição.
  • Importância do uso correto do hífen para a clareza da comunicação escrita.

Metodologia

A metodologia adotada para essa atividade, Aprendizagem Baseada em Jogos, propõe uma abordagem lúdica e interativa, incentivando a participação ativa dos alunos na construção do seu conhecimento. Por meio de uma atividade exploratória pelo entorno da escola, os alunos irão vivenciar de forma prática a aplicação das regras de uso do hífen, promovendo uma aprendizagem mais eficaz e significativa.

  • Divisão dos alunos em equipes e explicação das regras e objetivos da atividade.
  • Exploração dos locais marcados no mapa para a coleta de exemplos.
  • Discussão em equipe sobre os exemplos coletados e aplicação das regras do hífen.
  • Criação de um mural coletivo com os exemplos e regras discutidas.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total será de 1 hora, dividida em 1.5 aulas de 40 minutos. Na primeira parte, haverá a explicação da atividade e a exploração dos arredores. A segunda parte será dedicada à discussão das descobertas e à criação do mural.

  • Aula 1: Introdução ao Desafio do Hífen e exploração do entorno da escola.
  • Aula 2: Discussão em sala sobre os exemplos encontrados e criação do mural.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade, na qualidade das discussões em equipe sobre os exemplos coletados e na contribuição de cada equipe para a criação do mural final. Espera-se que os alunos demonstrem compreensão sobre as regras de uso do hífen em palavras compostas, bem como habilidade para aplicar tais regras em situações reais. Além disso, será avaliada a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe e de argumentar e defender suas ideias durante a discussão.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade serão necessários mapas do entorno da escola com os pontos de interesse marcados, materiais para anotações, como cadernos ou tablets, e materiais para a criação do mural, incluindo papel grande, marcadores ou tinta. A escolha de trabalhar com materiais digitais ou físicos dependerá das disponibilidades e recursos da escola.

  • Mapas locais com pontos de interesse marcados.
  • Materiais para anotações (cadernos, tablets).
  • Materiais para criação do mural (papel, marcadores, tinta).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo