Girando a Roda das Palavras

Desenvolvida por: Eliana… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Formação de Palavras e Variações Linguísticas

A atividade 'Girando a Roda das Palavras' tem como objetivo principal incentivar os alunos do 8º ano a explorar a formação de palavras através de métodos criativos como a roda de palavras e jogos interativos. Os alunos inicialmente estudarão materiais didáticos, como tirinhas e textos com palavras compostas, em uma abordagem de sala de aula invertida. Isso será seguido por uma aula expositiva sobre aglutinação e justaposição, onde os alunos aprenderão teoricamente sobre a formação de palavras. Posteriormente, participarão de uma roda de debate para discutir as variações linguísticas. A atividade culminará em uma prática mão-na-massa, onde, através da utilização de materiais recicláveis, os estudantes criarão suas próprias palavras compostas, reforçando de maneira dinâmica e prática o aprendizado teórico. Essa atividade está alinhada com as habilidades e competências da BNCC, buscando desenvolver a compreensão e utilização eficaz de linguagens, bem como promover o protagonismo e a criatividade dos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem da atividade 'Girando a Roda das Palavras' é permitir que os alunos compreendam e apliquem conceitos de formação de palavras, utilizando métodos de composição como aglutinação e justaposição. Através de uma abordagem prática e interativa, espera-se que os estudantes possam identificar e criar palavras compostas, ao mesmo tempo que entendem suas variações linguísticas e contextuais. As atividades planejadas buscam promover o pensamento crítico, a criatividade, e a capacidade de discussão e argumentação. Com uma ênfase especial em proporcionar ambientes de aprendizagem inclusivos, o plano de aula visa capacitar os alunos para que se tornem participantes ativos em seu processo de aprendizagem, aumentando simultaneamente suas habilidades linguísticas e interpessoais.

  • Compreender processos de formação de palavras através de métodos de composição.
  • Aplicar conceitos de aglutinação e justaposição na criação de palavras compostas.
  • Promover discussões sobre variações linguísticas e societárias.
  • Incentivar o uso criativo de materiais recicláveis para a aprendizagem ativa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP05: Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.
  • EF08LP04: Utilizar, ao produzir texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: ortografia, regências e concordâncias nominal e verbal, modos e tempos verbais, pontuação etc.
  • EF08LP05: Analisar processos de formação de palavras por composição (aglutinação e justaposição), apropriando-se de regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Girando a Roda das Palavras' abrange desde os conceitos fundamentais de formação de palavras até a aplicação de métodos de composição em práticas criativas. Os estudantes serão introduzidos à teoria de aglutinação e justaposição, com foco nos aspectos práticos que permitirão a compreensão e criação de novas palavras. Será dada ênfase à análise crítica em debates sobre variações linguísticas, promovendo um entendimento mais amplo desses fenômenos lingüísticos em contextos culturais e sociais diversos. O uso de tirinhas e textos multimodais garantirá que os alunos façam conexões entre a teoria apresentada e suas aplicações na vida real, promovendo a contextualização do conhecimento adquirido.

  • Conceitos de formação de palavras: aglutinação e justaposição.
  • Regras básicas de uso do hífen em palavras compostas.
  • Análise crítica de variações linguísticas.
  • A análise crítica de variações linguísticas é um componente essencial na compreensão da língua portuguesa, especialmente em um país tão diverso como o Brasil, onde diferentes regiões apresentam características linguísticas distintas. Esse item do conteúdo programático enfoca a identificação, reflexão e valorização das variações linguísticas, promovendo nos alunos uma consciência crítica sobre como a língua reflete aspectos culturais, sociais e históricos. Durante as atividades, os alunos são incentivados a observar situações do cotidiano onde essas variações são evidentes, como em programas de televisão, músicas, e até mesmo nas suas interações diárias, para perceberem as nuances linguísticas que formam a riqueza e diversidade do nosso idioma.

    Além de reconhecer as características das variações linguísticas, os alunos também serão convidados a criticar estereótipos e preconceitos associados a diferentes formas de falar, entendendo como a língua pode ser um instrumento de identidade e autoexpressão, mas também de segregação. Por meio de debates, análises de textos e exemplos audiovisuais, os estudantes explorarão como as variações linguísticas não só representam a diversidade cultural, mas também revelam a dinâmica de poder na sociedade. Esses exercícios críticos ajudam os alunos a se tornarem mais reflexivos e a desenvolverem empatia e respeito pela diversidade, promovendo um ambiente inclusivo e de diálogo aberto sobre a importância de valorizar todas as formas de expressão linguística.

  • Uso de recursos multimodais como tirinhas e textos didáticos.
  • O uso de recursos multimodais, como tirinhas e textos didáticos, é uma estratégia pedagógica valiosa que visa diversificar as formas de aprendizado e tornar o conteúdo mais acessível e atrativo para os alunos do 8º ano. As tirinhas, com seus elementos visuais e narrativos, oferecem uma excelente oportunidade para abordar complexidades linguísticas e semânticas de maneira leve e envolvente. Por exemplo, uma tirinha pode ilustrar de forma humorística o uso do hífen em palavras compostas, proporcionando um contexto visual e narrativo que ajuda os alunos a melhor compreenderem e memorizarem as regras gramaticais enquanto se divertem com a história. Além disso, o uso de personagens e situações do cotidiano nas tirinhas pode fazer com que os alunos se identifiquem com os cenários apresentados, facilitando a retenção de conceitos linguísticos complexos.

    Por outro lado, os textos didáticos complementam essa abordagem oferecendo uma base sólida e detalhada das teorias e conceitos em estudo. Eles podem conter explicações pormenorizadas, exemplos e exercícios práticos que ajudam a consolidar o conhecimento adquirido de maneira visual e prática com as tirinhas. Esses textos também podem ser utilizados para fomentar a discussão e a reflexão, promovendo um aprendizado mais ativo onde os alunos são incentivados a questionar, formular hipóteses e explorar diferentes interpretações. Por exemplo, após a leitura de um texto que explica a formação de palavras compostas, os alunos podem ser convidados a criar suas próprias tirinhas, aplicando as regras aprendidas e demonstrando seu entendimento de maneira criativa e personalizada. Dessa forma, o uso combinado de tirinhas e textos didáticos proporciona um aprendizado dinâmico e engajador, onde os alunos podem explorar a língua de forma analítica e ao mesmo tempo lúdica.

    A integração de recursos multimodais no ambiente de ensino também apoia o desenvolvimento de diversas competências, como a leitura crítica, a análise de gênero textual e a interpretação de mensagens implícitas e explícitas. O emprego dessas diferentes modalidades de ensino ajuda a atingir alunos com variados estilos de aprendizado, promovendo a inclusão e o engajamento de todos os estudantes. Ao trabalhar com tirinhas e textos didáticos, o professor pode criar atividades interativas que propiciem trocas de ideias entre os alunos, desenvolvendo suas habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Dessa maneira, o uso de recursos multimodais não só enriquece o processo de ensino-aprendizagem, mas também prepara os alunos para lidar com a diversidade de formatos textuais que encontrarão fora da sala de aula.

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade 'Girando a Roda das Palavras' é inovadora e interativa, projetada para promover engajamento ativo dos alunos. Começando com uma sala de aula invertida, os alunos terão a oportunidade de estudar o material em casa, potencializando o tempo presencial para discussão efetiva com foco na compreensão dos conceitos. Seguirá uma aula expositiva para introduzir as teorias de formação de palavras. Um debate experiencial consolidará esse conhecimento ao fomentar uma discussão sobre variações linguísticas, permitindo que os alunos utilizem o conhecimento adquirido para formular e defender seus argumentos. Finalmente, uma prática mão-na-massa com materiais recicláveis irá transformar a teoria em prática, oferecendo aos alunos uma experiência de aprendizagem mais rica e significativa.

  • Sala de aula invertida para o estudo prévio do conceito.
  • A metodologia de sala de aula invertida, utilizada para o estudo prévio do conceito no projeto 'Girando a Roda das Palavras', tem por objetivo transformar a maneira tradicional de aprendizado, promovendo um ambiente onde os alunos se envolvem com materiais de estudo antes dos encontros presenciais. Isso é feito para garantir que tenham uma compreensão inicial dos conceitos de aglutinação, justaposição e o uso do hífen em palavras compostas antes do aprofundamento em sala. Os estudantes têm acesso a recursos didáticos, como tirinhas e textos, através de uma plataforma digital ou fisicamente, preparando-os para discussões dinâmicas e atividades mais aprofundadas durante as aulas. Essa metodologia encoraja a responsabilização dos alunos pelo seu próprio aprendizado, pois eles são instigados a explorar o conteúdo no seu próprio ritmo e com uma certa antecipação, permitindo que clarifiquem dúvidas e compartilhem insights assim que o tema for abordado em sala.

    Durante o uso da sala de aula invertida, é essencial fornecer orientações claras sobre os objetivos do estudo prévio. Os professores devem preparar guias de aprendizagem com questionamentos direcionados para ajudar os alunos a focarem nos aspectos mais críticos dos conceitos linguísticos em questão. Por exemplo, perguntas que instiguem a compreensão das diferenças entre aglutinação e justaposição, ou que incentivem a observação das regras de hífen em exemplos do cotidiano. A ideia é instigar a curiosidade dos estudantes, permitindo que encontrem relevância e aplicabilidade prática dos conceitos estudados de forma autônoma. Essa etapa inicial é fundamental para tornar as discussões e atividades em sala mais ricas, facilitadas por um ponto de partida homogêneo de conhecimento pré-adquirido.

    Além disso, o uso de sala de aula invertida proporciona mais tempo para que, durante o período em sala, o professor possa atuar como facilitador do aprendizado, incentivando debates e atividades práticas que aprofundem e efetivem a compreensão do conteúdo. Os alunos, já familiarizados com a parte teórica, podem dirigir essas sessões para um desenvolvimento mais significativo das competências, explorando dúvidas mais complexas e envolvendo-se em aprendizados colaborativos. A inversão da ordem tradicional de ensino, dessa forma, transforma o tempo em sala de aula em uma oportunidade de captação ativa, onde os alunos não são meros receptores, mas protagonistas da experiência educacional.

  • Aula expositiva para introdução teórica.
  • Roda de debate focada em variações linguísticas.
  • A roda de debate focada em variações linguísticas é uma metodologia que visa promover um entendimento mais profundo e empático da diversidade linguística presente no Brasil. Durante essa atividade, os alunos são motivados a compartilhar experiências pessoais e opiniões sobre as variações linguísticas que encontram em suas vidas cotidianas, criadas a partir das diferenças regionais, sociais e culturais. Este formato de debate permite que os estudantes explorem o impacto das variações na comunicação e identidade, reconhecendo essas diferenças como elementos enriquecedores da cultura e do idioma. Ao proporcionar um espaço onde as vozes dos alunos são ouvidas, a roda de debate fomenta a promoção do respeito às distintas formas de expressão, quebrando barreiras de preconceito e estereótipos linguísticos.

    Para iniciar a roda de debate, o professor pode apresentar exemplos de variações linguísticas usando recursos audiovisuais, como vídeos de falas típicas de várias regiões ou excertos de músicas que evidenciam essas diferenças. Após essa introdução, os alunos são divididos em grupos menores para debater suas experiências e percepções. Cada grupo seleciona um porta-voz para compartilhar os pontos discutidos com a turma toda. Este formato promove a colaboração e a construção coletiva do conhecimento, uma vez que os alunos têm a oportunidade de refletir sobre suas experiências enquanto ouvem e aprendem com as histórias de seus colegas.

    O professor atua como mediador durante o debate, garantindo que a discussão permaneça respeitosa e inclusiva. É importante que o mediador utilize questões abertas que incentivem a participação de todos, como: De que maneira as variações linguísticas moldam nossa identidade cultural? ou Como podemos valorizar a diversidade linguística em nosso dia a dia?. Esse tipo de questionamento não só enriquece o debate com múltiplas perspectivas, mas também encoraja os alunos a pensarem criticamente sobre o papel das variações linguísticas na sociedade. Concluindo a atividade, o professor pode solicitar que cada aluno escreva uma breve reflexão sobre os insights adquiridos durante o debate, promovendo, assim, uma autoavaliação do aprendizado desenvolvido.

  • Atividade prática mãos-na-massa com materiais recicláveis.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de 'Girando a Roda das Palavras' está devidamente estruturado para se adequar às necessidades de tempo e aprendizagem dos estudantes. Na primeira aula, será adotada a sala de aula invertida, um método que permite aos estudantes se familiarizar previamente com o material, maximizando assim o tempo em sala de aula para discussões valiosas. Na segunda sessão, será realizada uma aula expositiva para uma explicação mais aprofundada e sistemática dos conceitos. A terceira sessão será dedicada a uma roda de debate, incentivando os alunos a partilhar as suas opiniões e discutir as variações linguísticas. Na última aula, os alunos poderão consolidar o conhecimento através de uma atividade prática, colocando em uso a criatividade com materiais recicláveis, solidificando o aprendizado de forma ativa e dinâmica.

  • Aula 1: Estudo prévio e preparação através da sala de aula invertida.
  • Momento 1: Apresentação da Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Explique aos alunos o objetivo da atividade 'Girando a Roda das Palavras'. É importante que os alunos compreendam o que se espera deles durante o processo e como a sua participação ativa é crucial para o sucesso. Utilize recursos visuais para tornar a explicação mais clara, como um slide ou cartaz que visualize o cronograma da atividade.

    Momento 2: Pesquisa Individual Guiada (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os alunos a acessarem previamente materiais didáticos disponíveis em um ambiente virtual de aprendizagem ou impressos, dependendo da infraestrutura disponível. Forneça um guia com perguntas diretas que ajudem os alunos a focar na compreensão dos conceitos de aglutinação e justaposição, bem como nas regras do uso do hífen em palavras compostas. Permita que explorem tirinhas e textos durante essa pesquisa.

    Momento 3: Discussão em Duplas (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que se organizem em duplas para discutir suas descobertas. É importante que compartilhem as informações que julgaram mais relevantes e qualquer dúvida que tenha surgido. Caminhe entre as duplas, observe a interação e intervenha quando necessário para clarificar pontos ou direcionar a discussão. Relate situações em que os conceitos estudados estão presentes no cotidiano para torná-los mais significativos para os alunos.

    Momento 4: Compartilhamento Coletivo (Estimativa: 15 minutos)
    Depois das discussões em dupla, reúna a turma para um momento de compartilhamento coletivo. Pergunte a alguns alunos sobre suas descobertas ou dúvidas, incentivando a participação de todos. Anote no quadro as principais dúvidas ou insights para que possam ser discutidos em aula posterior. É importante avaliar a compreensão geral através das perguntas respondidas e interesse demonstrado pelos alunos.

  • Aula 2: Explicação técnica e teórica dos conceitos de formação de palavra.
  • Momento 1: Introdução à Formação de Palavras (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula ressaltando a importância da formação de palavras no entendimento e uso da língua portuguesa. Utilize recursos visuais, como um breve slide com exemplos do cotidiano, para contextualizar. É importante que você capte a atenção dos alunos logo no início, relacionando o conteúdo com suas experiências diárias.

    Momento 2: Explicação de Aglutinação e Justaposição (Estimativa: 20 minutos)
    Apresente os conceitos de aglutinação e justaposição de forma clara e acessível. Utilize quadro ou slides para destacar a estrutura de ambos os processos. Utilize exemplos de palavras compostas comuns para ilustrar essas formações, como 'planalto' (aglutinação) e 'pé-de-moleque' (justaposição). Permita que os alunos façam perguntas ao longo da explicação, promovendo um ambiente de aprendizado aberto e colaborativo. Observe se todos estão acompanhando e intervenha sempre que necessário para esclarecer dúvidas.

    Momento 3: Discussão Interativa (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e proponha que cada grupo crie exemplos novos de palavras compostas, utilizando os conceitos explicados. Passeie entre os grupos, oferecendo suporte e sugestões. É importante que os alunos possam experimentar e aplicar o conhecimento adquirido de maneira prática. Após os 10 minutos iniciais de discussões, peça a um representante de cada grupo que compartilhe um ou dois exemplos com a turma.

    Momento 4: Revisão e Feedback (Estimativa: 15 minutos)
    Finalize a aula com uma revisão dos pontos principais. Pergunte aos alunos quais foram os pontos mais claros e aqueles que ainda geraram dúvidas. Utilize essa oportunidade para fazer uma breve avaliação formativa, observando a participação e o engajamento dos estudantes. Encoraje a autoavaliação, pedindo que reflitam sobre suas compreensões individuais do conteúdo abordado.

  • Aula 3: Discussão e reflexão em roda de debate sobre variações linguísticas.
  • Momento 1: Introdução ao Debate (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula explicando aos alunos a importância de compreender e respeitar as variações linguísticas. Utilize exemplos do cotidiano para que os estudantes reconheçam essas variações em sua própria vida. Apresente o tema do debate: 'Como as variações linguísticas refletem a diversidade cultural?'. Permita que os alunos façam perguntas e tragam exemplos pessoais.

    Momento 2: Formação de Pequenos Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos de 4 a 5 alunos. Instrua cada grupo a discutir experiências pessoais onde testemunharam ou participaram de situações ligadas às variações linguísticas. É importante que estimulando a partilha de experiências se contribua para um ambiente de empatia e compreensão mútua.

    Momento 3: Apresentação de Ideias dos Grupos (Estimativa: 20 minutos)
    Cada grupo deve escolher um porta-voz para compartilhar com a turma os principais pontos discutidos. Enquanto os grupos apresentam suas ideias, tome notas no quadro, destacando temas comuns, pontos interessantes ou inovadores, e possíveis questões para reflexão.

    Momento 4: Roda de Debate (Estimativa: 15 minutos)
    Conduza uma roda de debate aberta baseada nos pontos que foram levantados pelos grupos. Incentive a participação de todos, garantindo que diversas perspectivas sejam ouvidas. Intervenha quando necessário para esclarecer conceitos, corrigir equívocos ou para redirecionar a discussão, se necessário. Use perguntas abertas para fomentar o debate, como 'Como a diversidade linguística nos enriquece como sociedade?'.

    Momento 5: Reflexão e Fechamento (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a atividade pedindo aos alunos que façam uma breve reflexão sobre o que aprenderam e como a discussão mudou ou aprofundou suas percepções sobre variações linguísticas. Coloque algumas questões reflexivas no quadro para guiá-los, como 'O que uma língua pode nos ensinar sobre a cultura de um povo?'. Recolha as reflexões para uma avaliação qualitativa do entendimento dos estudantes.

  • Aula 4: Aplicação prática e criativa através de atividades mão-na-massa.
  • Momento 1: Introdução à Atividade Prática (Estimativa: 10 minutos)
    Explique aos alunos que eles irão aplicar o conhecimento adquirido ao longo das aulas anteriores para criar palavras compostas usando materiais recicláveis. Mostre exemplos de tipos de materiais que podem ser utilizados, como papelão, garrafas plásticas e jornais. Incentive a criatividade e a inovação. É importante que você esclareça que o objetivo é reforçar o entendimento teórico através de uma atividade prática e divertida.

    Momento 2: Planejamento em Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e oriente-os a discutir e planejar quais palavras compostas irão criar. Dê liberdade para que escolham as palavras, mas esteja disponível para sugerir ideias ou auxiliar na escolha, caso necessário. Estimule-os a pensar não apenas nas palavras, mas também em como irão representá-las tridimensionalmente.

    Momento 3: Execução da Criatividade (Estimativa: 25 minutos)
    Com os planos definidos, permita que os alunos iniciem a construção das palavras compostas com os materiais disponíveis. Circule pela sala, observando as criações e oferecendo ajuda ou sugestões quando necessário. É fundamental motivar cada grupo, destacando a importância do trabalho colaborativo e a liberdade para experimentar diferentes abordagens.

    Momento 4: Apresentação e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Finalizada a construção, cada grupo deverá apresentar sua criação para a turma, explicando o processo de escolha e construção. Faça perguntas para estimular a reflexão, como 'Como vocês decidiram essas palavras?' e 'O que foi mais desafiador nesse processo?'. Utilizará essas apresentações como uma oportunidade de avaliação formativa, observando o entendimento dos alunos sobre formação de palavras e criatividade.

    Momento 5: Feedback Coletivo (Estimativa: 5 minutos)
    Para finalizar, conduza uma breve discussão em sala para reflexões gerais sobre a experiência. Pergunte aos alunos o que aprenderam com essa atividade prática e como se sentiram colaborando em grupos. Encoraje a autoavaliação, pedindo-lhes que identifiquem um aspecto positivo e um desafio que enfrentaram.

Avaliação

Os processos de avaliação na atividade 'Girando a Roda das Palavras' são cuidadosamente desenvolvidos para adequar-se ao perfil diversificado dos alunos e garantir a medição precisa das habilidades adquiridas. A primeira metodologia de avaliação envolve a observação contínua do envolvimento dos alunos durante as aulas, com ênfase em sua capacidade de articular e expressar pensamentos complexos durante o debate. A segunda metodologia emprega a avaliação dos produtos finais das atividades de criação de palavras, permitindo o professor avaliar a criatividade e a compreensão dos conceitos de formação de palavras pelos alunos. Por fim, a terceira metodologia envolve autoavaliação e reflexão, onde os alunos são convidados a refletir sobre as suas próprias aprendizagens e áreas de melhoria. Cada método garante flexibilidade, permitindo uma adaptação baseada nas necessidades específicas dos alunos, e sempre aplicando feedback formativo e construtivo.

  • Observação contínua durante as atividades de discussão.
  • Avaliação das criações de palavras compostas.
  • Autoavaliação e reflexão sobre o aprendizado individual.

Materiais e ferramentas:

Para facilitar o desenvolvimento da atividade 'Girando a Roda das Palavras', uma variedade de recursos é empregada. As tirinhas e textos com palavras compostas servem como material base para a sala de aula invertida, permitindo o estudo individual prévio necessário para fomentar discussões produtivas. Além disso, recursos visuais e multimodais são utilizados durante a aula expositiva para ilustrar conceitos complexos de aglutinação e justaposição. Durante a prática mão-na-massa, materiais recicláveis estimulam a criatividade e a aplicação prática do conhecimento. Finalmente, as tecnologias educacionais como apresentações digitais e platformas online para debates e troca de feedback enriquecem a experiência de aprendizagem dos alunos, garantindo um ambiente educativo inclusivo e participativo.

  • Tirinhas e textos com palavras compostas.
  • Materiais recicláveis para atividades práticas.
  • Recursos visuais e multimodais para explicações teóricas.
  • Tecnologias educacionais para suportar debates e troca de feedback.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos do empenho e dedicação exigidos dos professores, compreendendo a importância de viabilizar estratégias inclusivas de maneira prática e realista. Para garantir a inclusão e acessibilidade durante a atividade 'Girando a Roda das Palavras', adaptaremos os métodos de ensino para atender às necessidades específicas dos alunos. No caso de alunos com TDAH, as atividades serão divididas em etapas pequenas e gerenciáveis, utilizando recursos visuais e estimulações sensoriais para focar a atenção. Para alunos no espectro autista (Nível 1), será importante fornecer clareza na comunicação e rotina previsível, permitindo pausas para evitar sobrecarga sensorial. Já para alunos com deficiência intelectual, é fundamental a utilização de explicações simplificadas, feedback frequente e apoio individualizado quando necessário. Estas adaptações asseguram que todos os alunos possam participar eficazmente nas atividades propostas, promovendo uma atmosfera de respeito, equidade e apoio contínuo ao desenvolvimento individual.

  • Adaptação de atividades para alunos com TDAH através do uso de simulações sensoriais para foco.
  • Comunicação clara e rotinas previsíveis para alunos com TEA.
  • Apoio individualizado e explicações simplificadas para alunos com deficiência intelectual.

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