A atividade 'Jogo da Argumentação' propõe uma imersão prática no universo da argumentação e contra-argumentação através de um jogo de cartas customizado. Cada carta apresenta afirmações sobre temas diversos e controversos ou perguntas que exigem tomadas de posição claras. Divididos em equipes, os alunos serão desafiados a usar estas cartas para construir cadeias de argumentos e contra-argumentos, articulando suas ideias com eficácia, utilizando o vocabulário e as estratégias discursivas trabalhadas previamente em sala. O objetivo é promover a formulação de opiniões bem fundamentadas e sua apresentação convincente, favorecendo um ambiente de respeito pelas diversas visões e fomentando o pensamento crítico.
Esta atividade visa desenvolver a capacidade dos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de elaborar e expressar argumentos e contra-argumentos de forma clara e coesa, fortalecendo o pensamento crítico e o respeito às opiniões alheias. Além disso, busca-se estimular o uso apropriado da língua em contextos argumentativos, enriquecendo o repertório linguístico e discursivo dos estudantes. Através deste jogo prático, pretende-se também incentivar o trabalho em equipe e melhorar a habilidade de ouvir e considerar diferentes pontos de vista.
Neste plano de aula, abordaremos habilidades ligadas ao domínio da argumentação e da contra-argumentação, enfatizando a capacidade dos alunos de argumentar com clareza e coesão. Além disso, exploraremos estrategias discursivas e recursos linguísticos apropriados para a construção de argumentos persuasivos e fundamentados. A interação e o debate saudável serão incentivados como ferramentas para o aprimoramento do pensamento crítico.
A metodologia desta atividade baseia-se numa abordagem ativa, utilizando o jogo de cartas como principal recurso. A Aprendizagem Baseada em Jogos facilita a assimilação dos conteúdos de maneira dinâmica e engajante. Paralelamente, as Rodas de Debate servirão como momentos para reflexão e discussão coletiva dos argumentos, promovendo a interação entre os alunos e aprofundando a compreensão acerca dos temas abordados.
A atividade desenvolver-se-á ao longo de três aulas de 40 minutos, totalizando 2 horas. Inicialmente, haverá uma introdução ao jogo e explanação das regras. Na sequência, os alunos participarão do jogo de argumentação, divididos em equipes. Finalmente, realizaremos uma roda de debate para discutir os argumentos apresentados e refletir sobre as experiências vivenciadas.
A avaliação será realizada com base na participação ativa, na qualidade dos argumentos apresentados e na habilidade de construir contra-argumentos convincentes. Será avaliada também a capacidade de trabalho em equipe, a articulação das ideias com clareza e a utilização dos recursos linguísticos e das estratégias discursivas estudadas. O professor poderá, ao final, promover uma autoavaliação, estimulando os alunos a refletirem sobre seu desempenho e progresso.
Para a execução desta atividade, serão necessários o jogo de cartas customizado com temas diversos, quadro branco para eventuais anotações e destaque de pontos importantes, além de espaço adequado para a formação das rodas de debate. Recursos adicionais incluirão materiais de apoio para a revisão de conceitos de argumentação e estratégias discursivas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula