Jornalista por um Dia

Desenvolvida por: Jacque… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura, Análise linguística/semiótica, Produção de textos

Nesta atividade, os alunos vão se transformar em jornalistas! Na primeira aula, eles receberão uma introdução sobre estrutura de artigos de opinião e técnicas de entrevista. Na sessão seguinte, desenvolvem seus próprios artigos, entrevistando colegas e simulando uma redação. O propósito desta atividade é promover a compreensão textual e o desenvolvimento de competências argumentativas, além de estimular a criatividade e a habilidade de comunicação oral e escrita. Os alunos irão trabalhar colaborativamente para escrever e revisar seus artigos, exercitando empatia, ao ouvir diferentes opiniões, e senso crítico na análise dos fatos. Esta experiência prática permitirá que eles relacionem conceitos teóricos da produção textual com aplicações reais no contexto do jornalismo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são amplamente alinhados com o desenvolvimento de habilidades em análise crítica e produção textual. Ao trabalharem na estrutura de artigos de opinião, os alunos estarão exercitando a capacidade de organização de ideias de maneira coesa e coerente, ao mesmo tempo que desenvolvem a capacidade de escuta ativa e interpretação de informações durante entrevistas. A atividade também visa encorajar a argumentação baseada em fatos, promovendo a prática da escrita analítica e reflexiva. Com isso, buscamos não apenas fortalecer as habilidades de leitura e escrita dos alunos, mas também promover sua autonomia intelectual, criatividade e responsabilidade social.

  • Compreender a estrutura de artigos de opinião.
  • Desenvolver habilidades em entrevista e escuta ativa.
  • Produzir textos argumentativos baseados em fatos.
  • Trabalhar colaborativamente em projetos de escrita.
  • Exercitar a criatividade e pensamento crítico na análise de conteúdos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89LP12: Analisar, comparar e produzir textos argumentativos, exercitando a capacidade de construção de argumentos efetivos.
  • EF89LP21: Compreender e aplicar corretamente as normas da língua portuguesa na produção de textos argumentativos.
  • EF89LP23: Desenvolver habilidades de leitura crítica e interpretação de diferentes gêneros textuais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Jornalista por um Dia' inclui o estudo da estrutura dos artigos de opinião, técnicas de entrevista, e práticas de redação colaborativa. A ênfase será na análise linguística, visando o aprimoramento das habilidades de escrita e a compreensão do uso da linguagem na formação de opiniões. A atividade proporcionará um espaço para que os alunos explorem diferentes perspectivas, estimulando a análise crítica e a construção de argumentos baseados em fatos reais. Durante o processo, o foco será tanto no aspecto técnico da gramática e estilística quanto na originalidade e clareza na expressão das ideias.

  • Estudo da estrutura de artigos de opinião.
  • Análise de técnicas e métodos de entrevista eficazes.
  • Práticas de redação colaborativa.
  • Revisão e edição de textos com foco na coesão e coerência textual.

Metodologia

A metodologia da atividade se fundamenta em abordagens práticas e colaborativas, compreendendo tanto a exposição teórica quanto a aplicação direta dos conhecimentos. Durante a primeira aula, a metodologia expositiva fornecerá as bases teóricas necessárias sobre artigos de opinião e entrevistas. Na segunda aula, a metodologia ativa de 'mão-na-massa' estimulará os alunos a aplicarem imediatamente o que aprenderam em seu projeto jornalístico, promovendo um ambiente de aprendizagem prática e reflexiva. Enfatiza-se o protagonismo dos alunos, motivando-os a tomarem decisões sobre como conduzir suas entrevistas e como estruturar seus artigos, fortalecendo a sua autonomia no processo de aprendizagem.

  • Aula expositiva sobre técnicas jornalísticas.
  • Atividade prática de entrevistas e escrita colaborativa.
  • Sessões de feedback e revisão com os colegas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está dividido em duas aulas de 60 minutos cada, proporcionando um equilíbrio entre a teoria e a prática. Na primeira aula, os alunos receberão instruções detalhadas sobre a estrutura de artigos de opinião e técnicas de entrevista. Isso os preparará para a segunda aula, que será dedicada à atividade prática, colocando em uso todo o conhecimento adquirido previamente. Esta divisão permite que os alunos internalizem e pratiquem as habilidades necessárias para a produção de um artigo, enquanto mantém um espaço seguro para explorar, cometer erros e aprender com eles em um ambiente de apoio e colaboração.

  • Aula 1: Introdução à estrutura de artigos e técnicas de entrevista.
  • Momento 1: Introdução ao Jornalismo de Opinião (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando aos alunos o conceito de jornalismo de opinião e a diferença entre artigo de opinião e notícias informativas. Utilize exemplos impressos de artigos de opinião para ilustrar a explicação. É importante que o professor destaque a estrutura básica de um artigo de opinião, focando em introdução, argumento principal e conclusão.

    Momento 2: Estrutura dos Artigos de Opinião (Estimativa: 20 minutos)
    Explique detalhadamente as partes de um artigo de opinião. Peça para os alunos sublinharem as partes nos exemplos que receberam. Permita que os alunos façam perguntas e incentive discussões sobre o que diferencia um artigo de opinião de outros tipos de textos. Observe se os alunos estão compreendendo a estrutura ao solicitar que eles apontem exemplos de introdução e conclusão.

    Momento 3: Técnicas de Entrevista (Estimativa: 15 minutos)
    Descreva algumas técnicas fundamentais de entrevista, como a preparação de perguntas abertas e a importância da escuta ativa. Simule uma breve entrevista com um aluno voluntário para exemplificar. É importante que os alunos percebam como conduzir uma entrevista producente. Avalie a compreensão deles pedindo que anotem duas perguntas que fariam em uma entrevista.

    Momento 4: Atividade em Dupla - Exercício de Perguntas (Estimativa: 10 minutos)
    Organize os alunos em duplas para que pratiquem montar perguntas a partir do tema de um artigo de opinião que discutiram anteriormente. Peça que troquem perguntas entre si e forneçam feedback sobre clareza e relevância. Permita que reflitam sobre as melhores práticas e façam ajustes nas perguntas. Acompanhe e veja se estão aplicando as técnicas discutidas.

  • Aula 2: Desenvolvimento e redação de artigos de opinião em grupos.
  • Momento 1: Formação dos Grupos e Planejamento do Artigo (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula dividindo os alunos em grupos de quatro a cinco participantes. É importante que haja diversidade de opiniões em cada grupo. Oriente os alunos a discutir e escolher o tema do artigo de opinião que irão desenvolver, com base nas entrevistas realizadas anteriormente. Ajude os grupos a criar um plano de estrutura para o artigo, incluindo introdução, desenvolvimento dos argumentos e conclusão. Sugira que anotem as ideias principais de cada seção. Observe se todos os alunos estão participando e incentivando discussões produtivas.

    Momento 2: Redação Colaborativa (Estimativa: 25 minutos)
    Instrua os grupos a iniciarem a redação do artigo, selecionando um aluno para escrever enquanto os outros colaboram com ideias e revisões. Diga que cada grupo deve focar na clareza dos argumentos e na coesão do texto. Circule entre os grupos para oferecer orientação e garantir que todos os membros estejam participando do processo de escrita. É importante que o professor intervenha quando notar dificuldade na construção argumentativa, oferecendo exemplos práticos ou sugerindo perguntas orientadoras. Avalie o envolvimento dos alunos e a organização das ideias através de observação direta.

    Momento 3: Revisão e Edição do Artigo (Estimativa: 10 minutos)
    Peça que cada grupo troque o artigo com outro grupo para revisão. Oriente os alunos a darem feedback construtivo sobre clareza, coerência e persuasão do texto. Facilite uma discussão em que eles possam sugerir melhorias e apontar os pontos fortes dos artigos. É importante que cada grupo anote as sugestões de revisão que considerarem pertinentes. Observe se os alunos conseguem dar e receber críticas de forma respeitosa e construtiva.

    Momento 4: Apresentação dos Artigos (Estimativa: 10 minutos)
    Solicite que cada grupo apresente brevemente seu artigo para a turma, destacando o tema escolhido, os argumentos principais e como chegaram às suas conclusões. Estimule a turma a fazer perguntas para enriquecer a discussão. Como forma de avaliação, observe a clareza e assertividade com que os alunos apresentam suas ideias. Anote até que ponto cada grupo conseguiu desenvolver habilidades argumentativas e de cooperação.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere usar estratégias que promovam a inclusão de todos os alunos. Uma sugestão é fornecer papéis de diferentes cores para cada membro do grupo, estimulando a participação ativa de todos. Se notar algum aluno menos participativo ou com dificuldades, proporcione um papel claro, como anotar pontos relevantes para discussão ou oferecer feedback específico. Disponibilize frases iniciais ou palavras de transição impressas que possam ajudar alunos que necessitam de apoio extra na escrita. Lembre-se de incentivar um ambiente em que todos se sintam confortáveis para contribuir, respeitando o tempo de cada aluno.

Avaliação

A avaliação do processo educativo nesta atividade será contínua, incorporando abordagens formativas e somativas para garantir a eficácia no alcance dos objetivos de aprendizagem. Um dos métodos avaliativos será a observação direta durante as atividades de entrevista e redação, onde os estudantes serão avaliados pela capacidade de elaborar perguntas pertinentes e responder de forma crítica às informações coletadas. Além disso, os critérios de avaliação incluirão a clareza, coerência e coesão dos textos finais produzidos, bem como a habilidade de trabalho colaborativo. Os feedbacks a serem oferecidos serão orientados por critérios objetivos, como adequação ao tema, uso correto da língua e profundidade argumentativa. Exemplos práticos incluem o uso de listas de verificação e autoavaliação, permitindo que os alunos identifiquem pontos fortes e áreas para aprimoramento. Esta abordagem adaptável também integra feedback dos pares, incentivando uma reflexão mútua sobre os desafios e conquistas encontradas ao longo do processo.

  • Observação direta do engajamento e interação durante as entrevistas.
  • Análise dos artigos produzidos quanto a clareza e coesão.
  • Feedback e autoavaliação orientados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais utilizados na atividade 'Jornalista por um Dia' têm como base a simplicidade e a acessibilidade, considerando que nenhum recurso digital será empregado. Para isso, papéis, canetas, quadros-branco, e folhas de redação serão utilizados para toda a elaboração dos textos. Isso proporcionará um aumento no foco e criatividade dos alunos, ao se concentrarem exclusivamente nos aspectos textuais e colaborativos. Além disso, materiais complementares como exemplos impressos de artigos de opinião e roteiros de entrevista serão utilizados para orientar os alunos no desenvolvimento de seus próprios projetos, garantindo a plena compreensão das exigências da atividade.

  • Papéis e canetas para anotações e redação.
  • Exemplos impressos de artigos de opinião.
  • Quadro-branco para apresentações e instruções.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos da carga laboral extensiva dos educadores e, ao mesmo tempo, da imprescindibilidade de considerar a inclusão em sala de aula. Para essa atividade, recomenda-se não apenas a implementação de estratégias que favoreçam o engajamento de todos os alunos, mas também a criação de um ambiente acolhedor onde todos sintam-se seguros em compartilhar suas opiniões. Uma abordagem colaborativa pode ser facilitadora para incluir alunos que possam necessitar de apoio adicional, garantindo que eles sejam parte integral do processo de aprendizagem. Ao invés de adaptações materiais onerosas, recomenda-se a flexibilização no tempo de execução das tarefas, para permitir que cada aluno trabalhe em seu ritmo próprio. Com isso, o sucesso será alcançado não só pela assimilação de conteúdos, mas também pelo desenvolvimento de uma abordagem inclusiva e colaborativa, reconhecendo e valorizando a diversidade humana.

  • Flexibilização do tempo para execução das atividades.
  • Utilização de grupos heterogêneos para promover apoio entre os alunos.
  • Facilidade de acesso aos conteúdos com apoio visual e participação ativa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo