Oficina de Figuras: A Magia das Palavras

Desenvolvida por: Ana Pa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura, Análise Linguística/Semiótica e Figuras de Linguagem

A oficina incentiva os alunos a explorar e experimentar com diferentes figuras de linguagem. Durante a primeira aula, os estudantes discutirão em roda de debate os diferentes tipos de figuras de linguagem e como são utilizados em textos para criar sentidos variados. Na aula subsequente, os alunos terão uma explicação mais detalhada sobre figuras como eufemismo, antítese e assonância, com exemplos práticos. Na última aula, os alunos participarão de um jogo de cartas onde deverão criar frases utilizando diferentes figuras de linguagem, promovendo a análise e a aplicação prática.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito da 'Oficina de Figuras: A Magia das Palavras' é capacitar os alunos a reconhecer e utilizar diferentes figuras de linguagem, promovendo o desenvolvimento de suas habilidades críticas e criativas na leitura e produção textual. A atividade visa fortalecer a compreensão dos alunos sobre os efeitos de sentido que as figuras de linguagem proporcionam nos textos, estimulando o gosto pela leitura e a proficiência na escrita. Ao analisar e identificar figuras como eufemismo, antítese e assonância, os alunos não apenas ampliam seu repertório literário, mas também são desafiados a empregar tais recursos em suas produções, impulsionando a habilidade de expressar-se de maneira mais rica e significativa.

  • Reconhecer diferentes figuras de linguagem e seus efeitos de sentido.
  • Aplicar figuras de linguagem na construção de textos criativos.
  • Desenvolver habilidade crítica ao analisar o uso de figuras de linguagem em textos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP44: Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
  • EF69LP48: Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico- espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.
  • EF89LP37: Analisar os efeitos de sentido do uso de figuras de linguagem como ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, dentre outras.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da oficina está estruturado para oferecer aos alunos uma compreensão sistemática e aprofundada das figuras de linguagem e seu papel nos textos literários e comunicativos. Iniciaremos com uma introdução ao conceito e à importância das figuras de linguagem na construção de sentidos, passando por uma análise detalhada de exemplos nos diversos gêneros textuais. Exploraremos figuras específicas como eufemismo, antítese, aliteração e assonância, destacando como suas aplicações podem transformar a maneira como as ideias e emoções são transmitidas. Esse programa visa não apenas a memorização das figuras, mas, sobretudo, a habilidade de reconhecê-las na prática e de utilizá-las criativamente, estimulando uma vivência mais rica e significativa da língua.

  • Conceito e importância das figuras de linguagem.
  • Análise de eufemismo, antítese, aliteração e assonância.
  • Identificação de figuras de linguagem em diferentes gêneros textuais.
  • Aplicação prática de figuras de linguagem em produções criativas.

Metodologia

A metodologia empregada nesta oficina visa a promoção da aprendizagem ativa e do protagonismo estudantil por meio de estratégias inovadoras e participativas. Na primeira aula, a utilização da roda de debate permite que os alunos compartilhem suas percepções e discutam coletivamente as funções das figuras de linguagem, promovendo um espaço de diálogo e construção colaborativa do conhecimento. A segunda aula foca em uma abordagem expositiva, onde o docente apresenta e exemplifica diferentes figuras de linguagem, consolidando o entendimento teórico dos alunos. A última aula utiliza a aprendizagem baseada em jogos, tornando o processo de prática e revisão lúdico e engajador. Esse conjunto metodológico diversificado garante que os alunos explorem teoria e prática de forma equilibrada, ampliando suas competências linguísticas de maneira integrada e significativa.

  • Roda de debate para discussão de figuras de linguagem.
  • Aula expositiva sobre eufemismo, antítese, e assonância.
  • Jogo de cartas para prática das figuras de linguagem.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da oficina foi planejado para ocorrer em três encontros, cada um com 60 minutos de duração, proporcionando uma imersão completa nas figuras de linguagem. A primeira aula será dedicada à roda de debate, onde os alunos poderão discutir e explorar diferentes tipos de figuras, promovendo uma introdução teórica e prática ao tema. A aula seguinte será expositiva, com a apresentação de conteúdos mais detalhados e exemplos concretos sobre as principais figuras de linguagem abordadas. Na última aula, os alunos participarão do jogo de cartas, permitindo a aplicação prática do conteúdo aprendido em um ambiente de aprendizagem dinâmica e colaborativa. Essa sequência didática, alinhada às metodologias ativas, assegura que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados de maneira eficiente.

  • Aula 1: Discussão em roda de debate sobre diferentes tipos de figuras de linguagem.
  • Momento 1: Introdução à Roda de Debate (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando brevemente o que são figuras de linguagem e sua importância na comunicação. Distribua os alunos em uma roda, promovendo um ambiente de troca e participação. Destaque que a discussão será colaborativa e que cada um terá a chance de contribuir. É importante que os alunos se sintam à vontade para expressar suas ideias.

    Momento 2: Apresentação das Figuras de Linguagem (Estimativa: 10 minutos)
    Apresente de forma rápida e objetiva os tipos de figuras de linguagem que serão discutidos, como eufemismo, antítese, aliteração e assonância. Utilize exemplos do cotidiano para facilitar a compreensão. Instigue os alunos com perguntas como: Vocês lembram de frases engraçadas ou marcantes que usam essas figuras? Observe se os alunos estão acompanhando e ajuste o ritmo se necessário.

    Momento 3: Discussão Coletiva (Estimativa: 25 minutos)
    Permita que os alunos discutam entre si sobre exemplos e experiências próprias relacionadas às figuras de linguagem. Monitore a conversa e, quando necessário, direcione a discussão com perguntas provocativas para garantir que todos os tópicos sejam abordados. Incentive a participação de todos, garantindo que todos se sintam ouvidos. Observe se os alunos conseguem identificar corretamente as figuras de linguagem nos exemplos discutidos.

    Momento 4: Conclusão e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a discussão relembrando os principais pontos abordados. Pergunte aos alunos sobre o que aprenderam e se algo foi surpreendente para eles. Encoraje-os a pensar em como poderão aplicar as figuras de linguagem em suas produções textuais. Faça uma avaliação informal através de observação das falas dos alunos, para perceber se eles assimilaram os conceitos discutidos.

    Momento 5: Feedback e Avaliação Final (Estimativa: 5 minutos)
    Solicite aos alunos que compartilhem o que acharam mais interessante na discussão e como se sentiram participando da roda de debate. Anote pontos observados durante a aula que podem ser melhorados nas próximas sessões de debate. Avalie o engajamento e entendimento dos alunos quanto à prática e ao teor da atividade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Mesmo que não existam alunos com necessidades específicas, é sempre benéfico implementar práticas inclusivas. Considere usar uma linguagem clara e pausada ao apresentar as informações. Incentive a participação de todos, respeitando os alunos que possam ser mais introvertidos, e ofereça apoio para que possam se expressar confortavelmente. Tenha sempre exemplos visuais prontos, caso necessário, para reforçar a compreensão dos conteúdos discutidos. Assegure-se de que o ambiente físico da sala permita movimento e interação, podendo ajustar o espaço conforme necessário para melhor incluir todos os alunos.

  • Aula 2: Aula expositiva com exemplos práticos de eufemismo, antítese e assonância.
  • Momento 1: Introdução às Figuras de Linguagem (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula recaptulando a discussão anterior. Explique brevemente o objetivo da aula, que é aprofundar o conhecimento sobre eufemismo, antítese e assonância. Utilize exemplos simples para revisar rapidamente os conceitos.

    Momento 2: Eufemismo: Conceito e Exemplos Práticos (Estimativa: 15 minutos)
    Explique o conceito de eufemismo, destacando seu uso para suavizar expressões. Apresente exemplos práticos em frases do cotidiano e textos literários. Permita que os alunos compartilhem exemplos que conhecem. Avalie o entendimento observando os exemplos dados pelos alunos e suas explicações sobre os mesmos.

    Momento 3: Antítese: Entendendo os Contrastes (Estimativa: 15 minutos)
    Descreva a antítese como uma forma de destacar contrastes em uma frase. Utilize poemas ou frases conhecidas para ilustrar seu efeito. Incentive alunos a criar suas próprias antíteses e compartilhe com a turma. Observe a precisão e criatividade na criação dos exemplos e dê feedback personalizado, quando possível.

    Momento 4: Assonância: Harmonia e Som (Estimativa: 15 minutos)
    Explique a assonância, demonstrando como a repetição de sons em uma frase cria musicalidade. Use exemplos de músicas ou poesia. Peça aos alunos que identifiquem e expliquem como ela enriquece o texto. Incentive-os a criar pequenas frases ou versos utilizando assonância.

    Momento 5: Revisão e Reflexão Final (Estimativa: 5 minutos)
    Relembre os principais conceitos abordados na aula. Pergunte aos alunos quais figuras acharam mais interessantes ou desafiadoras. Solicite feedback sobre a aula e discuta como poderão aplicar o que aprenderam em suas produções textuais futuras. Avalie o engajamento através das contribuições na reflexão.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Utilize exemplos visuais e linguagens simples para garantir a compreensão de todos os alunos. Incentive a participação dos alunos mais tímidos oferecendo apoio durante as atividades criativas. Garanta que todos os alunos possam ver e ouvir claramente, ajustando o posicionamento e volume da voz durante a exposição. Reforce informações importantes através de repetições e resumos ao final de cada momento. Seja paciente e encorajador, promovendo um ambiente seguro para participação de todos.

  • Aula 3: Jogo de cartas para criar frases com figuras de linguagem.
  • Momento 1: Introdução e Explicação do Jogo (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos que eles participarão de um jogo de cartas cujo objetivo é criar frases utilizando diferentes figuras de linguagem. Mostre as cartas e explique rapidamente as regras: os alunos devem formar frases usando as cartas que representam figuras de linguagem como eufemismo, antítese, aliteração e assonância. Observe se todos compreenderam e responda a qualquer dúvida que surgir.

    Momento 2: Formação de Grupos e Distribuição das Cartas (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e distribua o baralho de cartas entre eles. Cada baralho deve conter cartas com figuras de linguagem e cartas de palavras/frases para auxiliar na criação das frases. Garanta que todos os alunos tenham material suficiente para participar e explique que cada grupo deve trabalhar colaborativamente.

    Momento 3: Jogo de Cartas: Criação de Frases (Estimativa: 25 minutos)
    Permita que os alunos iniciem o jogo. Cada grupo deve formar o máximo de frases possíveis em um tempo limitado, utilizando as cartas com figuras de linguagem. Circulando pela sala, observe as interações e ofereça assistência aos grupos que pareçam ter dificuldades. Intervenha quando necessário para motivar os alunos a pensar de forma criativa e crítica. Avalie a participação e colaboração de acordo com o envolvimento de cada aluno e a diversidade de frases criadas.

    Momento 4: Apresentação e Análise Coletiva (Estimativa: 10 minutos)
    Peça que cada grupo escolha duas ou três frases para compartilhar com a turma. Promova uma discussão em que os alunos comentem sobre as frases apresentadas, suas impressões e como as figuras de linguagem enriquecem as frases. Incentive a análise crítica e a troca de feedbacks construtivos entre os grupos. Avalie a capacidade dos alunos de identificar e aplicar corretamente as figuras de linguagem.

    Momento 5: Feedback e Conclusão (Estimativa: 5 minutos)
    Solicite aos alunos que compartilhem suas opiniões sobre a atividade. Pergunte o que aprenderam e como se sentiram ao participar do jogo. Finalize a aula reforçando a importância de se utilizar figuras de linguagem para enriquecer a comunicação escrita. Anote os comentários dos alunos para adaptar futuras atividades.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere o uso de cartas com figuras visuais para apoiar alunos com dificuldades de leitura. Mantenha um ambiente de encorajamento, assegurando que todos se sintam à vontade para participar das discussões e do jogo. Se necessário, ajustando o ambiente para facilitar a interação entre os alunos, como organizando os grupos de maneira que os alunos com mais facilidade de comunicação apoiem aqueles que são mais tímidos. Garanta que o professor mantém uma postura acolhedora, oferecendo ajuda e atenção personalizada conforme as necessidades de cada aluno se façam evidentes.

Avaliação

Neste plano de aula, a avaliação é projetada para abarcar múltiplas dimensões do aprendizado, desde o entendimento conceitual até a aplicação prática e a capacidade crítica dos alunos. Uma abordagem formativa será utilizada durante a roda de debate para observar a interação e o entendimento preliminar dos alunos em relação às figuras de linguagem, permitindo ajustes pedagógicos conforme necessário. Na aula expositiva, questionamentos abertos servirão para verificar a compreensão dos conceitos apresentados, estimulando o pensamento crítico. Na última aula, a avaliação será centrada no jogo de cartas, onde serão definidos critérios de criatividade, coerência e precisão no uso das figuras. Essa avaliação fornece feedback contínuo e orientado, visando o aprimoramento das habilidades linguísticas.

  • Observação formativa durante a roda de debate.
  • Questionamentos e discussões na aula expositiva.
  • Avaliação prática no jogo de cartas, com critérios de criatividade e precisão.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta oficina foram selecionados para maximizar o engajamento dos alunos, respeitando as limitações de não utilizar suportes digitais. Materiais concretos como cartões ilustrativos e exemplos impressos de textos serão empregados para facilitar a visualização e compreensão das figuras de linguagem. Esses materiais tangíveis ajudam a concretizar conceitos abstratos e são adequados à faixa etária dos alunos, proporcionando um suporte visual importante durante a aprendizagem. Ao evitar custos elevados, esses recursos garantem que as atividades sejam acessíveis e replicáveis, permitindo que todos os alunos participem das tarefas práticas sem barreiras financeiras.

  • Cartões ilustrativos de figuras de linguagem.
  • Exemplos impressos de textos com figuras de linguagem.
  • Material de papelaria para o jogo de cartas.

Inclusão e acessibilidade

Caro professor, sabemos que seu compromisso com a educação é grande e que seu tempo é valioso. Embora esta turma não possua condições específicas identificadas, é essencial considerar estratégias de inclusão e acessibilidade para garantir que todos os alunos possam participar plenamente. Sugiro o uso de linguagem clara e acessível durante as aulas para garantir compreensão de todos. Além disso, a flexibilidade na apresentação das atividades, como ilustrar exemplos no quadro e promover discussões entre pares, pode ser benéfica. Criar um ambiente interpretativo e visual também pode ajudar alunos que possuam estilos de aprendizagem diversificados. Estas estratégias são de baixo custo e não sobrecarregam o planejamento, promovendo uma experiência de aprendizado equitativa.

  • Utilização de uma linguagem clara e de fácil entendimento.
  • Flexibilidade na apresentação das atividades, facilitando múltiplos estilos de aprendizagem.
  • Discussões colaborativas entre pares para promover inclusão.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

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