Nesta atividade prática, intitulada Poemas ao Vento: Capturando Emoções, os acolhidos terão a oportunidade de explorar o mundo da poesia de uma forma dinâmica e envolvente. A atividade será conduzida durante á noite, seja na sala ou na área da casa onde os mesmos serão incentivados a utilizar os elementos da natureza como fonte de inspiração para a criação de seus poemas. A observação atenta dos sons, cores, texturas e movimentos presentes no ambiente natural servirá de base para o desenvolvimento da capacidade criativa e expressiva dos estudantes. Após um período de imersão e coleta de inspirações, os acolhidos se reunirão em círculos de compartilhamento, um espaço seguro e acolhedor onde cada um terá a chance de apresentar sua produção. A discussão será orientada para as escolhas lexicais, o uso de figuras de linguagem e os efeitos sonoros que emergem dos textos, promovendo uma análise crítica e construtiva das obras. Este encontro visa não apenas fomentar a apreciação pela poesia, mas também desenvolver habilidades sociais, a capacidade de observação e a expressão individual através da arte poética.
Os objetivos desta atividade incluem estimular a criatividade dos alunos, aprimorar suas habilidades de escrita poética e promover a apreciação pela literatura e pelo ambiente natural. Deseja-se, também, desenvolver a capacidade de observação dos estudantes, incentivando-os a perceber detalhes da natureidade que geralmente passam despercebidos, e a transformar essas observações em arte. Além disso, a atividade visa fomentar o desenvolvimento de habilidades de análise crítica ao discutir as escolhas lexicais, figuras de linguagem e efeitos sonoros presentes nos poemas criados, preparando os alunos para uma compreensão mais profunda dos textos literários e suas nuances.
A abordagem deste plano de aula se concentra na interação entre os acolhidos e o ambiente ao redor para fomentar uma experiência de aprendizado significativa no campo da poesia. Através da observação ativa e da imersão na natureza, os acolhidos serão encorajados a expressar suas emoções e pensamentos por meio da escrita poética. Este conteúdo programático visa explorar elementos fundamentais da poesia, como figuras de linguagem, escolhas lexicais e efeitos sonoros, proporcionando aos acolhidos ferramentas necessárias para a criação e análise crítica de textos poéticos. Integrando a apreciação da natureza com a expressão poética, a atividade oferece uma abordagem holística que enfatiza a importância da literatura como forma de compreensão e conexão com o mundo.
Adotaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa' para esta atividade, incentivando os alunos a se envolverem diretamente com o processo de aprendizagem através da experiência e observação. A saída ao ar livre proporcionará um ambiente rico em estímulos visuais, sonoros e táteis, permitindo que os estudantes explorem a natureza como fonte de inspiração. As sessões de compartilhamento e discussão dos poemas criados promoverão o desenvolvimento de habilidades comunicativas e de análise, através de um formato dinâmico que encoraja o debate e a troca de feedbacks. Esta abordagem prática se alinha ao objetivo de fazer com que os alunos sejam protagonistas de sua própria aprendizagem, experimentando a poesia de maneira ativa e engajada.
A atividade será dividida em 3 etapas contando com 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 3 horas. Na primeira etapa, realizaremos a explicação da atividade e do tema que será trabalhado, em seguida daremos uma breve introdução às técnicas de escrita poética. Na segunda etapa, os acolhidos terão tempo para escrever seus poemas, explorando as ideias coletadas. Na terceira e última etapa, organizaremos os círculos de compartilhamento, onde os acolhidos lerão seus poemas e participarão das discussões críticas sobre as obras produzidas, finalizando com uma reflexão coletiva sobre a experiência.
A avaliação desta atividade será realizada de forma processual e reflexiva, considerando a participação dos acolhidos durante a saída de campo, a criatividade e a originalidade dos poemas criados, bem como o engajamento nas discussões dos círculos de compartilhamento. Os acolhidos serão incentivados a auto avaliarem suas produções, tendo em vista as técnicas poéticas aprendidas, o uso de figuras de linguagem e a eficácia dos efeitos sonoros aplicados. Além disso, a capacidade de ouvir e fornecer feedback construtivo aos colegas será valorizada. A avaliação final também contemplará uma reflexão escrita individual sobre a experiência de aprendizado, permitindo que os acolhidos expressem como a atividade impactou sua apreciação pela poesia e pela natureza.
Para a realização desta atividade, serão necessários cadernos ou folhas de papel para a escrita dos poemas, canetas ou lápis, cópias de poemas que usem a natureza como tema para servirem de inspiração. Também serão usados materiais de apoio como guias de figuras de linguagem. A utilização de tablets ou smartphones com acesso à internet pode enriquecer a experiência, permitindo pesquisas rápidas sobre elementos naturais ou poetas clássicos e contemporâneos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula