A atividade tem como foco permitir que os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental se engajem ativamente na análise e proposição de soluções para problemas sociais, políticos e culturais, apresentados através da leitura de um livro com uma protagonista enfrentando desafios significativos. Através da criação e apresentação de propostas políticas e soluções para os problemas identificados, os alunos terão a oportunidade de exercitar habilidades de pensamento crítico, empatia e argumentação. A metodologia de projetos será adotada, exigindo que os estudantes detalhem suas propostas em todas as suas dimensões (o que, por que, para que, como e quando). Após a apresentação das propostas, será organizada uma Roda de Debate para que as ideias sejam discutidas coletivamente, avaliando suas eficácias e viabilidades. Este momento será essencial para o desenvolvimento da capacidade de defesa de ideias e argumentação.
Esta atividade tem como objetivo principal desenvolver as habilidades dos alunos de identificar problemas sociais, políticos e culturais em narrativas literárias e propor soluções viáveis. Pretende-se também fomentar a empatia pelos desafios enfrentados pelos personagens, promover o pensamento crítico na análise de questões complexas e aprimorar a capacidade de argumentação e defesa de ideias de forma coerente e fundamentada. Estimula-se, além disso, o trabalho colaborativo e a habilidade de ouvir e considerar diferentes pontos de vista durante o processo de debate.
O conteúdo programático incluirá conceitos de pensamento crítico, argumentação, análise literária focada em questões sociais, políticas e culturais, além do desenvolvimento de propostas de soluções baseadas em metodologias de projeto. Os alunos aprenderão a identificar problemas em narrativas, propor soluções viáveis, debater ideias e fundamentar suas opiniões de maneira coerente e estruturada.
A metodologia consistirá na leitura orientada do livro, seguida de sessões de reflexão para identificação dos problemas enfrentados pela protagonista. Os alunos serão incentivados a propor soluções em formato de projetos, detalhando cada aspecto da sua proposta. A atividade culminará em uma Roda de Debate, onde as propostas serão discutidas para avaliar sua eficácia e viabilidade. A interação e o debate serão estruturados de forma a promover o respeito mútuo e a consideração por diferentes pontos de vista.
A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a leitura e discussão inicial da obra, e a identificação dos problemas. Na segunda, os alunos apresentarão suas propostas e participarão da Roda de Debate.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, desde a identificação dos problemas até a apresentação e defesa das propostas na Roda de Debate. Será considerado o nível de reflexão, a criatividade, coerência e fundamentação das propostas. Além disso, a capacidade de envolvimento no debate, considerando a perspectiva dos outros e construindo argumentos sólidos, será um critério importante. Exemplos práticos de aplicação da avaliação incluem a análise de registros das discussões, avaliação das soluções propostas e a autoavaliação dos alunos sobre sua participação no debate.
Os recursos incluirão o livro base da discussão, acesso à internet para pesquisa, materiais para anotações e preparação das propostas (papel, canetas, computadores), além de um espaço apropriado para a realização da Roda de Debate. Será crítico garantir um ambiente favorável ao diálogo construtivo, onde todos os alunos se sintam à vontade para expressar suas ideias.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula