Política e Protagonismo Juvenil: Inspirando-se em Parvana

Desenvolvida por: Eliane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura crítica e proposta de soluções

A atividade tem como foco permitir que os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental se engajem ativamente na análise e proposição de soluções para problemas sociais, políticos e culturais, apresentados através da leitura de um livro com uma protagonista enfrentando desafios significativos. Através da criação e apresentação de propostas políticas e soluções para os problemas identificados, os alunos terão a oportunidade de exercitar habilidades de pensamento crítico, empatia e argumentação. A metodologia de projetos será adotada, exigindo que os estudantes detalhem suas propostas em todas as suas dimensões (o que, por que, para que, como e quando). Após a apresentação das propostas, será organizada uma Roda de Debate para que as ideias sejam discutidas coletivamente, avaliando suas eficácias e viabilidades. Este momento será essencial para o desenvolvimento da capacidade de defesa de ideias e argumentação.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal desenvolver as habilidades dos alunos de identificar problemas sociais, políticos e culturais em narrativas literárias e propor soluções viáveis. Pretende-se também fomentar a empatia pelos desafios enfrentados pelos personagens, promover o pensamento crítico na análise de questões complexas e aprimorar a capacidade de argumentação e defesa de ideias de forma coerente e fundamentada. Estimula-se, além disso, o trabalho colaborativo e a habilidade de ouvir e considerar diferentes pontos de vista durante o processo de debate.

  • Identificar e analisar problemas sociais, políticos e culturais em narrativas literárias.
  • Propor soluções viáveis e fundamentadas para os desafios identificados.
  • Desenvolver habilidades de empatia com os personagens e suas situações.
  • Exercitar o pensamento crítico e a capacidade de argumentação e defesa de ideais.
  • Promover a colaboração e o respeito a diferentes pontos de vista em debates.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP11: Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.
  • EF69LP24: Discutir casos, reais ou simulações, submetidos a juízo, que envolvam (supostos) desrespeitos a artigos, do ECA, do Código de Defesa do Consumidor, do Código Nacional de Trânsito, de regulamentações do mercado publicitário etc., como forma de criar familiaridade com textos legais – seu vocabulário, formas de organização, marcas de estilo etc. -, de maneira a facilitar a compreensão de leis, fortalecer a defesa de direitos, fomentar a escrita de textos normativos (se e quando isso for necessário) e possibilitar a compreensão do caráter interpretativo das leis e as várias perspectivas que podem estar em jogo.
  • EF89LP20: Comparar propostas políticas e de solução de problemas, identificando o que se pretende fazer/implementar, por que (motivações, justificativas), para que (objetivos, benefícios e consequências esperados), como (ações e passos), quando etc. e a forma de avaliar a eficácia da proposta/solução, contrastando dados e informações de diferentes fontes, identificando coincidências, complementaridades e contradições, de forma a poder compreender e posicionar-se criticamente sobre os dados e informações usados em fundamentação de propostas e analisar a coerência entre os elementos, de forma a tomar decisões fundamentadas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático incluirá conceitos de pensamento crítico, argumentação, análise literária focada em questões sociais, políticas e culturais, além do desenvolvimento de propostas de soluções baseadas em metodologias de projeto. Os alunos aprenderão a identificar problemas em narrativas, propor soluções viáveis, debater ideias e fundamentar suas opiniões de maneira coerente e estruturada.

  • Pensamento crítico e análise literária.
  • Argumentação e defesa de ideias.
  • Identificação de problemas sociais em narrativas.
  • Criação e fundamentação de soluções viáveis.
  • Metodologia de projetos e Roda de Debate.

Metodologia

A metodologia consistirá na leitura orientada do livro, seguida de sessões de reflexão para identificação dos problemas enfrentados pela protagonista. Os alunos serão incentivados a propor soluções em formato de projetos, detalhando cada aspecto da sua proposta. A atividade culminará em uma Roda de Debate, onde as propostas serão discutidas para avaliar sua eficácia e viabilidade. A interação e o debate serão estruturados de forma a promover o respeito mútuo e a consideração por diferentes pontos de vista.

  • Leitura crítica da obra.
  • Reflexão e identificação de problemas sociais.
  • Criação de propostas de solução em formato de projeto.
  • Preparação e execução da Roda de Debate.
  • Avaliação das propostas em termos de viabilidade e eficácia.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, haverá a leitura e discussão inicial da obra, e a identificação dos problemas. Na segunda, os alunos apresentarão suas propostas e participarão da Roda de Debate.

  • Aula 1: Leitura e discussão da obra, identificação de problemas.
  • Aula 2: Apresentação das propostas e execução da Roda de Debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, desde a identificação dos problemas até a apresentação e defesa das propostas na Roda de Debate. Será considerado o nível de reflexão, a criatividade, coerência e fundamentação das propostas. Além disso, a capacidade de envolvimento no debate, considerando a perspectiva dos outros e construindo argumentos sólidos, será um critério importante. Exemplos práticos de aplicação da avaliação incluem a análise de registros das discussões, avaliação das soluções propostas e a autoavaliação dos alunos sobre sua participação no debate.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluirão o livro base da discussão, acesso à internet para pesquisa, materiais para anotações e preparação das propostas (papel, canetas, computadores), além de um espaço apropriado para a realização da Roda de Debate. Será crítico garantir um ambiente favorável ao diálogo construtivo, onde todos os alunos se sintam à vontade para expressar suas ideias.

  • Livro base da discussão.
  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais de escrita (papel, canetas).
  • Computadores ou tablets.
  • Espaço adequado para discussão e debate.

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