Publicitários do Bem: Criando Campanhas Contra o Bullying

Desenvolvida por: Andréi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Bullying e Publicidade

Esta atividade prática intitulada 'Publicitários do Bem: Criando Campanhas Contra o Bullying' conduzirá alunos do 8º ano do Ensino Fundamental através de um processo de pesquisa, análise e criação de campanhas publicitárias com o objetivo de combater o bullying. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos, e a cada um será atribuída uma mídia diferente - cartazes, folhetos, outdoors, entre outros. A atividade começará com uma fase de análise de peças publicitárias variadas para que os estudantes possam compreender a articulação entre diferentes mídias, perceber as especificidades das várias semioses e entender os elementos que compõem a construção de uma mensagem publicitária eficaz. Em seguida, os alunos serão encorajados a aplicar os conhecimentos adquiridos na criação de suas próprias campanhas, com foco especial na escolha do público-alvo, definição dos objetivos da campanha e a utilização estratégica de recursos linguístico-discursivos para transmitir uma mensagem potente contra o bullying.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos na luta contra o bullying, promovendo a conscientização e a empatia à medida que desenvolvem habilidades críticas e criativas. Através da análise de campanhas publicitárias, os estudantes aprenderão sobre o poder das palavras e das imagens na construção de mensagens persuasivas e impactantes. Eles também se familiarizarão com as técnicas de publicidade e aprenderão a adaptar suas mensagens para diferentes públicos. Espera-se que ao final da atividade os alunos sejam capazes de criar campanhas publicitárias efetivas contra o bullying, refletindo sobre o impacto de suas palavras e ações no combate a este grave problema social.

  • Analisar e comparar diferentes peças publicitárias para entender os elementos de comunicação eficaz
  • Compreender a importância de adaptar mensagens para diferentes públicos-alvo
  • Desenvolver e aplicar habilidades criativas na criação de campanhas publicitárias
  • Fomentar a empatia e a conscientização sobre os efeitos e as consequências do bullying
  • Refletir criticamente sobre o uso de recursos linguístico-discursivos em campanhas sociais

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP02: Analisar e comparar peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.
  • EF69LP04: Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, relacionando as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem etc., com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes.
  • EF89LP02: Analisar diferentes práticas (curtir, compartilhar, comentar, curar etc.) e textos pertencentes a diferentes gêneros da cultura digital (meme, gif, comentário, charge digital etc.) envolvidos no trato com a informação e opinião, de forma a possibilitar uma presença mais crítica e ética nas redes.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático cobrea teoria e prática da publicidade, enfatizando a análise crítica de campanhas publicitárias, a compreensão da construção de mensagens em diferentes mídias e o desenvolvimento de campanhas com foco social. Além disso, aborda a importância do planejamento estratégico para alcançar objetivos específicos e o impacto social das campanhas. Os alunos aprenderão a identificar e aplicar técnicas eficazes para promover mudanças comportamentais e atitudes positivas em relação ao combate ao bullying.

  • Elementos básicos da comunicação publicitária
  • Análise crítica de campanhas publicitárias
  • Construção de mensagens adaptadas ao público-alvo
  • Técnicas de persuasão e apelo emocional em publicidade
  • Planejamento e execução de campanhas publicitárias com foco social

Metodologia

A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada, envolvendo os estudantes em um aprendizado ativo por meio da pesquisa, análise crítica e criação. Esta abordagem prática permitirá aos alunos explorar e aplicar conceitos de publicidade em um contexto significativo, incentivando a colaboração, a criatividade e a reflexão crítica. Serão utilizadas discussões em grupo, trabalho colaborativo e sessões de brainstorming para estimular o pensamento crítico e a inovação na criação das campanhas.

  • Pesquisa e análise de campanhas publicitárias existentes
  • Discussões em grupo para compartilhar insights e ideias
  • Sessões de brainstorming para concepção das campanhas
  • Produção colaborativa das peças publicitárias
  • Apresentação e avaliação das campanhas criadas pelos grupos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. No primeiro encontro, será realizada a apresentação do projeto, divisão de grupos e início da análise de campanhas. O segundo encontro dedicar-se-á à criação das campanhas e apresentação final.

  • Aula 1 - Introdução ao projeto e análise de peças publicitárias
  • Aula 2 - Criação e apresentação das campanhas contra o bullying

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade da análise das campanhas publicitárias observadas, na criatividade e originalidade das campanhas desenvolvidas, assim como na eficácia da mensagem e adequação ao público alvo. Será dada especial atenção à aplicação de técnicas publicitárias, ao trabalho em equipe e à capacidade de argumentação e persuasão demonstradas na apresentação final. Cada grupo apresentará sua campanha e receberá feedback do professor e dos colegas, propiciando um momento reflexivo sobre os aprendizados alcançados.

Materiais e ferramentas:

Data show para apresentações, acesso à Internet para pesquisa, material para produção de cartazes (papel, canetas, colas, tesouras), computadores com software de edição gráfica para a criação de folhetos e outdoors e câmera fotográfica ou smartphones para captura de imagens. Além de espaços adequados para discussão em grupo e trabalho colaborativo.

  • Computadores com acesso à Internet
  • Data show e câmera fotográfica/smartphones
  • Materiais de papelaria para confecção de cartazes
  • Software de edição de imagens
  • Espaço adequado para discussão em grupo e trabalho colaborativo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo