Esta atividade prática intitulada 'Publicitários do Bem: Criando Campanhas Contra o Bullying' conduzirá alunos do 8º ano do Ensino Fundamental através de um processo de pesquisa, análise e criação de campanhas publicitárias com o objetivo de combater o bullying. Inicialmente, os alunos serão divididos em grupos, e a cada um será atribuída uma mídia diferente - cartazes, folhetos, outdoors, entre outros. A atividade começará com uma fase de análise de peças publicitárias variadas para que os estudantes possam compreender a articulação entre diferentes mídias, perceber as especificidades das várias semioses e entender os elementos que compõem a construção de uma mensagem publicitária eficaz. Em seguida, os alunos serão encorajados a aplicar os conhecimentos adquiridos na criação de suas próprias campanhas, com foco especial na escolha do público-alvo, definição dos objetivos da campanha e a utilização estratégica de recursos linguístico-discursivos para transmitir uma mensagem potente contra o bullying.
O objetivo desta atividade é engajar os alunos na luta contra o bullying, promovendo a conscientização e a empatia à medida que desenvolvem habilidades críticas e criativas. Através da análise de campanhas publicitárias, os estudantes aprenderão sobre o poder das palavras e das imagens na construção de mensagens persuasivas e impactantes. Eles também se familiarizarão com as técnicas de publicidade e aprenderão a adaptar suas mensagens para diferentes públicos. Espera-se que ao final da atividade os alunos sejam capazes de criar campanhas publicitárias efetivas contra o bullying, refletindo sobre o impacto de suas palavras e ações no combate a este grave problema social.
O conteúdo programático cobrea teoria e prática da publicidade, enfatizando a análise crítica de campanhas publicitárias, a compreensão da construção de mensagens em diferentes mídias e o desenvolvimento de campanhas com foco social. Além disso, aborda a importância do planejamento estratégico para alcançar objetivos específicos e o impacto social das campanhas. Os alunos aprenderão a identificar e aplicar técnicas eficazes para promover mudanças comportamentais e atitudes positivas em relação ao combate ao bullying.
A metodologia 'Mão-na-massa' será aplicada, envolvendo os estudantes em um aprendizado ativo por meio da pesquisa, análise crítica e criação. Esta abordagem prática permitirá aos alunos explorar e aplicar conceitos de publicidade em um contexto significativo, incentivando a colaboração, a criatividade e a reflexão crítica. Serão utilizadas discussões em grupo, trabalho colaborativo e sessões de brainstorming para estimular o pensamento crítico e a inovação na criação das campanhas.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 50 minutos cada. No primeiro encontro, será realizada a apresentação do projeto, divisão de grupos e início da análise de campanhas. O segundo encontro dedicar-se-á à criação das campanhas e apresentação final.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, na qualidade da análise das campanhas publicitárias observadas, na criatividade e originalidade das campanhas desenvolvidas, assim como na eficácia da mensagem e adequação ao público alvo. Será dada especial atenção à aplicação de técnicas publicitárias, ao trabalho em equipe e à capacidade de argumentação e persuasão demonstradas na apresentação final. Cada grupo apresentará sua campanha e receberá feedback do professor e dos colegas, propiciando um momento reflexivo sobre os aprendizados alcançados.
Data show para apresentações, acesso à Internet para pesquisa, material para produção de cartazes (papel, canetas, colas, tesouras), computadores com software de edição gráfica para a criação de folhetos e outdoors e câmera fotográfica ou smartphones para captura de imagens. Além de espaços adequados para discussão em grupo e trabalho colaborativo.
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