A atividade 'Repórter por um Dia: o Jornal dos Jogos Escolares' é uma proposta prática e dinâmica que visa engajar os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental no processo de produção de um jornal. Divididos em grupos, os estudantes terão a oportunidade de explorar os diferentes aspectos dos jogos escolares, abarcando desde as competições esportivas até os bastidores, passando por entrevistas com atletas, organizadores e torcedores. Cada grupo será responsável por uma seção específica do jornal, tais como esportes, entrevistas, editorial, entre outros. Através de pesquisa e trabalho em equipe, os alunos escreverão artigos e utilizarão ferramentas digitais para editar suas produções, imergindo no universo jornalístico. Esta atividade tem como grande objetivo não apenas a produção de um jornal digital ou impresso que destaque os jogos escolares, mas também fomentar entre os estudantes o interesse pela prática esportiva e habilidades jornalísticas. Além disso, a importância da revisão textual será um ponto chave, enfatizando a qualidade da informação e sua apresentação ao público.
Esta atividade propõe-se a introduzir os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental às práticas básicas de jornalismo e produção de conteúdo midiático, explorando diferentes gêneros textuais e a importância da revisão textual. Pretende-se, com isso, desenvolver habilidades de pesquisa, escrita, edição e trabalho em equipe, assim como promover a reflexão sobre a ética na comunicação. Ao final, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender o ciclo de produção jornalística, desde a concepção de uma pauta até a publicação de um material coeso, bem editado e alinhado às normas da língua portuguesa, preparando-os para uma participação mais ativa e crítica no universo midiático.
Os alunos serão introduzidos ao campo jornalístico, explorando conceitos chave da produção de notícias e outros formatos jornalísticos. Aprenderão sobre os diferentes gêneros presentes em um veículo de comunicação, a importância do trabalho em equipe e da precisão na coleta de informações. Essencialmente, o conteúdo permitirá aos estudantes entender como suas produções podem influenciar a percepção sobre eventos, como os jogos escolares, além de destacar a responsabilidade do jornalista na sociedade.
Adotando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', a proposta é que os alunos sejam protagonistas do processo de aprendizagem, atuando ativamente na produção do jornal dos jogos escolares. Serão formados grupos com responsabilidades específicas para cada seção do jornal, incentivando o trabalho colaborativo e a gestão do projeto. A pesquisa, escrita, revisão e edição dos textos serão realizadas com o suporte de ferramentas digitais, promovendo a integração de tecnologias ao processo educativo e proporcionando uma experiência prática no campo jornalístico.
A atividade será desenvolvida em duas aulas de 30 minutos cada, totalizando 1 hora. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto, divididos em grupos e iniciarão a pesquisa e a redação dos textos. Na segunda aula, os grupos finalizarão a edição dos artigos e prepararão o material para publicação.
A avaliação será formativa, considerando o envolvimento dos alunos nas diversas fases do projeto, desde a pesquisa inicial até a publicação final do jornal. Será avaliada a capacidade de trabalhar em equipe, a qualidade da escrita e da edição dos textos, bem como a aderência às normas da língua portuguesa. Feedbacks serão fornecidos ao longo do projeto, permitindo o aprimoramento contínuo dos trabalhos. A criatividade, a precisão informativa e o cumprimento dos prazos também serão critérios importantes na avaliação.
Para a realização da atividade, serão usadas ferramentas digitais acessíveis, tais como processadores de texto online, plataformas de edição colaborativa e softwares de design gráfico básico, permitindo que os alunos experimentem diferentes formatos e estilos de produção jornalística. Além disso, recursos como câmeras para captura de imagens e gravadores para entrevistas podem enriquecer o conteúdo do jornal, proporcionando uma experiência imersiva no jornalismo.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula