Repórter por um Dia: o Jornal dos Jogos Escolares

Desenvolvida por: Everto… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Jornalística na Escola

A atividade 'Repórter por um Dia: o Jornal dos Jogos Escolares' é uma proposta prática e dinâmica que visa engajar os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental no processo de produção de um jornal. Divididos em grupos, os estudantes terão a oportunidade de explorar os diferentes aspectos dos jogos escolares, abarcando desde as competições esportivas até os bastidores, passando por entrevistas com atletas, organizadores e torcedores. Cada grupo será responsável por uma seção específica do jornal, tais como esportes, entrevistas, editorial, entre outros. Através de pesquisa e trabalho em equipe, os alunos escreverão artigos e utilizarão ferramentas digitais para editar suas produções, imergindo no universo jornalístico. Esta atividade tem como grande objetivo não apenas a produção de um jornal digital ou impresso que destaque os jogos escolares, mas também fomentar entre os estudantes o interesse pela prática esportiva e habilidades jornalísticas. Além disso, a importância da revisão textual será um ponto chave, enfatizando a qualidade da informação e sua apresentação ao público.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade propõe-se a introduzir os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental às práticas básicas de jornalismo e produção de conteúdo midiático, explorando diferentes gêneros textuais e a importância da revisão textual. Pretende-se, com isso, desenvolver habilidades de pesquisa, escrita, edição e trabalho em equipe, assim como promover a reflexão sobre a ética na comunicação. Ao final, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender o ciclo de produção jornalística, desde a concepção de uma pauta até a publicação de um material coeso, bem editado e alinhado às normas da língua portuguesa, preparando-os para uma participação mais ativa e crítica no universo midiático.

  • Compreender o processo de produção jornalística, da pesquisa à publicação.
  • Desenvolver habilidades de escrita, edição e revisão textual.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a divisão de tarefas.
  • Estimular o interesse pela prática esportiva e pelo jornalismo estudantil.
  • Promover a reflexão sobre ética na comunicação e jornalismo.

Conteúdo Programático

Os alunos serão introduzidos ao campo jornalístico, explorando conceitos chave da produção de notícias e outros formatos jornalísticos. Aprenderão sobre os diferentes gêneros presentes em um veículo de comunicação, a importância do trabalho em equipe e da precisão na coleta de informações. Essencialmente, o conteúdo permitirá aos estudantes entender como suas produções podem influenciar a percepção sobre eventos, como os jogos escolares, além de destacar a responsabilidade do jornalista na sociedade.

  • Conceitos básicos de jornalismo e comunicação
  • Gêneros textuais jornalísticos
  • Ética e responsabilidade na produção de conteúdo
  • Ferramentas digitais de edição
  • Revisão textual e norma culta

Metodologia

Adotando a metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa', a proposta é que os alunos sejam protagonistas do processo de aprendizagem, atuando ativamente na produção do jornal dos jogos escolares. Serão formados grupos com responsabilidades específicas para cada seção do jornal, incentivando o trabalho colaborativo e a gestão do projeto. A pesquisa, escrita, revisão e edição dos textos serão realizadas com o suporte de ferramentas digitais, promovendo a integração de tecnologias ao processo educativo e proporcionando uma experiência prática no campo jornalístico.

  • Divisão da turma em grupos
  • Definição das seções do jornal por grupo
  • Pesquisa e coleta de informações
  • Escrita e revisão colaborativa de textos
  • Uso de ferramentas digitais para edição

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas aulas de 30 minutos cada, totalizando 1 hora. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto, divididos em grupos e iniciarão a pesquisa e a redação dos textos. Na segunda aula, os grupos finalizarão a edição dos artigos e prepararão o material para publicação.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação dos grupos e início da produção dos textos.
  • Aula 2: Finalização, revisão e preparação dos textos para publicação.

Avaliação

A avaliação será formativa, considerando o envolvimento dos alunos nas diversas fases do projeto, desde a pesquisa inicial até a publicação final do jornal. Será avaliada a capacidade de trabalhar em equipe, a qualidade da escrita e da edição dos textos, bem como a aderência às normas da língua portuguesa. Feedbacks serão fornecidos ao longo do projeto, permitindo o aprimoramento contínuo dos trabalhos. A criatividade, a precisão informativa e o cumprimento dos prazos também serão critérios importantes na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão usadas ferramentas digitais acessíveis, tais como processadores de texto online, plataformas de edição colaborativa e softwares de design gráfico básico, permitindo que os alunos experimentem diferentes formatos e estilos de produção jornalística. Além disso, recursos como câmeras para captura de imagens e gravadores para entrevistas podem enriquecer o conteúdo do jornal, proporcionando uma experiência imersiva no jornalismo.

  • Computadores com acesso à internet
  • Processadores de texto online (Google Docs, Microsoft Word Online)
  • Plataformas de edição colaborativa
  • Softwares de design gráfico (Canva, Adobe Spark)
  • Câmeras fotográficas e gravadores

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo