Nesta atividade, os alunos são convidados a imergir no mundo de Dom Casmurro, obra prima de Machado de Assis, por meio da criação de posts para um blog literário fictício. Utilizando a metodologia de Sala de Aula Invertida, os estudantes deverão, como preparação pré-aula, ler o romance e selecionar trechos que mais lhes chamaram atenção pelo impacto, relevo literário ou pela geração de questionamentos pessoais. A seleção destes excertos servirá como base para discussões em grupos menores em sala, promovendo um espaço rico de troca de percepções e interpretações variadas da obra. Em sequência, cada aluno desenvolverá individualmente um post para o blog, conectando o texto escolhido com temas atemporais como ciúmes, traição e amizade, e ampliando a discussão com o uso de recursos multimídia, como imagens e vídeos, para enriquecer o conteúdo apresentado. Esta metodologia ativa tem por objetivo não apenas aprofundar a compreensão literária, mas também desenvolver habilidades de análise crítica, capacidade de argumentação e expressão escrita dos alunos.
O cerne desta atividade é entrelaçar a compreensão literária ao desenvolvimento de habilidades críticas, analíticas e expressivas. Espera-se que os alunos sejam capazes de interpretar e analisar a obra 'Dom Casmurro' com profundidade, reconhecendo suas múltiplas dimensões (literária, histórica, social) e conectando-as a questões universais e atemporais. A atividade visa também estimular a criatividade, incentivando os estudantes a transcenderem a leitura tradicional e explorarem novas formas de expressão por meio de recursos digitais. Ademais, espera-se fomentar o espírito crítico e analítico, capacitando os alunos a estabelecer conexões entre a literatura e o mundo contemporâneo e aprimorar suas capacidades de argumentação e escrita.
Para garantir a eficácia desta atividade pedagógica, o conteúdo programático abrange estudos sobre a obra 'Dom Casmurro', introdução e aprofundamento no Realismo literário brasileiro, com ênfase nos temas atemporais presentes na obra, tais como ciúmes, traição e amizade. Além disso, serão abordadas técnicas de escrita criativa e de produção textual com o uso de recursos multimídia, preparando os alunos para a execução da tarefa final. A integração desses elementos constitui uma abordagem complexa que não só contextualiza a obra em seu tempo, mas também estimula a conexão entre literatura, história e as vivências contemporâneas dos estudantes.
A metodologia empregada será a Sala de Aula Invertida, complementada por atividades mão-na-massa e debates em grupo. Antes das aulas, os alunos deverão realizar a leitura da obra 'Dom Casmurro' e selecionar trechos para discussão. Em sala, serão formados grupos pequenos para discussões dirigidas desses trechos, visando aprofundar a compreensão e interpretação. Posteriormente, a partir das discussões e das conexões com temas atemporais, os alunos individualmente criarão posts para o blog literário fictício, integrando recursos multimídia para enriquecer seus textos. Esta abordagem promove o engajamento ativo dos estudantes e o desenvolvimento de habilidades de análise, crítica e criatividade.
Esta atividade será dividida em quatro aulas de 50 minutos. A primeira aula será destinada à introdução da obra e à organização dos grupos para as discussões. As duas aulas seguintes focarão nas discussões em grupos e no início da elaboração dos posts. A última aula será dedicada à finalização dos posts e à realização de uma roda de debate para compartilhamento e discussão dos trabalhos finais.
A avaliação desta atividade será realizada considerando diversos critérios, como a profundidade da análise literária, a capacidade de relacionar a obra com questões contemporâneas, a criatividade na elaboração do post, a habilidade na utilização de recursos multimídia e a qualidade da escrita. O processo de avaliação incluirá tanto a contribuição individual, por meio dos posts, quanto a participação ativa nas discussões em grupo. Além disso, será considerada a capacidade de argumentação e defesa das ideias durante a roda de debate final. Desta forma, a avaliação buscará ser holisticamente reflexiva do envolvimento do aluno com todas as etapas da atividade.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso à obra 'Dom Casmurro' em formato físico ou digital, dispositivos com acesso à internet para pesquisa de imagens, vídeos e informações adicionais, plataformas online para a criação e compartilhamento dos posts do blog literário fictício, além de materiais convencionais de sala de aula, como quadro branco e marcadores. O uso destes recursos permitirá que os alunos explorem diferentes formas de expressão e enriqueçam seus trabalhos com conteúdos dinâmicos e interativos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula