Caça ao Tesouro Literário

Desenvolvida por: Claudi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Leitura Crítica e Trabalho em Equipe

A atividade 'Caça ao Tesouro Literário' é uma proposta dinâmica voltada para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, onde o enfoque está na leitura crítica e no fortalecimento do trabalho em equipe. Os alunos serão organizados em pequenos grupos e receberão pistas literárias baseadas em clássicos e obras contemporâneas. A missão é identificar trechos literários escondidos pela sala, os quais contêm elementos essenciais como tema, personagem ou argumento da obra. Ao término da atividade, cada grupo apresentará suas descobertas, discutirá sobre o impacto do trecho na narrativa geral e como esses elementos colaboram para a construção do enredo. Este exercício visa, não apenas a aprofundar a análise literária, mas também incentivar as habilidades de discussão, liderança, e trabalho colaborativo entre os estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam desenvolver a capacidade dos alunos de analisar textos de forma crítica e a aplicar habilidades de colaboração em grupo, refletindo as competências exigidas pelo ENEM e pela BNCC. Além de apoiar a promoção de habilidades interpessoais e pensamento crítico, esta aula busca ampliar a compreensão dos alunos sobre a literatura e suas conexões com o contexto social atual.

  • Analisar criticamente trechos literários para identificar temas e argumentos.
  • Promover a leitura crítica e discussão em grupo sobre obras literárias clássicas e contemporâneas.
  • Desenvolver habilidades de liderança e comunicação em equipes.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP23: Analisar criticamente textos literários referentes a diferentes gêneros do cânone literário, promovendo discussões que correlacionem o conteúdo do texto com seu respectivo contexto histórico e social.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado no desenvolvimento das habilidades de leitura crítica e interpretação de textos literários, fundamentais nessa etapa de escolaridade. Focar na compreensão de obras tanto clássicas quanto contemporâneas permite aos alunos fazer conexões com diferentes contextos históricos e sociais, contribuindo para o enriquecimento do repertório cultural e intelectual, além de prepará-los para os desafios do ensino médio e futuros exames.

  • Leitura e interpretação de trechos literários.
  • Identificação de argumentos e temas principais.
  • Discussão em grupo e apresentação de análises.

Metodologia

A metodologia aplicada segue abordagens interativas que promovem a autorregulação dos alunos e uma aprendizagem ativa, centrada no aluno. Envolver os estudantes de modo que atuem como protagonistas do processo de aprendizagem, e despertá-los para a autonomia, são pontos centrais da prática pedagógica nesta atividade. Fomentar discussões e reflexões em grupo são estratégias para promover o engajamento ativo através do trabalho colaborativo.

  • Divisão dos alunos em pequenos grupos para o trabalho colaborativo.
  • Busca ativa de informações através de pistas literárias.
  • Discussões em grupo sobre os trechos encontrados e seu significado.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planeada para acontecer ao longo de uma aula de 60 minutos. Dentro deste intervalo, as etapas de introdução, execução da atividade prática em grupo e apresentação dos resultados devem ocorrer de forma otimizada, para garantir uma aprendizagem eficiente e aproveitosa.

  • Aula 1: Introdução ao 'Caça ao Tesouro Literário', formação dos grupos, busca pelas pistas, discussão em grupo e apresentação das conclusões.
  • Momento 1: Introdução e formação dos grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando o objetivo da atividade 'Caça ao Tesouro Literário'. Explique aos alunos que eles trabalharão em pequenos grupos para encontrar e analisar trechos literários escondidos pela sala. Organize os alunos em grupos de 4 a 5 integrantes, promovendo diversidade de habilidades e perfis em cada grupo. É importante que o professor incentive todos a participarem ativamente e esclareça qualquer dúvida sobre a dinâmica da atividade.

    Momento 2: Busca pelas pistas literárias (Estimativa: 15 minutos)
    Após a formação dos grupos, explique a localização das pistas pela sala. Informe que cada pista contém um trecho literário de uma obra clássica ou contemporânea. Em seguida, dê início à caça, permitindo que os grupos se movimentem pela sala em busca dos trechos. Observe se todos os grupos estão engajados e intervenha caso algum grupo encontre dificuldades. Este momento termina assim que todos os grupos localizarem suas pistas.

    Momento 3: Análise dos trechos literários (Estimativa: 15 minutos)
    Com todos os grupos reunidos novamente, peça que discutam entre si os temas, personagens e argumentos contidos nos trechos encontrados. Sugira que usem um quadro branco ou um papel grande para anotar suas ideias e observações. Circule entre os grupos, auxiliando quando necessário, e observe como os alunos articulam suas análises. Incentive a liderança dentro dos grupos e a escuta ativa de todos os participantes.

    Momento 4: Apresentação das conclusões (Estimativa: 15 minutos)
    Cada grupo apresentará suas análises ao restante da turma. Peça que compartilhem suas reflexões acerca dos temas e argumentos dos trechos literários e como eles contribuem para o enredo da obra. Incentive a turma a fazer perguntas e comentários sobre as apresentações. Avalie as apresentações com base na profundidade da análise e na clareza da comunicação. Encoraje uma apreciação mútua entre os grupos, destacando pontos fortes de cada apresentação.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere usar recursos visuais e textuais de fácil compreensão. Permita que alunos com dificuldades específicas participem mais da discussão em grupo do que da apresentação. Adapte as pistas literárias com fontes em tamanho maior e contraste de cor adequado. Utilize gravações de áudio para auxiliar alunos com dificuldade de leitura. Mantenha uma postura aberta e acolhedora, garantindo que todos tenham espaço para contribuir de acordo com suas possibilidades. Motive os alunos a se apoiar mutuamente, criando um ambiente de cooperação e respeito.

Avaliação

O processo avaliativo desta atividade envolve uma combinação de autoavaliação, avaliação por pares e observação do professor. Esta combinação assegura a avaliação formativa que promove o crescimento contínuo dos alunos em habilidades críticas e comunicativas. A avaliação fomenta o feedback contínuo, revitalizando o interesse dos alunos na análise literária por meio de reflexão crítica e colaborativa.

  • Autoavaliação das habilidades adquiridas por cada aluno.
  • Avaliação por pares focada na contribuição individual dentro do grupo.
  • Observação do professor durante as discussões e apresentações.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade são projetados para serem acessíveis e interativos com o objetivo de proporcionar um ambiente favorável à aprendizagem colaborativa. A ideia é utilizar materiais que estejam facilmente disponíveis e que incentivem a participação ativa dos alunos.

  • Cópias de trechos de obras literárias clássicas e contemporâneas.
  • Cartões ou envelopes contendo pistas literárias.
  • Quadro branco ou projetor para apresentações.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos que os professores enfrentam grandes desafios ao incluir estratégias inclusivas em suas aulas diárias. Para este plano, sugere-se medidas simples e eficazes que não irão onerar financeiramente ou em termos de tempo. Estratégias como a utilização de resumos multimodais, uso de materiais táteis e um ambiente interativo irão garantir um aprendizado inclusivo e acessível a toda classe, promovendo a equidade no acesso à educação de qualidade.

  • Utilização de resumos multimodais (áudio, visual, tátil) para engajamento máximo dos alunos.
  • Criação de um ambiente interativo que permita a participação equitativa de todos.
  • Promoção de feedback construtivo para auxiliar nas diferentes necessidades de aprendizagem.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo