Caça-palavras Ambíguos: em busca de homônimos

Desenvolvida por: Livia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Homônimos e Contexto Linguístico

Nesta atividade prática, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos ao fascinante mundo dos homônimos através de um caça-palavras temático. Divididos em equipes, os estudantes terão a oportunidade de explorar palavras que, embora compartilhem a mesma pronúncia ou ortografia, distinguem-se pelo seu significado. O desafio não se encerra na identificação das palavras; após essa etapa, cada equipe deverá criar frases inovadoras que revelem a ambiguidade dessas palavras, evidenciando como o contexto pode influenciar drasticamente na interpretação. Esta atividade visa não somente aprimorar as habilidades linguísticas dos alunos, mas também desenvolver uma compreensão mais profunda sobre as nuances e a riqueza da língua portuguesa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover a reflexão sobre a importância do contexto na interpretação textual, além de conscientizar os alunos sobre a diversidade e complexidade da língua portuguesa através do estudo de homônimos. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes sejam capazes de identificar e diferenciar homônimos, utilizando-os corretamente em frases próprias, e também que desenvolvam a habilidade de analisar como o contexto influencia a interpretação de textos e palavras.

  • Identificar homônimos e compreender suas diferentes aplicações conforme o contexto;
  • Desenvolver habilidades de interpretação e análise linguística;
  • Promover a criatividade e o trabalho em equipe ao criar frases que ilustrem o uso de homônimos;
  • Conscientizar sobre a importância do contexto no entendimento de textos e palavras.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP04: Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, relacionando as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem etc., com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes.
  • EF69LP05: Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.
  • EF69LP14: Formular perguntas e decompor, com a ajuda dos colegas e dos professores, tema/questão polêmica, explicações e ou argumentos relativos ao objeto de discussão para análise mais minuciosa e buscar em fontes diversas informações ou dados que permitam analisar partes da questão e compartilhá-los com a turma.

Conteúdo Programático

A atividade focará no estudo dos homônimos, os quais serão centralizados tanto na fase de caça-palavras quanto na criação de frases. O conteúdo envolverá também a análise de contexto para a interpretação de textos, demonstrando a relevância da habilidade linguística na compreensão efetiva e apropriada dos significados. Este tema instiga as facetas da linguagem e fomenta a reflexão crítica sobre o uso e a escolha das palavras.

  • Homônimos: palavras homógrafas e homófonas;
  • Importância do contexto na interpretação de textos;
  • Criação de frases com palavras de múltiplos significados;
  • Análise de textos com ambiguidade linguística.

Metodologia

A atividade será realizada em duas etapas principais: o caça-palavras e a criação de frases. Primeiro, os alunos serão divididos em equipes para que, de forma colaborativa, participem do caça-palavras temático focado em homônimos. Em seguida, após a identificação das palavras, cada equipe será instigada a construir frases criativas que evidenciem os diferentes significados dos homônimos encontrados, considerando o contexto. A roda de debate servirá para a apresentação e discussão das frases criadas, permitindo um espaço para análise e reflexão conjunta.

  • Atividade Mão-na-massa: Caça-palavras temático
  • Criação colaborativa de frases
  • Roda de Debate: Apresentação e análise das frases

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos, totalizando 100 minutos. Na primeira aula, após uma breve introdução sobre o tema e objetivos, os alunos executarão o caça-palavras em equipes. Na segunda aula, as equipes criarão as frases e, posteriormente, participarão da roda de debate para apresentação e discussão de suas criações.

  • Aula 1: Introdução e execução do caça-palavras
  • Aula 2: Criação de frases e Roda de Debate

Avaliação

A avaliação será formativa e contínua, considerando a participação individual e em equipe, a criatividade e correção linguística nas frases criadas, além da capacidade de argumentação e análise demonstrada durante a roda de debate. Será dada particular atenção à habilidade de identificar homônimos corretamente e de construir frases que eficazmente evidenciem a ambiguidade de significados, conforme o contexto. Exemplos de frases e discussões durante a roda de debate servirão como parâmetros para avaliar o entendimento dos alunos sobre o tema.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários caça-palavras impressos contendo homônimos, quadro branco e marcadores para anotações e instruções, além de computador e projetor para apresentação das equipes. Materiais para anotação, como papel e lápis, serão igualmente importantes para que os alunos possam esboçar suas ideias durante a fase de criação de frases.

  • Caça-palavras impressos temáticos
  • Quadro branco e marcadores
  • Computador e projetor
  • Materiais para anotação (papel e lápis)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo