Criando biografias linguísticas: A história dos nossos idiomas

Desenvolvida por: Aristó… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Multiculturalismo e Língua

Neste plano de aula, propõe-se uma atividade que permita aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental explorar e refletir sobre a presença de estrangeirismos em suas vidas, identificando a maneira como palavras de outras línguas se entrelaçam em suas experiências pessoais, culturais e linguísticas. Os alunos serão convidados a escrever uma 'biografia linguística', um relato pessoal que mapeie sua relação com palavras de outras línguas que fazem parte do seu cotidiano. A atividade visa promover a compreensão dos processos de interculturalidade e da influência de diferentes idiomas no Português falado no Brasil. Além da escrita, a atividade incluirá uma roda de conversa, na qual os alunos compartilharão suas biografias, discutindo a origem, a história e o impacto desses estrangeirismos em suas vidas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover nos alunos a capacidade de reflexão sobre a diversidade linguística e cultural presente em seu cotidiano, por meio da análise de seu próprio repertório linguístico. Espera-se que eles sejam capazes de reconhecer e valorizar a influência de diferentes idiomas e culturas no Português, desenvolvendo uma maior consciência linguística. Além disso, a atividade tem por finalidade levar os estudantes a perceberem a importância da língua como elemento de identidade e interação social, fomentando habilidades de escrita, leitura crítica e oralidade.

  • Desenvolver consciência sobre a diversidade linguística e cultural.
  • Analisar o impacto de estrangeirismos no Português.
  • Estimular a escrita criativa e reflexiva.
  • Promover habilidades de leitura crítica.
  • Fomentar a oralidade por meio de partilha de experiências.

Conteúdo Programático

A atividade será fundamentada no estudo da diversidade linguística, abordando temas como multiculturalismo, interculturalidade e influências estrangeiras na língua portuguesa. Será explorado o conceito de biografia linguística como uma ferramenta para refletir sobre a identidade linguística e cultural dos alunos, além de promover o entendimento sobre como as palavras e expressões de outras línguas se integram ao seu cotidiano e ao idioma que falam.

  • Multiculturalismo e sua influência na língua
  • Conceito de biografia linguística
  • Estrangeirismos no Português
  • Língua como elemento de identidade
  • Habilidades de escrita, leitura e oralidade

Metodologia

Utilizando-se de metodologias ativas, os alunos serão os protagonistas de seu aprendizado ao investigar e refletir sobre sua própria história linguística. Iniciaremos com uma sensibilização sobre a presença e importância dos estrangeirismos em nosso idioma. Os alunos, então, escreverão suas biografias linguísticas, seguindo orientações que estimulem a reflexão sobre a origem e o significado desses termos em suas vidas. Posteriormente, realizar-se-á uma roda de conversa, onde compartilharão suas histórias, promovendo intercâmbio cultural e linguístico no grupo.

  • Sensibilização sobre o multiculturalismo
  • Escrita individual da biografia linguística
  • Roda de conversa para compartilhamento das biografias
  • Reflexão dirigida sobre as biografias compartilhadas
  • Discussão sobre a influência mútua das culturas no idioma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em três aulas de 40 minutos, permitindo aprofundamento e assimilação dos conteúdos por parte dos alunos.

  • Aula 1: Introdução ao tema e início do trabalho nas biografias linguísticas
  • Aula 2: Continuação da escrita das biografias
  • Aula 3: Roda de conversa para compartilhamento e reflexão

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focada no engajamento dos alunos e na qualidade da reflexão individual e coletiva. Será avaliado o esforço na escrita pessoal, a capacidade de análise e reflexão sobre a própria linguagem e a participação ativa nas discussões. A riqueza de detalhes na biografia, a clareza ao expressar as ideias durante a roda de conversa e o respeito pelas experiências alheias serão critérios relevantes. Exemplos de contribuições significativas e reflexões profundas poderão ser destacados como forma de reconhecimento.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos como papel e caneta para a escrita das biografias linguísticas. Recursos adicionais incluem o uso do quadro para orientações gerais e para a apresentação das diretrizes da biografia. Será útil o acesso a dicionários ou à internet para pesquisa de significados e origens dos estrangeirismos.

  • Papel e canetas
  • Quadro para anotações e orientações
  • Dicionários ou acesso à internet
  • Espaço apropriado para roda de conversa

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo