Neste plano de aula, propõe-se uma atividade que permita aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental explorar e refletir sobre a presença de estrangeirismos em suas vidas, identificando a maneira como palavras de outras línguas se entrelaçam em suas experiências pessoais, culturais e linguÃsticas. Os alunos serão convidados a escrever uma 'biografia linguística', um relato pessoal que mapeie sua relação com palavras de outras línguas que fazem parte do seu cotidiano. A atividade visa promover a compreensão dos processos de interculturalidade e da influência de diferentes idiomas no Português falado no Brasil. Além da escrita, a atividade incluirá uma roda de conversa, na qual os alunos compartilharão suas biografias, discutindo a origem, a história e o impacto desses estrangeirismos em suas vidas.
O objetivo desta atividade é promover nos alunos a capacidade de reflexão sobre a diversidade linguística e cultural presente em seu cotidiano, por meio da análise de seu próprio repertório linguístico. Espera-se que eles sejam capazes de reconhecer e valorizar a influência de diferentes idiomas e culturas no Português, desenvolvendo uma maior consciência linguística. Além disso, a atividade tem por finalidade levar os estudantes a perceberem a importância da língua como elemento de identidade e interação social, fomentando habilidades de escrita, leitura crítica e oralidade.
A atividade será fundamentada no estudo da diversidade linguística, abordando temas como multiculturalismo, interculturalidade e influências estrangeiras na língua portuguesa. Será explorado o conceito de biografia linguística como uma ferramenta para refletir sobre a identidade linguística e cultural dos alunos, além de promover o entendimento sobre como as palavras e expressões de outras línguas se integram ao seu cotidiano e ao idioma que falam.
Utilizando-se de metodologias ativas, os alunos serão os protagonistas de seu aprendizado ao investigar e refletir sobre sua própria história linguística. Iniciaremos com uma sensibilização sobre a presença e importância dos estrangeirismos em nosso idioma. Os alunos, então, escreverão suas biografias linguísticas, seguindo orientações que estimulem a reflexão sobre a origem e o significado desses termos em suas vidas. Posteriormente, realizar-se-á uma roda de conversa, onde compartilharão suas histórias, promovendo intercâmbio cultural e linguístico no grupo.
A atividade será realizada em três aulas de 40 minutos, permitindo aprofundamento e assimilação dos conteúdos por parte dos alunos.
A avaliação será contínua e formativa, focada no engajamento dos alunos e na qualidade da reflexão individual e coletiva. Será avaliado o esforço na escrita pessoal, a capacidade de análise e reflexão sobre a própria linguagem e a participação ativa nas discussões. A riqueza de detalhes na biografia, a clareza ao expressar as ideias durante a roda de conversa e o respeito pelas experiências alheias serão critérios relevantes. Exemplos de contribuições significativas e reflexões profundas poderão ser destacados como forma de reconhecimento.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos como papel e caneta para a escrita das biografias linguísticas. Recursos adicionais incluem o uso do quadro para orientações gerais e para a apresentação das diretrizes da biografia. Será útil o acesso a dicionários ou à internet para pesquisa de significados e origens dos estrangeirismos.
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