Debate em Cadeia: Argumentos em Ação

Desenvolvida por: Ivonet… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Técnicas Argumentativas em Textos

Esta atividade prática visa envolver os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em um debate estruturado sobre temas polêmicos. Serão formados grupos, aos quais serão atribuídos posicionamentos favoráveis ou contrários a determinados temas. Utilizando operadores de conexão adequados, cada grupo deverá preparar argumentos coesos e coerentes para defender sua posição. A atividade se desenvolve em uma sequência de apresentações de argumentos e contra-argumentos entre os grupos, estimulando os alunos a analisar criticamente as opiniões opostas. O foco será na utilização consciente dos operadores de conexão para estruturar os argumentos de maneira eficaz, garantindo a progressão temática e a clareza do posicionamento. Além disso, os alunos serão encorajados a identificar e analisar os diferentes movimentos argumentativos, compreendendo a importância da sustentação, refutação e negociação em um debate. Esta atividade fornece uma oportunidade para a aplicação prática de técnicas argumentativas em um contexto real, facilitando a compreensão sobre como construir textos argumentativos efetivos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 9º ano uma compreensão aprofundada das técnicas argumentativas, a importância dos operadores de conexão na construção de textos argumentativos e a habilidade de analisar argumentos de forma crítica. Os alunos serão desafiados a desenvolver e apresentar argumentos bem-estruturados, reconhecer e usar operadores de conexão de maneira eficaz, e a compreender diferentes estratégias de argumentação. A atividade também visa melhorar as habilidades de comunicação, fomentar o pensamento crítico e promover a capacidade de negociação e o respeito por diferentes pontos de vista.

  • Desenvolver e defender argumentos utilizando operadores de conexão adequados
  • Durante a atividade de Debate em Cadeia, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental irão desenvolver a habilidade de defender argumentos utilizando operadores de conexão adequados. Para alcançar esse objetivo, os alunos serão divididos em grupos com posicionamentos favoráveis ou contrários a determinados temas polêmicos. Cada grupo deverá preparar argumentos utilizando adequadamente operadores de conexão, tais como 'portanto', 'contudo', 'porém', 'além disso', entre outros, para garantir a clareza e a coesão dos argumentos apresentados. Por exemplo, ao estruturar um argumento que expresse adição de ideias em favor de um tema, um aluno poderia utilizar o operador 'além disso' para conectar suas ideias de forma clara e coerente. Dessa forma, os alunos terão a oportunidade de aplicar na prática a utilização consciente dos operadores de conexão, aprimorando suas habilidades de construção de argumentos consistentes e bem estruturados.

  • Analisar criticamente os argumentos apresentados pelos colegas
  • Compreender e aplicar diferentes técnicas argumentativas
  • Promover habilidades de comunicação e expressão
  • Incentivar o respeito e a consideração por diferentes perspectivas

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF69LP18
  • description": "Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (\"primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão\" etc.)." }, { "code": EF89LP14
  • description": Analisar, em textos argumentativos e propositivos, os movimentos argumentativos de sustentação, refutação e negociação e os tipos de argumentos, avaliando a força/tipo dos argumentos utilizados.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange conceitos chave da argumentação, destacando a importância dos operadores de conexão e a estrutura de um texto argumentativo eficaz. Alunos aprenderão sobre diferentes tipos de argumentos, a estrutura de um debate, e como operadores de conexão são fundamentais para garantir coesão e coerência em seus discursos. Através de atividades práticas, eles aplicarão esses conhecimentos em contextos reais de debate, refinando suas habilidades de argumentação e análise crítica.

  • Operadores de conexão em textos argumentativos
  • O conteúdo programático referente aos operadores de conexão em textos argumentativos abordará a importância dos conectivos na articulação e coesão dos argumentos. Será enfatizada a utilização adequada de conectivos como 'portanto', 'porque', 'contudo', 'além disso', 'todavia', entre outros, para garantir a progressão temática e a clareza do posicionamento. Será realizada uma análise dos diferentes operadores de conexão, destacando como eles contribuem para a estruturação dos argumentos e para a condução do raciocínio do debatedor. Serão apresentados exemplos práticos de como os conectivos podem ser empregados para estabelecer relações lógicas entre as ideias, fortalecendo a argumentação e conferindo coesão ao texto. Além disso, os alunos serão incentivados a identificar e corrigir uso inadequado de conectivos, promovendo assim a compreensão e aplicação correta desses elementos na construção de textos argumentativos.

  • Estrutura e elementos de um debate
  • Técnicas de argumentação: sustentação, refutação e negociação
  • Análise de argumentos: força e tipos de argumentos

Metodologia

Para esta atividade, adotaremos uma metodologia ativa 'Mão-na-massa', que incentiva a participação direta dos alunos na aprendizagem. Os alunos serão divididos em grupos e envolvidos em um processo de preparação e apresentação de argumentos em debates estruturados. Essa abordagem prática permite que os estudantes coloquem em prática suas habilidades argumentativas, promovendo uma participação ativa e engajada. A metodologia visará também a reflexão e análise crítica, facilitando a aplicação do conhecimento teórico em situações práticas de argumentação e debate.

  • Divisão dos alunos em grupos
  • Atribuição de temas polêmicos para cada grupo
  • Os temas polêmicos serão atribuídos a cada grupo de forma a garantir uma abordagem diversificada e a análise de diferentes perspectivas. Para isso, será realizada uma seleção de temas relevantes e controversos, tais como legalização da maconha, redução da maioridade penal, cotas raciais, entre outros. Cada grupo receberá um tema para o qual deverá preparar argumentos favoráveis ou contrários, com base na proposta de discussão. Por exemplo, um grupo pode receber o tema 'Legalização da maconha' e terá a tarefa de formular argumentos a favor e contra a legalização, de modo a promover a pesquisa, a reflexão e a articulação de diferentes pontos de vista. Dessa forma, a atribuição dos temas polêmicos busca estimular a construção de argumentos sólidos e a análise crítica das diferentes perspectivas, contribuindo para o desenvolvimento da habilidade argumentativa e a compreensão das complexidades inerentes a temas controversos.

  • Preparação dos argumentos com base nos temas recebidos
  • Debates estruturados com apresentação de argumentos e contra-argumentos
  • Análise crítica e reflexiva dos argumentos apresentados

Aulas e Sequências Didáticas

Este plano de aula é dividido em 6 aulas de 50 minutos, cobrindo desde a introdução dos conceitos até a realização dos debates e análise das apresentações. Iniciaremos com uma aula expositiva sobre técnicas de argumentação, seguida de sessões de preparação dos grupos e debates. As últimas aulas serão destinadas à apresentação dos debates e análises dos argumentos.

  • Aula 1: Introdução às técnicas de argumentação e aos operadores de conexão
  • Aula 2: Formação dos grupos e escolha dos temas
  • Aula 3: Preparação dos argumentos pelos grupos
  • Momento 1: Organização dos grupos (10 minutos)
    Neste momento, os alunos serão organizados em grupos, com a atribuição prévia dos temas polêmicos. Cada grupo deverá escolher um coordenador responsável por garantir a participação de todos e organizar a preparação dos argumentos.

    Momento 2: Pesquisa e elaboração dos argumentos (25 minutos)
    Os grupos terão um tempo para discutir e pesquisar sobre os temas atribuídos, buscando embasamento teórico e exemplos que sustentem seus argumentos. O objetivo é elaborar argumentos sólidos e coerentes, utilizando os operadores de conexão adequados para garantir a clareza e a progressão temática.

    Momento 3: Apresentação do planejamento (15 minutos)
    Cada grupo terá a oportunidade de apresentar o planejamento inicial dos argumentos, discutir possíveis contra-argumentos que possam surgir e receber feedback da turma. Este momento visa ajudar os grupos a ajustar e aprimorar seus argumentos antes dos debates.

  • Aula 4 e 5: Realização dos debates
  • Aula 6: Análise dos debates e feedback

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade e coerência dos argumentos apresentados, na eficácia do uso dos operadores de conexão, e na capacidade de análise crítica dos argumentos opostos. Será considerado também o desempenho individual e coletivo durante os debates, abrangendo a expressão oral, a clareza da argumentação e a interação com os colegas. Os critérios específicos incluem a estruturação lógica dos argumentos, o uso de evidências para suportar as afirmações, a refutação efetiva de argumentos contrários, e o respeito pelo tempo de fala. Exemplos serão fornecidos para orientar os alunos quanto às expectativas de desempenho.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos tais como sala de aula adequada para debates, quadro para anotações importantes, projetor e computador para apresentações e recursos didáticos como artigos e vídeos relacionados aos temas de debate. Os materiais de apoio incluem guias de técnicas de argumentação e listas de operadores de conexão, que servirão como referência para os alunos durante a preparação dos seus argumentos.

  • Sala de aula com disposição adequada para debates
  • Quadro branco ou quadro negro
  • Projetor e computador
  • Materiais didáticos sobre argumentação
  • Guias de operadores de conexão

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