Debate em Português: Vamos Conversar!

Desenvolvida por: Karina… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade, Leitura, Produção de textos

Esta atividade se baseia em realizar um debate em sala de aula com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, visando aprimorar suas habilidades de oralidade e argumentação em português. Os estudantes serão divididos em grupos e deverão escolher temas contemporâneos que despertem interesse, preparando-se para apresentar argumentos durante o debate. Essa prática visa tanto a compreensão e integração do conteúdo escolar com desafios do mundo contemporâneo, como ética e ciência, quanto o desenvolvimento de habilidades sociais, como escuta ativa e respeito pela diversidade de opiniões. O debate permitirá ainda que os alunos pratiquem a expressão oral e a expansão do vocabulário, o que é essencial para a realização de provas e exames futuros, como o ENEM.

Objetivos de Aprendizagem

A principal meta desta atividade é desenvolver a capacidade dos alunos em se expressar oralmente de forma clara e coerente, articulando argumentos bem estruturados. Parte do objetivo é aprimorar a habilidade de escuta ativa, onde os alunos poderão perceber diferentes perspectivas e aprender a respeitar opiniões diversas. Além disso, espera-se que os alunos ampliem seu vocabulário e utilizem o conhecimento de mundo nas discussões, contextualizando as questões debatidas com suas experiências pessoais e conhecimentos adquiridos em outras disciplinas. Dessa forma, o debate em sala de aula não apenas reforça os conteúdos da Língua Portuguesa, como também promove uma interação interdisciplinar que é rica em aprendizado socioemocional.

  • Aprimorar a habilidade de expressão oral em debates.
  • Desenvolver a capacidade de argumentação e escuta ativa.
  • Ampliar o vocabulário em português.
  • Estabelecer conexões entre os temas contemporâneos e o conhecimento prévio.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89LP30: Produzir textos orais, em diferentes mídias, com escuta atenta e séria das contribuições dos colegas, utilidade e interesse social.
  • EF89LP29: Argumentar em discussões que dizem respeito a questões culturais, éticas ou políticas, considerando a escuta ativa dos outros participantes.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado em desenvolver habilidades de expressão oral e ampliação do repertório linguístico dos alunos. Ao participarem de debates, os alunos aprenderão a construir e defender argumentos convincentes enquanto desenvolvem empatia e a capacidade de ouvir os colegas. O foco está na utilização de uma linguagem formal adequada ao contexto de debate, propiciando uma experiência rica em uso de vocabulário específico e estrutura textual que prioriza clareza e concisão. Através do processo de preparação e execução, os alunos são encorajados a realizar pesquisas sobre os temas escolhidos, aprimorando, assim, habilidades de leitura crítica e capacidade analítica.

  • Desenvolvimento da expressão oral.
  • Construção e defesa de argumentos.
  • Ampliação do repertório linguístico e vocabulário.
  • Pesquisa e leitura crítica para suporte dos argumentos.

Metodologia

O método adotado para essa atividade baseia-se em um aprendizado ativo e participativo, no qual os alunos são protagonistas do processo. O professor atuará como mediador, orientando as etapas de preparação dos argumentos e a formatação do debate. A divisão em grupos permitirá que os alunos colaborem entre si, estimulando a troca de ideias e cooperação. A escolha dos temas pelos próprios alunos será crucial para garantir o engajamento e relevância do debate, promovendo um ambiente aberto para discussão. Este método não só potencializa o aprendizado dos conteúdos escolares, mas também desenvolve competências socioemocionais essenciais, preparando-os para desafios fora da escola.

  • Divisão da turma em grupos para estimular o trabalho colaborativo.
  • Preparação e pesquisa autônoma dos temas debatidos pelos alunos.
  • Mediação pelo professor para orientar e manter a dinâmica do debate.
  • Exploração de temas contemporâneos escolhidos pela turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de uma aula de 60 minutos. No início, o professor apresentará o objetivo da atividade e organizará a turma em grupos, o que ocupará os primeiros 10 minutos da aula. Nos 20 minutos seguintes, cada grupo trabalhará na seleção e preparação rápida dos argumentos sobre os temas escolhidos. Então, durante os 20 minutos seguintes, os grupos apresentarão seus argumentos e participarão de uma rodada de debate. A aula será concluída com 10 minutos de avaliação coletiva e feedback entre os colegas, promovendo a reflexão sobre o desempenho e aprendizado adquirido.

  • Aula 1: Organização da turma e introdução da atividade (10 minutos); Preparação dos argumentos em grupos (20 minutos); Rodada de debate e apresentação dos argumentos (20 minutos); Avaliação e feedback (10 minutos).
  • Momento 1: Organização da turma e introdução da atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando o objetivo da atividade de debate e sua importância para o aprimoramento das habilidades de oralidade e argumentação. Divida a turma em grupos de forma equilibrada para estimular o trabalho colaborativo. Explique as regras do debate, enfatizando a importância da escuta ativa e do respeito à diversidade de opiniões. Permita que os alunos escolham temas contemporâneos que despertem seu interesse, guiando-os na escolha de temas relevantes e realizáveis.

    Momento 2: Preparação dos argumentos em grupos (Estimativa: 20 minutos)
    Peça aos grupos que elaborem seus argumentos a partir do tema escolhido, utilizando materiais de apoio como papéis, canetas e dispositivos para pesquisa na internet. Oriente a pesquisa autônoma, mas ofereça suporte caso algum grupo precise de direcionamento. Circule pela sala para monitorar o progresso e ofereça sugestões para fortalecer os argumentos. É importante que cada grupo tenha papéis bem definidos para que todos participem ativamente.

    Momento 3: Rodada de debate e apresentação dos argumentos (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a rodada de debate, designando um tempo para a apresentação de cada grupo e para réplica e tréplica. Use cronômetros para garantir que todos os grupos tenham oportunidades iguais. Enquanto mediar o debate, observe a clareza, coerência e articulação dos argumentos apresentados. Incentive os alunos a formular contrapontos e escutar ativamente seus colegas. Mantenha a dinâmica do debate fluída e interativa.

    Momento 4: Avaliação e feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza um encerramento reflexivo, proporcionando feedback positivo e construtivo para cada grupo. Avalie a integração do conhecimento prévio aos temas discutidos e a capacidade de cada grupo de escutar ativamente e responder aos contrapontos. Encoraje a autoavaliação para que os alunos reflitam sobre seu desempenho e áreas a melhorar. Finalize reforçando a importância do respeito e da comunicação efetiva em debates.

Avaliação

A avaliação desta atividade busca mensurar a eficácia com que os alunos conseguem colocar em prática as habilidades desenvolvidas durante o debate. O objetivo é avaliar a capacidade de expressão oral e argumentação coerente e estruturada, além da habilidade de escuta ativa. Os alunos serão avaliados pela clareza de seus argumentos, integração de conhecimento prévio, capacidade de responder a contrapontos e envolvimento durante o debate. O feedback irá procurar ser construtivo, orientando os alunos sobre como aprofundar suas habilidades de argumentação e assimilar diferentes perspectivas. Recomenda-se a possibilidade de autoavaliação dos alunos quanto ao seu desempenho e aprendizado durante a atividade visando uma reflexão sobre o próprio crescimento.

  • Clareza e coerência dos argumentos apresentados.
  • Integração de conhecimento prévio aos temas discutidos.
  • Capacidade de escuta ativa e resposta a contrapontos.
  • Autoavaliação e reflexão sobre o desempenho no debate.

Materiais e ferramentas:

Para o desenvolvimento desta atividade, recursos básicos como materiais de escrita, como folhas de papel e canetas, serão necessários para a anotação e organização dos argumentos. Incentiva-se o uso de recursos digitais, como pesquisas online, para auxiliar os alunos na obtenção de informações relevantes sobre os temas escolhidos. A sala de aula deve ser adaptada para permitir o movimento livre e a disposição dos grupos de forma que todos possam participar ativamente do debate. Recomenda-se também o uso de cronômetros para ajudar na gerência de tempo durante as apresentações e debates.

  • Materiais de escrita (papéis e canetas).
  • Acesso à internet para pesquisa de informações.
  • Cronômetros para a gestão de tempo durante a atividade.
  • Espaço em sala de aula adaptado para disposição dos grupos.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a inclusão é um desafio constante no ambiente escolar. Felizmente, para esta atividade, não há necessidades específicas de adaptações para alunos com condições ou deficiências. No entanto, é crucial garantir um ambiente onde todos os alunos se sintam parte do processo de aprendizado. Estratégias para um debate respeitoso incluem a prática da escuta ativa e o respeito às opiniões de todos os participantes, promovendo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como empatia e resiliência. Adicionalmente, recursos digitais e físicos devem ser utilizados de maneira equitativa para não privilegiar determinados grupos.

  • Promover um ambiente seguro e inclusivo, respeitando a diversidade de opiniões.
  • Utilizar recursos de maneira equitativa, sem privilegiar grupos específicos.
  • Fomentar a prática de escuta ativa e debate respeitoso.
  • Incentivar a empatia e resiliência através da atividade.

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