A atividade 'Debates Digitais: A Arena dos Argumentos' tem como premissa a utilização da metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os alunos terão o primeiro contato com o tema proposto através de materiais digitais fornecidos previamente, como vídeos, artigos e podcasts. Esses materiais abordarão um tema atual e provocativo, selecionado para estimular a análise crítica e o desenvolvimento de habilidades argumentativas dos alunos. Após o período de preparação autônoma, os estudantes se reunirão em sala de aula para participar de debates estruturados em grupos, onde cada grupo defenderá uma perspectiva diferente do assunto em foco. Através desta dinâmica, espera-se não só aprimorar a capacidade dos alunos de argumentar e defender suas posições com base em evidências e raciocínio lógico, mas também promover o respeito pelas divergências de opinião e a habilidade de ouvir e considerar argumentos contrários de maneira construtiva.
Esta atividade busca desenvolver nos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental habilidades críticas fundamentais, como a capacidade de analisar e compreender diferentes tipos de argumentos e opiniões, além de promover o desenvolvimento de uma comunicação eloquente e persuasiva. Através da identificação de teses, argumentos, e contra-argumentos em materiais digitais, e posterior defesa de pontos de vista em debates, os estudantes aprenderão a estruturar suas próprias argumentações de forma coerente e fundamentada, respeitando sempre as opiniões divergentes.
O conteúdo programático envolve o estudo e a prática de técnicas de argumentação, análise de textos argumentativos e o desenvolvimento de habilidades de debate. Os alunos entrarão em contato com uma variedade de formatos e estratégias de argumentação por meio dos materiais digitais fornecidos e, durante os debates em sala, aplicarão esses conhecimentos de maneira prática, aprendendo a identificar pontos chave em argumentos e a construir contra-argumentos sólidos.
A metodologia ativa Sala de Aula Invertida será utilizada para engajar os alunos na aprendizagem autônoma antes do encontro em classe. Eles receberão materiais digitais sobre um tema controverso para estudar e, com base nesses materiais, prepararão seus argumentos e contra-argumentos. Em sala, serão formados grupos que representarão diferentes perspectivas do tema em discussão, promovendo debates onde as habilidades de argumentação, análise crítica e respeito por opiniões divergentes serão colocadas à prova.
A carga horária total da atividade é de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, serão realizadas as apresentações dos argumentos preparados pelos alunos a partir da análise dos materiais digitais. Na segunda aula, ocorrerão os debates em si, com a formação dos grupos e a defesa das diferentes perspectivas.
A avaliação dos alunos será realizada com base em diversos critérios como a qualidade e coerência dos argumentos apresentados, a capacidade de análise crítica, o respeito demonstrado por opiniões divergentes e a eficácia na comunicação de suas próprias ideias. Cada membro do grupo receberá uma avaliação individual e uma avaliação coletiva, com base na performance do grupo durante o debate. Exemplos de atividades avaliativas incluem a preparação de um resumo argumentativo escrito dos pontos discutidos e a participação ativa no debate.
Os recursos incluem uma seleção criteriosa de materiais digitais como vídeos, artigos e podcasts relacionados ao tema controverso escolhido. Além disso, será utilizado um espaço adequado em sala de aula para facilitar os debates, juntamente com ferramentas de gravação para capturar os debates para análises posteriores.
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