Decifrando Canções

Desenvolvida por: Ilza H… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística em músicas populares brasileiras

A atividade 'Decifrando Canções' é projetada para envolver os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em uma análise aprofundada da estrutura linguística de letras de músicas populares brasileiras, focando na identificação e categorização de orações subordinadas (substantivas, adjetivas e adverbiais). Divididos em grupos, os alunos receberão trechos de diferentes canções e, através da análise, deverão identificar os tipos de orações presentes, explorando sua função e importância no contexto da canção. Após a categorização, cada grupo fará uma apresentação para compartilhar suas descobertas, explicando o processo de identificação de cada tipo de oração e argumentando sobre sua relevância na construção de significados nas músicas. Essa metodologia ativa fomenta não só o desenvolvimento de habilidades analíticas e linguísticas, mas também promove o trabalho em equipe, a argumentação e a oratória, elementos essenciais para o crescimento acadêmico e pessoal dos alunos. Através dessa atividade, pretende-se criar uma ponte entre a análise linguística e o contexto cultural brasileiro, valorizando a riqueza da nossa música e incentivando um olhar crítico e reflexivo sobre a língua portuguesa.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal o desenvolvimento da capacidade analítica linguística dos alunos, promovendo um entendimento profundo sobre as orações subordinadas e suas funções dentro de textos, neste caso, letras de músicas. Visa-se também estimular a capacidade de trabalho em equipe, o pensamento crítico, a argumentação baseada em evidências e a habilidade de falar em público. Por meio da análise de letras de músicas, os alunos poderão relacionar o conteúdo aprendido em sala de aula com exemplos reais e culturalmente relevantes, potencializando sua capacidade de interpretar, analisar e criar discursos eficazes e coerentes.

  • Identificar e categorizar orações subordinadas em textos.
  • Analisar a função das orações subordinadas no contexto das letras de músicas.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e cooperação.
  • Estimular a capacidade de argumentação e oratória dos alunos.
  • Associar a gramática com aspectos culturais e sociais da língua portuguesa.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP26 - Identificar e analisar o uso de orações subordinadas substantivas, adjetivas e adverbiais em textos de diferentes gêneros.

Conteúdo Programático

A atividade aborda o estudo das orações subordinadas - substantivas, adjetivas e adverbiais - por meio da análise de letras de músicas populares brasileiras, oferencendo aos alunos uma maneira dinâmica e contextualizada de aprender a matéria. Este conteúdo é essencial para a compreensão e análise linguística, possibilitando aos estudantes uma melhor interpretação de textos e aprofundando seu conhecimento sobre a estrutura da língua portuguesa, sempre conectando a gramática ao contexto cultural em que estão inseridos, promovendo assim uma aprendizagem significativa.

  • Orações Subordinadas Substantivas
  • Orações Subordinadas Adjetivas
  • Orações Subordinadas Adverbiais
  • Análise de Letras de Músicas
  • Apresentação e Debate

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade propõe uma abordagem participativa e colaborativa, onde os alunos são protagonistas do processo de aprendizagem. Após a divisão em grupos, cada um receberá trechos de letras de músicas populares brasileiras. Usando materiais de apoio e orientações fornecidas previamente, os grupos discutirão e analisarão os trechos para identificar e categorizar as orações subordinadas presentes. As conclusões dessa análise serão apresentadas em forma de seminário, fomentando a expressão oral, a argumentação e a capacidade de trabalhar em equipe. O professor atuará como mediador, fornecendo suporte e orientações durante todo o processo.

  • Divisão dos alunos em grupos
  • Distribuição de trechos de letras de músicas
  • Discussão e análise dos trechos em grupo
  • Preparação de apresentações sobre as descobertas
  • Realização de seminários pelos grupos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Decifrando Canções' será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema, formarão os grupos e começarão a análise dos trechos de músicas fornecidos. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas análises e prepararão suas apresentações. Seguirá a fase de seminários, onde cada grupo terá a oportunidade de compartilhar suas descobertas com a classe.

  • Aula 1: Introdução à atividade, divisão em grupos e início da análise dos trechos.
  • Aula 2: Finalização das análises, preparação e realização das apresentações.

Avaliação

A avaliação será formativa e terá como foco a participação, a colaboração em grupo, a capacidade de análise linguística e a qualidade das apresentações. Serão considerados os seguintes critérios: entendimento e identificação correta das orações subordinadas, capacidade de argumentação e justificativa das análises, eficácia na comunicação durante as apresentações e o trabalho em equipe. Feedback construtivo será oferecido após as apresentações, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos. Exemplos de êxitos e áreas para melhoria serão discutidos, proporcionando uma aprendizagem significativa e engajadora para todos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários os seguintes recursos: trechos impressos de letras de músicas populares brasileiras, quadro branco ou lousa digital para anotações e apresentações, computadores ou tablets com acesso à internet para pesquisa de letras e contextos adicionais, além de materiais de apoio como dicionários ou acesso a plataformas online de análise linguística. Esses recursos são fundamentais para apoiar os alunos na análise e interpretação das letras, permitindo assim uma experiência de aprendizagem mais rica e profunda.

  • Trechos impressos de letras de músicas
  • Quadro branco ou lousa digital
  • Computadores ou tablets com acesso à internet
  • Materiais de apoio (dicionários, plataformas online)

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo