Desvendando o Mundo das Metáforas

Desenvolvida por: Fabric… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística/semiótica

Nesta aula, os alunos explorarão o uso das metáforas em diferentes contextos, desde a literatura clássica até as músicas modernas. A atividade envolve identificar e interpretar metáforas em textos fornecidos, discutindo seu efeito de sentido e a intenção do autor. Os alunos serão divididos em grupos para criarem suas próprias metáforas e apresentarem à classe, promovendo um debate sobre as diferentes interpretações possíveis. Essa abordagem não apenas enriquece o entendimento dos alunos sobre o uso de figuras de linguagem, mas também promove habilidades críticas e analíticas ao refletirem sobre a linguagem e suas múltiplas camadas de significação. Ao final, espera-se que os alunos vejam as metáforas não apenas como elementos estilísticos, mas como poderosas ferramentas comunicativas que podem influenciar e moldar percepções.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem nesta aula são voltados para aprimorar as habilidades dos alunos em identificar e interpretar metáforas dentro de diferentes tipos de texto. Espera-se que os alunos desenvolvam a capacidade de distinguir entre o sentido literal e figurado, analisando o uso de metáforas em contextos diversos, como a literatura clássica e as letras de músicas contemporâneas. Além disso, a atividade busca estimular a criatividade dos alunos, permitindo que eles criem suas próprias metáforas e compreendam as diferentes interpretações que podem resultar de sua aplicação. Esta experiência educacional em grupo promove, ainda, a competência em apresentar argumentos e contra-argumentos de maneira ponderada, respeitando as opiniões diversas de seus colegas.

  • Identificar e interpretar metáforas em diferentes tipos de texto.
  • Distinguir entre sentido literal e figurado.
  • Criar metáforas próprias e discutir suas interpretações possíveis.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP15: Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participação em discussões sobre temas controversos e/ou polêmicos.
  • EF09LP11: Inferir efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos de coesão sequencial (conjunções e articuladores textuais).

Conteúdo Programático

No contexto deste plano de aula, o conteúdo programático é pautado no conceito e uso das metáforas, sua identificação e análise crítica em diferentes contextos textuais. Os alunos mergulharão em exemplos da literatura clássica e contemporânea, além de músicas modernas, para interpretar e discutir os efeitos de sentido e intenções comunicativas dos autores. Esse processo envolve o reconhecimento da diferença entre linguagem literal e figurativa, proporcionando uma reflexão mais profunda sobre as sutilezas da linguagem. A criação de metáforas próprias pelos alunos e suas apresentações em grupo contribuem para o desenvolvimento das habilidades expressivas e de argumentação.

  • Conceito de metáfora e seu uso em diferentes tipos de texto.
  • Análise crítica de metáforas em literatura e música.
  • Reconhecimento de linguagem figurada e literal.

Metodologia

A metodologia desta atividade apoia-se em uma abordagem colaborativa e investigativa, centrada no aluno. A divisão dos alunos em grupos favorece o aprendizado social e o desenvolvimento de habilidades interpessoais, como a escuta ativa e o respeito às diferentes opiniões. A análise de textos com metáforas e a criação autoral incentivam uma postura ativa na aprendizagem, apoiada por debates que promovem a troca de ideias e a reflexão crítica sobre as significações possíveis. Incentiva-se o uso da tecnologia, como a pesquisa online de exemplos de metáforas, para enriquecer o repertório cultural dos alunos e trazer novas perspectivas para a sala de aula.

  • Abordagem colaborativa com trabalhos em grupo.
  • Análise e discussão crítica de textos.
  • Pesquisa em multimídia para ampliar repertório de metáforas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de uma aula de 60 minutos, aproveitando ao máximo esse tempo para uma abordagem profunda do tema. A aula será dividida em momentos de exposição teórica, análise prática e discussão em grupo, seguidos pela apresentação das criações dos alunos. Esta estrutura compacta e focada garante que todos os principais tópicos sejam abordados de maneira envolvente, promovendo o aprendizado significativo e colaborativo.

  • Aula 1: Introdução às metáforas, análise de exemplos em grupo, criação e apresentação de metáforas próprias pelos alunos.
  • Momento 1: Introdução ao Conceito de Metáfora (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula explicando o conceito de metáfora aos alunos. Utilize exemplos simples e do cotidiano para contextualizar. É importante que apresente algumas metáforas conhecidas e discuta o significado literal e figurado de cada uma. Permita que os alunos façam perguntas para esclarecer dúvidas iniciais. Use recursos visuais, como um quadro branco digital ou slides, para ilustrar as metáforas.

    Momento 2: Análise em Grupo de Metáforas (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e entregue a cada grupo um texto literário ou letra de música que contenha metáforas. Peça que os grupos identifiquem as metáforas e discutam o efeito de sentido de cada uma. Observe se os alunos estão compreendendo a diferença entre o sentido literal e figurado. Circule entre os grupos para oferecer apoio e orientação, incentivando discussões aprofundadas. Avalie essa etapa pela participação e colaboração dos alunos.

    Momento 3: Criação de Metáforas Próprias (Estimativa: 15 minutos)
    Convide os alunos a criarem suas próprias metáforas, individualmente ou em pares. Incentive a criatividade, reforçando que não há resposta certa ou errada. Após a criação, peça aos alunos que compartilhem suas metáforas com a classe, estimulando debates sobre as diferentes interpretações possíveis. Avalie pela originalidade das metáforas e pela habilidade de interpretação demonstrada pelos alunos.

    Momento 4: Apresentação e Discussão (Estimativa: 10 minutos)
    Escolha alguns grupos para apresentarem suas metáforas para toda a turma, incentivando que a classe discuta o impacto e as múltiplas camadas de significado das criações apresentadas. É importante que os alunos expressem suas opiniões de forma respeitosa e considerada. Conduza a discussão de forma a incluir o maior número de alunos possível. Avalie pela capacidade de comunicação e interação dos alunos durante o debate.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere a diversificação dos materiais de apoio, como áudios ou textos adaptados, para que todos os alunos possam acessar o conteúdo de acordo com suas necessidades. Crie espaços acolhedores nos grupos de discussão para que alunos mais introvertidos ou com dificuldade de comunicação sintam-se confortáveis para participar. Permita o uso de dispositivos digitais que possam auxiliar na produção e apresentação de metáforas. Esteja atento ao ritmo de aprendizado dos alunos, oferecendo tempos extras para aqueles que possam precisar. Não se preocupe em ter todos os recursos prontos, o simples fato de acolher já faz grande diferença!

Avaliação

A avaliação desta atividade será diversificada para abranger diferentes aspectos do aprendizado e habilidades dos alunos. O objetivo é avaliar a capacidade de identificar e interpretar metáforas, a criatividade na criação de metáforas próprias, e a habilidade de discussão e argumentação. Critérios mensuráveis incluirão a precisão na interpretação de metáforas, originalidade e clareza na criação das próprias, e o respeito aos turnos de fala e desenvoltura ao expor ideias. Exemplos práticos incluem a observação durante a discussão em grupo e a análise das metáforas criadas pelos alunos. Adaptativamente, os alunos podem receber feedback formativo ao longo das atividades, garantindo apoio contínuo e ajustado às suas necessidades e progresso, favorecendo a reflexão crítica e a autonomia em sua jornada de aprendizagem.

  • Identificação e interpretação precisa de metáforas.
  • Originalidade na criação de metáforas próprias.
  • Participação efetiva e respeitosa em discussões em grupo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para essa atividade incluem textos literários selecionados, letras de músicas atuais e ferramentas tecnológicas para pesquisa e apresentação. Essa diversidade de materiais ajuda a engajar os alunos com diferentes interesses e estilos de aprendizagem. Utilizar materiais textuais variados e acessar bancos de dados digitais também permite que os alunos explorem autonomamente e tragam exemplos pertinentes para a discussão, apoiando o desenvolvimento de competências digitais e informacionais.

  • Textos literários e letras de músicas.
  • Acesso a ferramentas de apresentação digital (como PowerPoint).
  • Uso de Internet para pesquisa de metáforas.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos do árduo trabalho que envolve a prática docente, mas é fundamental pensar em estratégias que garantam a inclusão e acessibilidade de todos os alunos. Neste plano de aula, são sugeridas práticas simples e eficazes para assegurar a participação de todos os alunos: proporcionar espaços para que os diferentes ritmos de aprendizagem sejam respeitados, fomentar a discussão inclusiva garantindo que todos os alunos tenham a oportunidade de expressar suas ideias e adaptarem, se necessário, materiais digitais para que sejam acessíveis a todos. A abordagem ética e a consideração das necessidades individuais são fundamentais para promover uma sala de aula mais justa.

  • Espaços que respeitem diferentes ritmos de aprendizagem.
  • Promoção de discussões inclusivas.
  • Adaptação de materiais digitais para ampla acessibilidade.

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