Desvendando o Mundo das Notícias

Desenvolvida por: Thais … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Mídia e Informação

Neste plano de aula, os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental são convidados a mergulhar no universo da mídia jornalística através de uma abordagem prática e reflexiva. A atividade 'Desvendando o Mundo das Notícias' propõe analisar diferentes formatos jornalísticos como notícias, reportagens e memes para desenvolver capacidades críticas na interpretação e produção midiática. A atividade começa com os alunos sendo divididos em grupos e encaminhados a estações de trabalho, onde terão a oportunidade de explorar exemplos variados de mídia. O objetivo é identificar o fato central, suas circunstâncias principais e possíveis consequências em cada exemplo. Para enriquecer a compreensão, eles também deverão observar a perspectiva e abordagem utilizada na construção de cada peça midiática. Após esta análise inicial, os estudantes se reunirão em uma roda de debate para compartilhar suas descobertas e discutir o impacto das diferentes abordagens jornalísticas no público. Esta metodologia ativa busca não só aprimorar a capacidade analítica dos alunos mas também fomentar habilidades sociais e argumentativas.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências críticas relacionadas à mídia jornalística entre os alunos do 9º ano. Os estudantes aprenderão a distinguir os diferentes formatos de notícias, a identificar os elementos centrais e circunstâncias de eventos reportados, bem como as consequências dessas narrativas. A análise de memes e outras formas mais lúdicas de jornalismo visual permitirá que eles compreendam como a ironia e o humor podem ser utilizados para comentar questões sociais importantes. Ao participar da roda de debate, os alunos também desenvolverão habilidades de comunicação e argumentação, aprendendo a expressar suas ideias claramente e a considerar diferentes perspectivas.

  • Desenvolver a capacidade de análise crítica de diferentes formatos jornalísticos.
  • Identificar o fato central, as principais circunstâncias e as decorrências nas notícias.
  • Compreender a importância da perspectiva e da abordagem na construção de narrativas jornalísticas.
  • Aprimorar habilidades de comunicação e argumentação em contextos de debate.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP01: Diferenciar liberdade de expressão de discursos de ódio, posicionando-se contrariamente a esse tipo de discurso e vislumbrando possibilidades de denúncia quando for o caso.
  • EF69LP03: Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
  • EF69LP16: Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é desenhado para introduzir os estudantes ao universo do jornalismo e suas várias formas, focando na habilidade de discernir entre diferentes tipos de mídia e entender a construção de narrativas jornalísticas. Os participantes irão explorar notícias, reportagens, memes e outros formatos, aprendendo sobre os elementos que compõem cada tipo e a importância do contexto, perspectiva e abordagem autoral. Além disso, a atividade em roda de debate incentiva o desenvolvimento de habilidades orais e argumentativas, essenciais para a comunicação eficaz.

  • Análise de notícias e reportagens: identificação do fato central, circunstâncias principais e decorrências.
  • Estudo de memes e outros formatos visuais de jornalismo: compreensão da crítica, humor e ironia.
  • A importância da abordagem e perspectiva na construção do conteúdo jornalístico.
  • Desenvolvimento de habilidades de debate e argumentação.

Metodologia

A aprendizagem será conduzida através de uma metodologia ativa, centrada no aluno, promovendo uma experiência imersiva e participativa. Os estudantes serão inicialmente divididos em grupos e encaminhados a diferentes estações de trabalho, incentivando a exploração e discussão em pequenos grupos como preparação para a roda de debate maior. A combinação de análise individual dos formatos jornalísticos e a subsequente discussão coletiva visa fortalecer a autonomia do estudante em sua capacidade analítica, ao mesmo tempo em que promove a colaboração e o respeito por múltiplas perspectivas.

  • Divisão dos alunos em grupos para análise dos materiais nas estações de trabalho.
  • Roda de debate para discussão coletiva e compartilhamento das descobertas.
  • Uso de exemplos práticos de notícias, reportagens e memes.
  • Orientação e acompanhamento pelo professor durante todas as etapas da atividade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada dentro de um período de 100 minutos, dividido em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, os alunos se dedicarão à análise dos materiais nas estações de trabalho. Na segunda aula, a roda de debate será conduzida, permitindo a discussão e compartilhamento das análises feitas anteriormente.

  • Aula 1: Análise de diferentes formatos jornalísticos em estações de trabalho.
  • Aula 2: Roda de debate para compartilhamento das descobertas e discussão.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante toda a atividade, na profundidade das análises realizadas nas estações de trabalho e na qualidade das contribuições durante a roda de debate. Observar-se-á o grau de compreensão dos diferentes formatos midiáticos, a capacidade de identificar os elementos chave em cada formato, bem como a habilidade de expressar e argumentar suas opiniões de maneira coerente e respeitosa. Exemplos de atitudes esperadas incluem a capacidade de escutar os colegas, a construção de argumentos sólidos e a demonstração de respeito pelas diferentes perspectivas apresentadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluem uma seleção variada de materiais midiáticos, abrangendo notícias impressas e digitais, reportagens, memes e outros formatos visuais, que serão disponibilizados nas estações de trabalho. Também será necessário contar com um espaço físico adequado para a realização da roda de debate, preferencialmente um ambiente que permita a formação de um círculo com cadeiras ou bancos. Materiais de apoio como quadro branco, marcadores e notas adesivas podem ser úteis para a anotação e organização das ideias durante a discussão.

  • Seleção de materiais midiáticos: notícias, reportagens, memes.
  • Espaço físico para a roda de debate.
  • Quadro branco, marcadores e notas adesivas para anotações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo