Desvendando os Mistérios do Trovadorismo

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Trovadorismo e Criação de Cantigas

Nesta atividade, os alunos explorarão o Trovadorismo através de um projeto de criação de pequenas cantigas em grupo. Na primeira aula, serão apresentados à forma e ao conteúdo das cantigas de amor e amigo do período. No segundo momento, trabalharão em uma atividade prática, criando e apresentando suas próprias cantigas, focando nas características dessa escola literária. O processo será concluído com uma aula expositiva destacando os aspectos históricos e culturais do Trovadorismo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é introduzir os alunos ao Trovadorismo através de um engajamento prático e criativo com o gênero, incentivando a produção de cantigas próprias. Espera-se que, ao final, os alunos sejam capazes de identificar e aplicar características do movimento trovadoresco em suas produções textuais, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades de trabalho em grupo e comunicação oral. Este processo estimula o pensamento crítico e a relação dos conteúdos escolares ao contexto histórico-cultural, simultaneamente promovendo o respeito à diversidade de opiniões e o protagonismo estudantil na coordenação das atividades.

  • Identificar características específicas do Trovadorismo.
  • Produzir textos em forma de cantigas, aplicando características aprendidas.
  • Trabalhar colaborativamente em grupos, promovendo a interação social e o respeito mútuo.
  • Apresentar suas produções como forma de comunicação e troca de conhecimentos com a turma.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP04: Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, relacionando as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem etc., com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado no estudo das características do Trovadorismo, especificamente nas cantigas de amor e de amigo, como forma poética. O foco será dado ao reconhecimento dos estilos e temas abordados nas cantigas, como sentimentos amorosos e a vida na corte medieval. Introduziremos questões sobre a importância histórica e cultural do Trovadorismo e seu papel na formação da identidade literária portuguesa e brasileira. Por meio do estudo dessas manifestações artísticas, espera-se que os alunos desenvolvam uma apreciação pelos diferentes períodos literários e suas influências.

  • Características das cantigas de amor e de amigo.
  • Importância histórica e cultural do Trovadorismo.
  • Recursos poéticos utilizados nas cantigas.
  • História e sociedade na época do Trovadorismo.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade incorpora diversas abordagens pedagógicas que estimulam a participação ativa e o protagonismo dos alunos, tais como a Aprendizagem Baseada em Projetos e a Aprendizagem Baseada em Jogos na primeira aula, seguidas de uma Atividade Mão-na-Massa na segunda aula e uma Aula Expositiva na terceira. Estas técnicas permitem um aprendizado dinâmico e interativo, dando aos alunos a autonomia para explorar e criar. A prática de trabalho em grupo promove a colaboração e o desenvolvimento de habilidades comunicativas, enquanto as aulas expositivas consolidam o conhecimento adquirido, complementando a compreensão dos alunos sobre o Trovadorismo.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Aprendizagem Baseada em Jogos.
  • Atividade Mão-na-Massa.
  • Aula Expositiva com discussão orientada.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma do plano de aula foi estruturado para ser executado em três encontros de 60 minutos cada. A primeira aula introduz os alunos ao Trovadorismo usando métodos interativos para captura de atenção. A segunda sessão é focada na criação colaborativa de cantigas, promovendo a aplicação prática do conhecimento adquirido. Na terceira e última aula, uma abordagem expositiva será usada para reforçar conceitos históricos e culturais, finalizar as apresentações em grupo, e fornecer uma visão crítica das descobertas dos alunos. Este cronograma distribui o conteúdo de modo que cada aula complemente a anterior, resultando em um aprendizado integrativo e contextualizado.

  • Aula 1: Introdução ao Trovadorismo e suas características.
  • Momento 1: Introdução ao Trovadorismo (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula contextualizando o Trovadorismo como uma escola literária significativa da Idade Média. Explique suas características gerais e a diferença entre as cantigas de amor e de amigo. Utilize um quadro-branco para anotar tópicos-chave. É importante que você explore as condições sociais e históricas da época para dar contexto. Observe se os alunos estão acompanhando, incentivando perguntas para esclarecer dúvidas.

    Momento 2: Análise Coletiva de Cantigas (Estimativa: 20 minutos)
    Distribua cópias de duas cantigas, uma de amor e outra de amigo. Peça aos alunos que formem grupos pequenos e discutam as características das cantigas, como tema, linguagem e exploração dos sentimentos. Passe pelos grupos, ajudando na identificação dos elementos e incentive a participação de todos. Após a discussão, peça que cada grupo compartilhe suas análises. Avalie a participação e contribuições através da observação contínua.

    Momento 3: Jogo de Perguntas e Respostas sobre o Trovadorismo (Estimativa: 15 minutos)
    Promova um jogo de perguntas e respostas usando conceitos discutidos. Divida a turma em duas equipes, faça perguntas alternadas sobre características do Trovadorismo, condições históricas e características das cantigas. Permita que os alunos consultem suas anotações. É importante que você reforce conceitos importantes durante o jogo. Considere aspectos de fair play e motivação na avaliação desta atividade.

    Momento 4: Reflexão Individual e Conclusão (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos alunos que escrevam um parágrafo refletindo sobre o que aprenderam sobre o Trovadorismo e como isso pode ser relevante nos dias de hoje. Permita que alguns alunos compartilhem suas reflexões para encerrar. Use esta atividade para avaliar a capacidade de síntese e reflexão sobre o tema.

  • Aula 2: Criação e ensaio de cantigas em grupos.
  • Momento 1: Formação de grupos e planejamento da cantiga (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula dividindo os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Oriente os grupos a escolherem qual tipo de cantiga (de amor ou de amigo) irão criar. É importante que discutam e anotem as características que desejam abordar em sua cantiga. Passe pelos grupos auxiliando com sugestões de temas e refinando ideias. Avalie o planejamento inicial dos grupos, observando se eles compreenderam bem o tipo de cantiga escolhido.

    Momento 2: Criação coletiva da cantiga (Estimativa: 25 minutos)
    Instrua cada grupo a começar a escrever sua cantiga. Incentive a colaboração, onde todos os membros devem contribuir com ideias e versos. Ofereça apoio para ajustes na língua e estrutura poética, conforme necessário. É importante que você passe pelos grupos, fornecendo feedback positivo e construtivo. Avalie a interação dos alunos e o uso correto dos elementos poéticos do Trovadorismo, como a exploração de sentimentos e temas.

    Momento 3: Ensaio e refinamento da apresentação (Estimativa: 10 minutos)
    Peça que os grupos realizem ensaios das cantigas que criaram. Oriente que façam ajustes finais, prestando atenção na entonação, clareza na leitura e expressão dos sentimentos. Permita que eles pratiquem modos de apresentação, como leitura em coro ou divisão de partes. Avalie o nível de engajamento e criatividade na apresentação. Atue como mediador, ajudando a resolver conflitos criativos, se necessário.

    Momento 4: Preparação para a apresentação (Estimativa: 10 minutos)
    Oriente os alunos a planejarem como irão apresentar suas cantigas na próxima aula, decidindo os detalhes finais como ordem de fala e expressões corporais. Incentive a criatividade na forma de apresentação e esteja disponível para esclarecer dúvidas. Avalie a preparação e organização dos grupos, observando se eles estão prontos para a apresentação final.

  • Aula 3: Apresentação das cantigas e conclusão teórica.
  • Momento 1: Preparação para as Apresentações (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos como as apresentações serão conduzidas. Organize os grupos em uma sequência de apresentação e esclareça que eles terão um tempo limitado para se apresentarem, sugerindo entre 3 a 5 minutos por grupo, dependendo do número de grupos. Reforce a importância de mostrar respeito e atenção às apresentações dos colegas. Observe se os alunos estão organizados e prontos, e se necessário, ofereça apoio para ajustes finais.

    Momento 2: Apresentação das Cantigas (Estimativa: 30 minutos)
    Dê início às apresentações. Permita que o primeiro grupo se apresente, garantindo que todas as apresentações sejam feitas de forma fluida. Durante as apresentações, avalie a clareza na exposição e a aplicação correta das características das cantigas do Trovadorismo. Incentive a turma a prestar atenção, anotar pontos que gostaram e aplaudir cada apresentação. Após a apresentação de cada grupo, reserve um breve momento para o feedback positivo, destacando o que foi bem-feito.

    Momento 3: Feedback dos Pares e Autoavaliação (Estimativa: 10 minutos)
    Ao final das apresentações, promova um momento de feedback entre os grupos. Oriente que cada grupo escolha um aspecto positivo sobre outra apresentação e faça uma autoavaliação breve sobre sua performance. Incentive que essas avaliações sejam construtivas, focando em melhorias e aprendizados. Observe as interações para garantir um ambiente respeitoso e inclusivo.

    Momento 4: Conclusão Teórica sobre o Trovadorismo (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula com uma breve exposição teórica, recapitulando os principais pontos abordados sobre o Trovadorismo, como suas características comuns e sua importância histórica. Permita que os alunos façam perguntas e esclareçam quaisquer dúvidas. Esta exposição deve conectar a experiência prática vivida com o aprendizado teórico planejado, reforçando a relevância do conteúdo apresentado. Conclua reforçando a importância cultural do Trovadorismo e seu impacto na literatura.

Avaliação

A avaliação desta atividade é projetada para ser multifacetada e adaptativa, incluindo métodos formativos e somativos. O objetivo é avaliar tanto o processo quanto o produto final, garantindo o alinhamento com os objetivos de aprendizagem. Os critérios de avaliação incluem a compreensão das características do Trovadorismo, a criatividade e originalidade das cantigas produzidas, e a eficácia na colaboração em grupo. Um exemplo prático de avaliação pode ser um 'Diário de Projeto', onde alunos registram o desenvolvimento de suas cantigas, reflexões pessoais e feedback entre pares, o que permitem ao professor avaliar o aprendizado contínuo e proporcionar feedback construtivo. Além disso, apresentações finais serão avaliadas em termos de clareza, estrutura e adesão às normas poéticas do trovadorismo. Adaptações podem incluir comentários individuais para alunos que necessitam de suporte adicional, utilizando um feedback formativo para fortalecer suas áreas de melhora.

  • Observação contínua do trabalho em grupo.
  • Avaliação das cantigas sob aspectos poéticos e de conteúdo.
  • Feedback dos pares e autoavaliação.
  • Apresentação final das cantigas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem materiais de fácil acesso e que favoreçam a aprendizagem ativa, sem a necessidade de tecnologias digitais, garantindo assim a inclusão plena. Materiais como papéis em branco, canetas, cartolinas e quites de artesanato estarão disponíveis para facilitar a criação das cantigas. Além disso, o uso de recursos visuais como quadros-negros ou brancos para esboçar ideias durante discussões e ensaios é recomendado. Estes recursos são adequados ao contexto da aula, equilibrando simplicidade e funcionalidade, e incentivando a criatividade. As ferramentas selecionadas garantem um ambiente colaborativo, onde as ideias possam ser expressas e discutidas de maneira eficaz.

  • Papéis em branco e canetas.
  • Cartolinas e quites de artesanato.
  • Quadro-negro ou quadro-branco para anotações.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o sobrecarregado trabalho dos professores, mas salientamos a importância de estratégias de inclusão para garantir que todos os alunos possam participar plenamente da atividade. Embora não tenhamos alunos com condições ou deficiências específicas nesta turma, é importante estabelecer práticas que possam garantir inclusão universal. Propor pequenas adaptações no ambiente da sala, como disposição ordenada dos alunos para facilitar a interação; incluir momentos de revisão oral para acomodar distintos estilos de aprendizagem; e promover um ambiente de respeito mútuo para garantir que os alunos sintam-se seguros em expressar suas ideias. Essas medidas incluem abordagem ética e culturalmente respeitosa das tradições do trovadorismo, intercalando discussões que promovem a expressão democrática e o combate a qualquer tipo de discriminação.

  • Disposição organizada na sala para facilitar interação.
  • Momentos de revisão oral dos conteúdos.
  • Ambiente de respeito mútuo e expressão democrática.

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