Detetives da Publicidade

Desenvolvida por: Sirlen… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise de textos publicitários

A atividade 'Detetives da Publicidade' visa capacitar os alunos a identificar e analisar os recursos linguístico-discursivos empregados em peças publicitárias. Os estudantes serão divididos em grupos, recebendo diversos materiais publicitários impressos, como anúncios de revista, cartazes e folhetos. O objetivo é discernir jogos de palavras, metáforas, imagens e outros elementos que contribuam para a persuasão e o apelo ao consumo. Após um período dedicado à análise, cada grupo apresentará suas descobertas para a classe, promovendo um debate rico em percepções e entendimentos. Essa tarefa promove não apenas a capacidade analítica dos alunos acerca de textos publicitários mas também suas habilidades de apresentação e debate, estimulando o pensamento crítico sobre o consumo mediado por tais textos.

Objetivos de Aprendizagem

Essa atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão profunda dos mecanismos linguísticos e semióticos presentes em textos publicitários, estimulando o pensamento crítico sobre estratégias de marketing. Além disso, busca fomentar habilidades de análise, síntese e apresentação em público, elementos fundamentais para a formação cidadã e crítica dos estudantes.

  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de textos publicitários.
  • Estimular o pensamento crítico sobre as estratégias de persuasão e apelo ao consumo.
  • Aprimorar competências de apresentação e argumentação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP17: Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).
  • EF69LP55: Reconhecer as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.
  • EF69LP56: Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.

Conteúdo Programático

A análise de textos publicitários envolve compreender tanto os aspectos linguísticos quanto semióticos utilizados para persuadir o público. Este conteúdo permite aos alunos reconhecer a complexidade e a intencionalidade por trás dos anúncios, desenvolvendo uma visão crítica sobre a mídia e os produtos consumidos.

  • Estratégias de persuasão em textos publicitários
  • Análise de elementos linguísticos e imagéticos em publicidade
  • Discussão sobre efeitos de sentido e intencionalidade dos textos

Metodologia

A metodologia adotada privilegia a análise coletiva e a discussão em grupo como meios para entender os mecanismos de persuasão presentes nos textos publicitários. Através de uma abordagem prática, os alunos terão a oportunidade de se envolver diretamente com o material de estudo, aplicando conceitos e teorias em situações concretas.

  • Trabalho em grupo para análise de peças publicitárias
  • Discussões em classe para troca de percepções
  • Apresentações de grupo sobre as descobertas

Aulas e Sequências Didáticas

A carga total da atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada, permitindo uma imersão adequada no conteúdo e na prática sem sobrecarregar os alunos.

  • Aula 1: Introdução ao tema e distribuição dos materiais para os grupos.
  • Aula 2: Análise dos materiais, preparação e apresentação das descobertas dos grupos.

Avaliação

A avaliação será baseada na profundidade da análise realizada pelos grupos, na clareza e habilidade de apresentação e na capacidade de engajar com o debate em classe. Será levado em consideração não só o entendimento dos recursos linguísticos e semióticos identificados, mas também a aplicação de pensamento crítico no entendimento da estratégia publicitária.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários diversos materiais publicitários impressos, além de recursos para apresentação das análises dos alunos (como projetor ou quadro branco).

  • Peças publicitárias impressas (anúncios de revista, cartazes, folhetos)
  • Quadro branco ou projetor para apresentações

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