Esta atividade tem como objetivo explorar a variação linguística presente na língua portuguesa, em especial focando na colocação pronominal em diferentes registros. Os alunos serão divididos em dois grupos distintos. O primeiro grupo será encarregado de escrever um breve texto para postagem no Instagram, utilizando a linguagem coloquial, incluindo o uso popular da colocação pronominal. Por outro lado, o segundo grupo deverá produzir um texto sobre o mesmo tema, porém seguindo a norma-padrão da língua portuguesa, atentando para os rigores sintáticos e a colocação pronominal conforme as regras formais. Após a escrita, haverá uma Roda de Debate em que cada grupo apresentará seu texto, promovendo uma discussão rica sobre as escolhas linguísticas feitas por cada um. Essa reflexão coletiva visa destacar a importância da variação linguística e a adequação do registro de acordo com a situação de comunicação, facilitando a compreensão dos alunos sobre quando e como usar cada registro da língua.
O objetivo desta atividade é ampliar o entendimento dos alunos sobre a flexibilidade e a riqueza da língua portuguesa, promovendo uma reflexão crítica sobre o uso adequado da linguagem em diferentes contextos de comunicação. Espera-se desenvolver a habilidade dos estudantes de reconhecer e aplicar a colocação pronominal de forma adequada, tanto em registros formais quanto coloquiais, além de fomentar a capacidade de análise linguística, compreendendo a importância da escolha apropriada do registro linguístico conforme a situação.
O conteúdo desta atividade contempla a análise da variação linguística, com ênfase na colocação pronominal em contextos formais e informais, promovendo uma compreensão aprofundada sobre como as regras sintáticas se adaptam aos diferentes registros. Através da produção textual e do debate, os alunos terão a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos, avaliando a importância das escolhas linguísticas em situações diversas de comunicação.
A metodologia da atividade incluirá a divisão dos alunos em grupos para a produção textual e a realização de uma Roda de Debate. A abordagem pedagógica ativa, por meio da Sala de Aula Invertida, permitirá que os alunos pesquisem e se preparem previamente para a discussão. Este método promoverá um ambiente de aprendizado colaborativo e reflexivo, onde os estudantes terão o protagonismo no processo de aprendizagem, incentivando o pensamento crítico e a análise reflexiva sobre o uso da linguagem.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de carga horária. Na primeira sessão, os alunos serão divididos em grupos e iniciarão a preparação e escrita dos textos. Na segunda sessão, ocorrerá a Roda de Debate, com a apresentação dos textos e a discussão sobre as escolhas linguísticas e variação linguística.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade, na qualidade dos textos produzidos conforme o registro linguístico solicitado e na contribuição para o debate. Serão considerados a aplicação correta da colocação pronominal, a habilidade de argumentação e a capacidade de reflexão crítica sobre as escolhas linguísticas. Destacando exemplos específicos e analisando os impactos dessas escolhas, os alunos serão incentivados a compreender melhor a importância da adequação linguística.
Para a execução da atividade, será necessário acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets para a redação dos textos, e um espaço adecuado para a realização da Roda de Debate. Materiais de apoio didático, como slides, vídeos explicativos sobre variação linguística e colocação pronominal, também serão utilizados para enriquecer a discussão e o entendimento dos alunos.
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