Dialetos Digitais: Textão no Instagram vs. Redação Escolar

Desenvolvida por: Claris… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Variação Linguística e Colocação Pronominal

Esta atividade tem como objetivo explorar a variação linguística presente na língua portuguesa, em especial focando na colocação pronominal em diferentes registros. Os alunos serão divididos em dois grupos distintos. O primeiro grupo será encarregado de escrever um breve texto para postagem no Instagram, utilizando a linguagem coloquial, incluindo o uso popular da colocação pronominal. Por outro lado, o segundo grupo deverá produzir um texto sobre o mesmo tema, porém seguindo a norma-padrão da língua portuguesa, atentando para os rigores sintáticos e a colocação pronominal conforme as regras formais. Após a escrita, haverá uma Roda de Debate em que cada grupo apresentará seu texto, promovendo uma discussão rica sobre as escolhas linguísticas feitas por cada um. Essa reflexão coletiva visa destacar a importância da variação linguística e a adequação do registro de acordo com a situação de comunicação, facilitando a compreensão dos alunos sobre quando e como usar cada registro da língua.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é ampliar o entendimento dos alunos sobre a flexibilidade e a riqueza da língua portuguesa, promovendo uma reflexão crítica sobre o uso adequado da linguagem em diferentes contextos de comunicação. Espera-se desenvolver a habilidade dos estudantes de reconhecer e aplicar a colocação pronominal de forma adequada, tanto em registros formais quanto coloquiais, além de fomentar a capacidade de análise linguística, compreendendo a importância da escolha apropriada do registro linguístico conforme a situação.

  • Identificar a variação linguística entre o registro formal e coloquial.
  • Aplicar corretamente a colocação pronominal conforme o registro utilizado.
  • Desenvolver habilidades de escrita em diferentes registros linguísticos.
  • Promover reflexão e debate sobre a adequação linguística em diversos contextos.
  • Analisar o impacto das escolhas linguísticas na comunicação efetiva.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP56: Fazer uso consciente e reflexivo de regras e normas da norma-padrão em situações de fala e escrita nas quais ela deve ser usada.
  • EF09LP04: Escrever textos corretamente, de acordo com a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.
  • EF09LP10: Comparar as regras de colocação pronominal na norma-padrão com o seu uso no português brasileiro coloquial.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade contempla a análise da variação linguística, com ênfase na colocação pronominal em contextos formais e informais, promovendo uma compreensão aprofundada sobre como as regras sintáticas se adaptam aos diferentes registros. Através da produção textual e do debate, os alunos terão a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos, avaliando a importância das escolhas linguísticas em situações diversas de comunicação.

  • Regras de colocação pronominal na norma-padrão.
  • Uso coloquial da colocação pronominal no português brasileiro.
  • Variação linguística e contexto de comunicação.
  • Análise e produção de textos em registros diferentes.

Metodologia

A metodologia da atividade incluirá a divisão dos alunos em grupos para a produção textual e a realização de uma Roda de Debate. A abordagem pedagógica ativa, por meio da Sala de Aula Invertida, permitirá que os alunos pesquisem e se preparem previamente para a discussão. Este método promoverá um ambiente de aprendizado colaborativo e reflexivo, onde os estudantes terão o protagonismo no processo de aprendizagem, incentivando o pensamento crítico e a análise reflexiva sobre o uso da linguagem.

  • Divisão da turma em dois grupos para escrita colaborativa.
  • Produção de textos com registros linguísticos distintos (coloquial e formal).
  • Realização de uma Roda de Debate para a apresentação e discussão dos textos.
  • Pesquisa prévia e preparação dos alunos com o modelo de Sala de Aula Invertida.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de carga horária. Na primeira sessão, os alunos serão divididos em grupos e iniciarão a preparação e escrita dos textos. Na segunda sessão, ocorrerá a Roda de Debate, com a apresentação dos textos e a discussão sobre as escolhas linguísticas e variação linguística.

  • Aula 1: Divisão dos grupos, escolha do tema e início da escrita dos textos.
  • Aula 2: Realização da Roda de Debate, com apresentação e discussão dos textos.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante a atividade, na qualidade dos textos produzidos conforme o registro linguístico solicitado e na contribuição para o debate. Serão considerados a aplicação correta da colocação pronominal, a habilidade de argumentação e a capacidade de reflexão crítica sobre as escolhas linguísticas. Destacando exemplos específicos e analisando os impactos dessas escolhas, os alunos serão incentivados a compreender melhor a importância da adequação linguística.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade, será necessário acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets para a redação dos textos, e um espaço adecuado para a realização da Roda de Debate. Materiais de apoio didático, como slides, vídeos explicativos sobre variação linguística e colocação pronominal, também serão utilizados para enriquecer a discussão e o entendimento dos alunos.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Espaço adequado para a Roda de Debate.
  • Materiais de apoio didático sobre variação linguística.

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