Diário de Conexões

Desenvolvida por: Celso … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita Reflexiva e Uso de Conectivos

Na atividade 'Diário de Conexões', os alunos do 9º ano serão encorajados a desenvolver suas habilidades de escrita reflexiva ao manter um diário por uma semana. Neste diário, deverão registrar não somente os eventos do dia-a-dia, mas também suas opiniões sobre diversas questões, utilizando conectivos para estruturar seus argumentos de maneira clara e coesa. Expressões como “primeiramente”, “no entanto” e “finalmente” serão sugeridas para auxiliar na organização textual e na articulação de ideias. Após o período de escrita, os estudantes compartilharão seus diários em sala, discutindo como o uso consciente de conectivos contribuiu para a clareza e organização de suas ideias. Esta atividade pedagógica visa não apenas a prática da escrita reflexiva, mas também estimula o desenvolvimento do pensamento crítico e a habilidade de argumentar de forma coerente e persuasiva.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento da habilidade de escrita reflexiva nos alunos, além de enfatizar a importância dos recursos linguísticos na estruturação de textos argumentativos. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de expressar suas ideias de maneira clara, coesa e ordenada, utilizando conectivos adequados para a construção de argumentos. Além disso, visa-se fomentar a capacidade de reflexão crítica sobre diversos temas e o aprimoramento das habilidades de escrita e argumentação.

  • Desenvolver habilidades de escrita reflexiva e argumentativa.
  • Utilizar conectivos de modo consciente para estruturar argumentos.
  • Aprimorar a capacidade de expressão de ideias de forma clara e coesa.
  • Estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre diversos temas.
  • Promover a habilidade de discussão e argumentação em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP18: Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade inclui o estudo e a prática de recursos linguísticos voltados para a estruturação de textos argumentativos. Serão abordados o conceito e a importância dos conectivos na coesão e na coerência textual, bem como técnicas para a expressão clara e ordenada de ideias. Além disso, a atividade proporcionará a oportunidade de reflexão sobre temas variados, estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade argumentativa dos alunos.

  • Recursos linguísticos para a composição de textos argumentativos.
  • Uso de conectivos na estruturação de argumentos.
  • Técnicas de escrita reflexiva.
  • Expressão clara e coesa de ideias.

Metodologia

A metodologia ativa aplicada nesta atividade baseia-se na participação ativa dos alunos na construção do seu aprendizado. Através da manutenção de um diário e da posterior discussão em sala, os estudantes serão incentivados a refletir sobre seus processos de pensamento e sobre como os conectivos podem ser utilizados para ordenar e clarificar suas ideias. A troca de experiências com os colegas e o feedback do professor serão fundamentais para o aprofundamento da compreensão sobre o tema.

  • Escrita diária em diário pessoal.
  • Discussão em grupo sobre os textos produzidos.
  • Análise coletiva do uso de conectivos nos diários.
  • Feedback construtivo do professor sobre os textos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em três aulas de 40 minutos cada, ao longo de uma semana. Inicialmente, será realizada uma introdução aos objetivos e à metodologia da atividade. Nos dias seguintes, os alunos escreverão em seus diários diariamente, finalizando com uma sessão de discussão e compartilhamento de seus textos na última aula.

  • Aula 1: Introdução à atividade e explanação sobre a importância dos conectivos na escrita argumentativa.
  • Aula 2: Redação diária no diário pessoal ao longo da semana.
  • Aula 3: Discussão em grupo sobre os diários e análise do uso de conectivos.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Diário de Conexões' se dará por meio da análise dos diários dos alunos, considerando o uso adequado dos conectivos para estruturar os argumentos, a clareza e a coesão na exposição de ideias, bem como a capacidade de reflexão crítica demonstrada. Além disso, a participação ativa nas discussões em classe e o comprometimento com a atividade diária de escrita serão igualmente valorizados. Será fornecido feedback individualizado para auxiliar no desenvolvimento das habilidades de cada aluno.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos como cadernos ou diários individuais para registro das escritas diárias. Além disso, recomenda-se a utilização de projeção de slides para a introdução dos conceitos e objetivos da atividade, bem como para a discussão dos exemplos de uso de conectivos. Acesso à internet e recursos para pesquisas online podem enriquecer as discussões e a busca por argumentos durante a elaboração dos diários.

  • Cadernos ou diários pessoais para os alunos.
  • Projeção de slides com exemplos e conceitos.
  • Acesso à internet para pesquisas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo