Esta atividade, 'Exploradores Urbanos: Uma Saída de Campo Narrativa', propõe uma imersão dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em um contexto real e significativo da sua comunidade ou cidade. A atividade inicia com uma fase de preparação, onde os alunos realizarão pesquisas sobre um local de interesse, como um marco histórico, parque ou instituição. A partir das informações coletadas, eles elaborarão perguntas e identificarão pontos de interesse para explorar durante a saída de campo. Durante a visita ao local, os estudantes farão anotações e gravações, captando impressões, sons ambiente e realizando entrevistas, quando possível. Esta fase permitirá aos alunos vivenciar na prática os conteúdos estudados em sala de aula, como técnicas de pesquisa, entrevista, registro de informações e observação atenta ao ambiente. Após a visita, os alunos terão a oportunidade de transformar suas experiências e aprendizados em narrativas digitais, por meio da criação de vlogs ou podcasts. Este processo envolverá técnicas de narrativa oral e escrita, além de habilidades de edição e produção de conteúdo audiovisual, promovendo a integração de diferentes áreas do conhecimento e o desenvolvimento de competências do século XXI.
O objetivo desta atividade é possibilitar que os alunos vivenciem uma experiência educativa que transcenda os limites da sala de aula, promovendo a integração entre os conhecimentos teóricos e práticos. Pretende-se desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e produção de conteúdo digital, bem como promover o aprimoramento da oralidade, leitura e escrita. Além disso, busca-se estimular a autonomia dos estudantes, sua capacidade de trabalhar em equipe e desenvolver um olhar apurado sobre sua própria comunidade. A atividade é desenhada para encorajar a curiosidade, criatividade e o uso crítico e consciente das tecnologias digitais.
Nesta proposta pedagógica, os estudantes serão guiados através de etapas que enfatizam a aplicação prática do conteúdo teórico previamente abordado em aulas. Inicialmente, concentrar-se-ão em técnicas de pesquisa e elaboração de roteiros, passando pela prática de entrevistas e coleta de sons ambiente, até chegar à produção de narrativas em formatos de vlogs ou podcasts. O processo será enriquecido com a discussão sobre a importância do registro consciente e respeitoso do patrimônio cultural e social explorado, bem como sobre as possibilidades que as novas tecnologias oferecem para a criação de conteúdos digitais educativos e engajadores.
Esta atividade incorpora uma abordagem multifacetada, integrando metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Atividade Mão-na-massa. Antes da saída de campo, os alunos serão estimulados a investigar e planejar suas ações, desenvolvendo autonomia e responsabilidade. A saída de campo, por sua vez, oferece uma experiência imersiva, permitindo a aplicação prática de conceitos e a exploração direta do ambiente. Após a visita, a criação de vlogs e podcasts servirá não apenas como forma de sistematização do conhecimento adquirido, mas também como um exercício de criatividade e habilidades digitais. Rodas de debate pós-atividade promoverão a reflexão e a partilha de aprendizados, garantindo um fechamento rico e participativo.
A atividade será realizada em um total de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a preparação e planejamento da saída. Na segunda aula, após a saída de campo, os alunos trabalharão na produção de seus vlogs ou podcasts, culminando com uma roda de debate para compartilhamento dos trabalhos e reflexões finais.
A avaliação será processual e formativa, considerando a participação ativa dos estudantes em todas as etapas da atividade. Serão avaliados o esforço na pesquisa e planejamento, a criatividade e clareza na produção dos vlogs ou podcasts e a capacidade de trabalhar em equipe. A qualidade da narrativa, o uso de técnicas de edição e a integração de conteúdos audiovisuais serão critérios importantes. Durante a roda de debate, valorizar-se-á a habilidade de argumentação, reflexão crítica e o respeito pelas opiniões alheias. Exemplos de produções bem-sucedidas serão utilizados como referência para feedback construtivo.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, dispositivos de gravação de áudio e vídeo, softwares ou aplicativos de edição de áudio e vídeo e materiais para anotações. A escola deverá fornecer suporte técnico e orientação sobre o uso seguro e ético das ferramentas digitais.
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