Nesta atividade, os alunos do 9º ano terão a oportunidade de explorar questões sociais, políticas e ambientais importantes para eles através da escrita de haicais. Após um exercício de escrita livre sobre uma causa que lhes é cara, os estudantes serão introduzidos à estrutura e estética do haicai, com ênfase na concisão e expressividade. O objetivo é desafiar cada aluno a destilar sua mensagem em apenas três linhas poderosas, incentivando assim uma profunda reflexão sobre o poder das palavras e a eficácia da comunicação concisa. Os haicais criados serão exibidos em um mural, enriquecendo a comunidade escolar com um espaço dedicado à expressão e discussão de ideias significativas.
Este projeto visa não só aprimorar as capacidades expressivas e literárias dos alunos na forma do haicai, mas também fomentar uma consciência crítica sobre temas de relevância social, política e ambiental. Através do exercício de escrever haicais, os estudantes aprenderão a expressar ideias complexas de maneira sucinta, a valorizar a escolha precisa de palavras, e a refletir sobre as várias formas de impactar o público. O resultado esperado é um amadurecimento tanto em suas habilidades de escrita quanto em seu engajamento com questões de importância global.
A atividade proposta insere-se no eixo temático de produção textual e literária, enfocando a expressão poética como meio de reflexão e manifestação sobre temas contemporâneos. Os alunos serão introduzidos às características e história do haicai, estudando exemplos que dialogam com as questões atuais. O conteúdo abrangerá técnicas eficazes de redação poética e discussão sobre o papel da literatura e da arte como veículos de mudança social e pessoal.
Utilizando a metodologia ativa, os alunos participarão ativamente em todas as etapas da aprendizagem, da geração das ideias à produção final dos haicais. O plano inclui discussões em grupo para fomentar o debate sobre as temáticas abordadas, atividades individuais de escrita reflexiva e sessões colaborativas de revisão entre pares, incentivando a interação e o feedback construtivo. A montagem do mural como um projeto coletivo destacará a importância da contribuição individual para o bem comum.
A carga horária total será de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos, oferecendo um tempo adequado para discussão, prática de escrita e a montagem do mural.
A avaliação será processual e formativa, considerando o engajamento do aluno nas diversas etapas da atividade, a qualidade da escrita, a capacidade de síntese e expressão dentro da estrutura do haicai, e a contribuição ao projeto do mural. Será dada ênfase à originalidade, à sensibilidade poética e à profundidade da reflexão sobre os temas abordados. A participação nas discussões em grupo e as sessões de feedback também serão fundamentais para a avaliação final do aluno.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos básicos como quadro branco, marcadores, folhas de papel para a escrita livre inicial, acesso a exemplos de haicais em livros ou internet, e materiais para confecção do mural (papel grande format, tintas, pincéis, etc.). Recursos digitais, como tablets ou computadores com conexão à internet, também podem ser úteis para pesquisa e apresentação de trabalhos.
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