Histórias dos Nomes em Debate

Desenvolvida por: Alesso… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Apresentação e escuta ativa: Meu nome tem história

Esta atividade tem como proposta central incentivar os alunos a compartilhar a origem e o significado de seus nomes em uma roda de debate. Ao contar histórias familiares ou pessoais relacionadas a seus nomes, os alunos terão a oportunidade de se expressar e ouvir ativamente os colegas. O objetivo é promover um ambiente inclusivo e acolhedor que fortaleça os vínculos afetivos dentro da turma. A atividade permite que os alunos explorem suas próprias identidades e a diversidade presente na sala de aula, ao mesmo tempo que desenvolvem habilidades de comunicação efetiva e argumentação. Ao final, os alunos estarão mais confortáveis para participar de discussões e debates, respeitando diferentes visões e contribuindo para a coesão do grupo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se em desenvolver habilidades de comunicação oral e escuta ativa, essenciais na interação humana e no ambiente escolar. A partir do compartilhamento das histórias pessoais sobre os nomes, os alunos ampliarão sua capacidade de argumentação e expressão de ideias de forma clara e estruturada. A atividade fomenta a empatia e o respeito pelas diversas realidades e origens presentes na turma, fazendo uma ponte com desafios contemporâneos, como a convivência em sociedades multiculturais. Além disso, ao entenderem melhor suas próprias histórias e as de seus colegas, os alunos desenvolverão um senso crítico sobre identidade e pertencimento, elementos fundamentais para o desenvolvimento pessoal e social.

  • Desenvolver habilidades de comunicação e escuta ativa.
  • Fomentar o respeito e a empatia pelas diferentes histórias e origens.
  • Incentivar a expressão clara e coerente de ideias.
  • Promover a reflexão sobre a identidade e o pertencimento.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP10: Produzir notícias para rádios, TV ou vídeos, podcasts noticiosos e de opinião, entrevistas, comentários, vlogs, jornais radiofônicos e televisivos, dentre outros possíveis, relativos a fato e temas de interesse pessoal, local ou global e textos orais de apreciação e opinião – podcasts e vlogs noticiosos, culturais e de opinião, orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros.
  • EF69LP44: Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
  • EF69LP46: Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade está alinhado com a prática de comunicação oral e escuta, abordando aspectos da oratória e da construção de narrativas pessoais. A ênfase está na prática oral dos alunos, incluindo a elaboração de narrativas coerentes, a expressão de sentimentos e a abertura ao diálogo com os colegas. Tais elementos são fundamentais para o desenvolvimento de uma competência comunicativa plena, que é uma base essencial para sua formação cidadã e acadêmica. A interdisciplinaridade com a história e sociologia permite que os debates transcorram para reflexões mais amplas sobre cultura, identidade e sociedade, enriquecendo assim o repertório dos aprendizes com conceitos relevantes e críticos para a compreensão do mundo contemporâneo.

  • Prática de narrativa oral e construção de histórias pessoais.
  • Elementos de oratória e comunicação efetiva.
  • Escuta ativa e empatia no processo comunicativo.
  • Reflexão crítica sobre identidade e diversidade cultural.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade inclui rodas de debate, um instrumento potente para estimular a participação ativa e a troca de ideias entre os alunos. Nesta abordagem, cada aluno apresenta suas histórias, enquanto os demais praticam a escuta ativa, proporcionando um ambiente de respeito e acolhimento. A metodologia ativa estimula os alunos a se tornarem protagonistas de seu processo de aprendizado, desenvolvendo autonomia e senso crítico. Este formato de aula interativa encoraja a experimentação e a exploração de novas formas de expressão, enquanto promove habilidades essenciais como liderança, colaboração e empatia.

  • Utilização de rodas de debate para promoção da comunicação e escuta ativa.
  • Estímulo à participação ativa dos alunos.
  • Desenvolvimento de habilidades de liderança e empatia.
  • Valorização de narrativas pessoais e identitárias.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está organizado para ser realizado em uma única aula de 50 minutos, permitindo um espaço contínuo de debate e integração. Durante essa aula, os alunos terão tempo para apresentar suas histórias e ouvir as dos colegas, incentivando a participação e a troca de experiências. A organização do tempo foi pensada para maximizar o envolvimento dos alunos, garantir que todos tenham oportunidade de falar e para criar um ambiente dinâmico e estimulante, em que as atividades sejam prazerosas e significativas.

  • Aula 1: Introdução à proposta, organização da roda de debate e apresentação dos nomes e histórias pelos alunos.
  • Momento 1: Introdução à Atividade (10 minutos)
    Inicie a aula apresentando a proposta da atividade 'Histórias dos Nomes em Debate'. Explique que o objetivo é compartilhar a origem e o significado dos nomes em uma roda de debate para promover habilidades de comunicação e fortalecer vínculos afetivos. É importante que você utilize exemplos próprios, modelando como compartilhar uma história pessoal pode ser feito. Estimule a curiosidade dos alunos perguntando o que eles já sabem sobre seus próprios nomes.

    Momento 2: Organização da Roda de Debate (10 minutos)
    Peça aos alunos que organizem as cadeiras em círculo. Explique que a disposição em círculo ajuda a promover uma comunicação aberta, onde todos podem se ver e ouvir melhor. Enquanto eles arrumam o ambiente, sugira que pensem sobre alguns aspectos de seus nomes que gostariam de compartilhar. Observe se todos têm um lugar confortável e que o ambiente está acolhedor. Uma forma de avaliação para este momento pode ser a observação do envolvimento e organização dos alunos.

    Momento 3: Apresentação das Histórias Pessoais (25 minutos)
    Permita que os alunos compartilhem suas histórias um por um. Informe que cada aluno terá cerca de 2 a 3 minutos para falar, mas que podem adaptar o tempo conforme necessário para garantir que todos tenham a oportunidade de se expressar. Incentive que usem papel e caneta para anotações, caso necessário. Oriente-os a ouvir ativamente enquanto o colega estiver falando, demonstrando respeito e empatia. Ofereça feedback positivo e construtivo após algumas apresentações, ressaltando a clareza e originalidade das histórias. A avaliação pode ser feita por meio de observação contínua focando na escuta ativa e clareza das apresentações.

    Momento 4: Reflexão e Encerramento (5 minutos)
    Conduza uma breve discussão sobre como a atividade ajudou a turma a entender melhor uns aos outros. Pergunte aos alunos como se sentiram ao partilhar suas histórias e ouvir as dos colegas. Essa reflexão ajudará a consolidar a sensação de coesão do grupo e o aprendizado das habilidades de comunicação. Permita que os alunos façam sugestões sobre como poderiam melhorar essa atividade no futuro. Conclua agradecendo pela participação e cooperação de cada um.

Avaliação

A avaliação se dará por meio de observação contínua da participação dos alunos na roda de debate, focando na capacidade de escuta ativa e na qualidade das apresentações. O professor pode optar por diferentes metodologias avaliativas, como autoavaliação, onde os alunos refletem sobre suas próprias participações, e a avaliação por pares, na qual eles podem oferecer feedback construtivo aos colegas. 1. Objetivo: Avaliar o desenvolvimento das habilidades comunicativas, a empatia e o respeito às diversas narrativas, alinhando-se ao objetivo de fomentar a escuta ativa e a expressão oral. 2. Critérios de Avaliação: Participação ativa, clareza na apresentação, respeito às falas dos colegas e capacidade de refletir sobre as identidades compartilhadas. 3. Exemplo Prático: Durante a atividade, os alunos observam e registram seus sentimentos e percepções sobre a participação de seus pares, oferecendo feedback ao final da atividade. A avaliação fomenta o desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos, auxiliando em seu progresso contínuo.

  • Observação contínua focando na escuta ativa e clareza das apresentações.
  • Utilização de autoavaliação para refletir sobre a própria participação.
  • Aplicação de avaliação por pares para oferecer feedback construtivo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade são simples, mas eficazes, tornando fácil sua implementação sem custos adicionais significativos. O ambiente deve ser organizado de modo a facilitar a interação entre os alunos, como uma disposição de cadeiras em círculo. É recomendável o uso de papel e caneta para possíveis anotações durante a atividade. Aliado a isso, incentiva-se a criação de um ambiente acolhedor e sem distrações digitais, garantindo a plena atenção dos alunos ao processo de comunicação.

  • Organização da sala com cadeiras em círculo.
  • Uso de papel e caneta para anotações.
  • Criação de ambiente acolhedor e sem distrações digitais.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a carga de trabalho dos professores é grande, mas é fundamental que pensemos em estratégias para garantir a inclusão e acessibilidade de todos os alunos. Nesta atividade, que não apresenta condições específicas na turma, a inclusão pode ser promovida por meio do incentivo à participação de todos e do respeito às diferentes formas de expressão. O professor deve estar atento a sinais de alunos que possam se sentir inibidos para estimular um ambiente seguro, onde todos se sintam confortáveis para participar. Além disso, é importante manter comunicação aberta com os alunos e suas famílias para ajustes necessários, garantindo que cada aluno se sinta incluído e respeitado.

  • Incentivar a participação igualitária de todos alunos.
  • Estar atento a sinais de insegurança e inibição.
  • Manter comunicação aberta com alunos e famílias para necessidades de ajuste.

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