Interpretando a Trezena: Produção Textual Criativa

Desenvolvida por: Rodrig… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística e produção textual a partir da Trezena de Santo Antônio

Esta atividade visa explorar a capacidade interpretativa e criativa dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio da leitura, análise e produção textual inspirada em orações e cânticos da Trezena de Santo Antônio. Após uma leitura coletiva e guiada dos textos selecionados, que incluem elementos tradicionais e simbólicos, os estudantes são estimulados a identificar e discutir os componentes linguísticos, literários e culturais presentes. Em seguida, com o auxílio da metodologia ativa Atividade Mão-na-massa, eles serão motivados a criar suas próprias expressões artísticas, seja através de poesias, prosas ou canções, refletindo as inspirações temáticas encontradas. Este processo de criação é enriquecido pelo uso de técnicas de Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida, promovendo uma interação profunda com o conteúdo e entre os colegas. As produções dos alunos, compartilhadas em sala de aula, adicionam uma dimensão de comunidade à aprendizagem e podem ser compiladas em materiais digitais ou impressos para celebração e apreciação mais ampla.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é desenvolver habilidades de análise e interpretação linguística em alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, bem como fomentar a criatividade na produção textual, utilizando temáticas e simbolismos retratados na Trezena de Santo Antônio. Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar elementos linguísticos, literários e culturais em textos tradicionais, exercitar a crítica e a reflexão sobre os conteúdos analisados, além de aplicar seus conhecimentos na criação de novos textos que refletem sua compreensão e criatividade. Esta atividade também visa promover o trabalho colaborativo e o respeito pelas tradições culturais, por meio de um ambiente de aprendizado dinâmico e participativo.

  • Desenvolver habilidades analíticas e interpretativas em relação aos textos
  • Estimular a criatividade na produção de textos próprios, inspirados em elementos culturais e linguísticos
  • Promover a compreensão e apreciação por tradições populares
  • Fomentar o trabalho colaborativo e a aprendizagem ativa
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e exposição oral

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP26 - Analisar, sob orientação do professor, os elementos constitutivos de jogos digitais, filmes, entre outros, reconhecendo efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos expressivos.
  • EF69LP53 - Utilizar, ao produzir textos, recursos coesivos de referenciação, substituição, elipse, conjunção, organização de períodos e parágrafos e outros mecanismos de coesão, considerando a natureza do texto e seu contexto de produção e circulação.
  • EF69LP46 - Planejar e produzir, com autonomia, sob a orientação do professor, contos juvenis, memórias literárias, peças de teatro, crônicas, entre outros textos do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
  • EF69LP54 - Identificar e analisar estratégias argumentativas empregadas nos textos, para promover a adesão do leitor, tais como a escolha do vocabulário, a construção de imagens, comparações, metáforas, entre outros recursos expressivos.

Conteúdo Programático

Dentro desta atividade, o conteúdo programático abrange estudos de texto com enfoque nas estruturas linguísticas e literárias, análise de simbolismos culturais presentes na Trezena de Santo Antônio e a prática de escrita criativa em variados formatos. O intuito é proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada sobre como elementos culturais e linguísticos se entrelaçam na construção de significados e como eles podem ser reinterpretados e expressos de maneira criativa.

  • Leitura e análise de textos da Trezena de Santo Antônio
  • Identificação de elementos linguísticos, literários e simbólicos
  • Técnicas de escrita criativa em poesia, prosa e canção
  • Elementos de coesão e coerência textual
  • Apresentação e compartilhamento de produções textuais

Metodologia

A metodologia aplicada incentiva o engajamento ativo dos alunos através da leitura coletiva, discussões em grupo e atividades práticas de escrita. A aprendizagem baseada em projetos e a sala de aula invertida serão empregadas para promover uma abordagem hands-on, onde os estudantes se engajam diretamente com o conteúdo, explorando e interpretando os textos de forma crítica antes de embarcar no processo criativo de produção textual. As atividades serão apoiadas por recursos digitais e impressos, proporcionando uma experiência de aprendizado interativa e colaborativa.

  • Leitura guiada e discussão coletiva
  • Análise crítica e interpretação de textos
  • Atividades de escrita criativa
  • Uso de tecnologias digitais para criação e compartilhamento
  • Feedback coletivo e revisões colaborativas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira sessão, concentraremos na leitura, discussão e análise dos textos, enquanto a segunda sessão será dedicada à criação textual dos alunos e ao compartilhamento das produções com a turma.

  • Aula 1: Leitura coletiva, discussão e análise de textos
  • Aula 2: Produção textual dos alunos e compartilhamento das criações

Avaliação

A avaliação desta atividade será processual e formativa, considerando a participação ativa dos alunos nas discussões, sua capacidade de análise e interpretação dos textos, bem como a originalidade e coesão nas produções textuais criadas. Será valorizado o esforço de reflexão sobre os simbolismos e temas explorados, além da habilidade de trabalhar colaborativamente. O feedback será dado de maneira construtiva, visando estimular a melhoria contínua no desenvolvimento das habilidades de escrita e análise crítica dos estudantes.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados incluirão textos selecionados da Trezena de Santo Antônio, disponíveis em formatos digitais e impressos, além de acesso a computadores ou tablets para a pesquisa e produção textual. Materiais de apoio como dicionários e manuais de escrita criativa também serão disponibilizados para auxiliar nas atividades de análise e produção.

  • Textos da Trezena de Santo Antônio (impressos e digitais)
  • Computadores ou tablets
  • Dicionários e manuais de escrita criativa
  • Materiais de apoio para apresentações
  • Plataformas digitais para compilação das produções

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo