Jornal do Futuro

Desenvolvida por: Janain… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção Textual e Jornalismo Futurista

A aula 'Jornal do Futuro' propõe que os alunos do 9º ano trabalhem em grupos para criar um jornal fictício voltado para o futuro. Os grupos devem escolher um tema de relevância global ou local e pesquisar informações para desenvolverem notícias focando nas escolhas lexicais e na imparcialidade do relato. As manchetes devem ser cativantes e o conteúdo enriquecido com imagens e metáforas, tudo isso apresentado em formato de jornal mural ou digital. Esse exercício desenvolve habilidades de crítica, reflexão e produção textual, promovendo uma compreensão mais ampla do papel da mídia e da linguagem nos contextos sociais contemporâneos e futuros.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade incluem promover o desenvolvimento de habilidades de escrita e pesquisa, crítico-reflexivas e de colaboração entre os alunos. Os estudantes aprenderão a selecionar e organizar informações de maneira coerente, a trabalhar a linguagem jornalística e o uso consciente e estratégico de verbos e tempos verbais. Espere-se que ao final da atividade os alunos consigam discernir entre narrativas factuais e opiniões, garantindo imparcialidade, e sejam capazes de formular textos que respeitem a coesão e a coerência.

  • Desenvolver habilidades de escrita e pesquisa.
  • Fomentar o pensamento crítico e reflexivo sobre temas atuais e futuros.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP17: Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).
  • EF69LP18: Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.).
  • EF09LP05: Identificar, em textos lidos e em produções próprias, orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange tópicos essenciais para o desenvolvimento de uma proposta jornalística voltada para o futuro, incluindo a análise de recursos linguísticos utilizados na produção de notícias, o planejamento e a redação de textos com viés informativo e imparcial, e a exploração de recursos visuais para complementar a narrativa. A atividade visa proporcionar um entendimento prático sobre a estrutura de um texto jornalístico, incentivando o uso criativo da linguagem e a responsabilidade na comunicação.

  • Exploração da estrutura e linguagem jornalística.
  • Análise de textos informativos e persuasivos.
  • Utilização de imagens e metáforas na narrativa.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade busca integrar elementos teóricos e práticos, permitindo que os alunos envolvam-se ativamente no processo de aprendizagem. A utilização de estratégias colaborativas e de pesquisa orientada visa promover o engajamento dos estudantes, que terão a oportunidade de aplicar conhecimentos prévios e desenvolver novas habilidades através da elaboração de um projeto em grupo. Essa abordagem estimula a autonomia, a criatividade e a crítica.

  • Trabalho em grupos para discussão e elaboração de temas.
  • Pesquisa orientada sobre fatos atuais e tendências futuras.
  • Redação e revisão colaborativa de textos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi estruturado de forma a garantir que os alunos tenham tempo suficiente para desenvolver suas habilidades e concluir a atividade com sucesso. Com uma carga horária total de 5 horas, dividida em 1,5 aulas de 200 minutos cada, os alunos poderão dedicar tempo para todas as etapas do processo, desde a pesquisa até a apresentação final de seus jornais. Este formato permite uma construção gradual do conhecimento e proporciona espaço para revisões e ajustes necessários.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação dos grupos. Discussão sobre temas de interesse e início da pesquisa.
  • Aula 2: Desenvolvimento das notícias e revisão das escolhas lexicais e da estrutura textual. Elaboração de manchetes e utilização de recursos visuais.
  • Aula 3: Finalização e apresentação dos jornais, avaliação e troca de feedback entre os grupos.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em critérios que consideram o uso apropriado e inovador da linguagem, a coerência e a coesão dos textos, a criatividade na apresentação das manchetes e o uso de imagens e metáforas para enriquecer o conteúdo jornalístico. A avaliação será processual, acompanhando todo o desenvolvimento da atividade, observando-se o engajamento e a colaboração dos integrantes do grupo. O feedback será fornecido ao longo das aulas, possibilitando ajustes oportunos antes da conclusão do projeto. Exemplos de critérios incluem a originalidade do tema escolhido, a capacidade de sintetizar informações de forma clara e imparcial, e a eficácia do jornal em envolver e informar o público.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados para a atividade 'Jornal do Futuro' incluem materiais digitais e físicos que possibilitam uma criação rica e variada de conteúdo. Por meio de ferramentas online, os estudantes terão acesso a fontes de pesquisa atualizadas e poderão explorar diferentes formas de apresentação visual para seus jornais. Além disso, o uso do quadro e de projetores em sala permitirá uma dinâmica interativa durante o processo de desenvolvimento da atividade.

  • Acesso a computadores com internet para pesquisa e produção digital.
  • Impressoras para produção de jornais murais.
  • Materiais impressos de apoio, como guias de redação jornalística.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo