A aula 'Jornal do Futuro' propõe que os alunos do 9º ano trabalhem em grupos para criar um jornal fictício voltado para o futuro. Os grupos devem escolher um tema de relevância global ou local e pesquisar informações para desenvolverem notícias focando nas escolhas lexicais e na imparcialidade do relato. As manchetes devem ser cativantes e o conteúdo enriquecido com imagens e metáforas, tudo isso apresentado em formato de jornal mural ou digital. Esse exercício desenvolve habilidades de crítica, reflexão e produção textual, promovendo uma compreensão mais ampla do papel da mídia e da linguagem nos contextos sociais contemporâneos e futuros.
Os objetivos de aprendizagem dessa atividade incluem promover o desenvolvimento de habilidades de escrita e pesquisa, crítico-reflexivas e de colaboração entre os alunos. Os estudantes aprenderão a selecionar e organizar informações de maneira coerente, a trabalhar a linguagem jornalística e o uso consciente e estratégico de verbos e tempos verbais. Espere-se que ao final da atividade os alunos consigam discernir entre narrativas factuais e opiniões, garantindo imparcialidade, e sejam capazes de formular textos que respeitem a coesão e a coerência.
O conteúdo programático abrange tópicos essenciais para o desenvolvimento de uma proposta jornalística voltada para o futuro, incluindo a análise de recursos linguísticos utilizados na produção de notícias, o planejamento e a redação de textos com viés informativo e imparcial, e a exploração de recursos visuais para complementar a narrativa. A atividade visa proporcionar um entendimento prático sobre a estrutura de um texto jornalístico, incentivando o uso criativo da linguagem e a responsabilidade na comunicação.
A metodologia adotada para esta atividade busca integrar elementos teóricos e práticos, permitindo que os alunos envolvam-se ativamente no processo de aprendizagem. A utilização de estratégias colaborativas e de pesquisa orientada visa promover o engajamento dos estudantes, que terão a oportunidade de aplicar conhecimentos prévios e desenvolver novas habilidades através da elaboração de um projeto em grupo. Essa abordagem estimula a autonomia, a criatividade e a crítica.
O cronograma foi estruturado de forma a garantir que os alunos tenham tempo suficiente para desenvolver suas habilidades e concluir a atividade com sucesso. Com uma carga horária total de 5 horas, dividida em 1,5 aulas de 200 minutos cada, os alunos poderão dedicar tempo para todas as etapas do processo, desde a pesquisa até a apresentação final de seus jornais. Este formato permite uma construção gradual do conhecimento e proporciona espaço para revisões e ajustes necessários.
Os alunos serão avaliados com base em critérios que consideram o uso apropriado e inovador da linguagem, a coerência e a coesão dos textos, a criatividade na apresentação das manchetes e o uso de imagens e metáforas para enriquecer o conteúdo jornalístico. A avaliação será processual, acompanhando todo o desenvolvimento da atividade, observando-se o engajamento e a colaboração dos integrantes do grupo. O feedback será fornecido ao longo das aulas, possibilitando ajustes oportunos antes da conclusão do projeto. Exemplos de critérios incluem a originalidade do tema escolhido, a capacidade de sintetizar informações de forma clara e imparcial, e a eficácia do jornal em envolver e informar o público.
Os recursos utilizados para a atividade 'Jornal do Futuro' incluem materiais digitais e físicos que possibilitam uma criação rica e variada de conteúdo. Por meio de ferramentas online, os estudantes terão acesso a fontes de pesquisa atualizadas e poderão explorar diferentes formas de apresentação visual para seus jornais. Além disso, o uso do quadro e de projetores em sala permitirá uma dinâmica interativa durante o processo de desenvolvimento da atividade.
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