Jornalistas do Futuro

Desenvolvida por: Bruna … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção e Análise de Notícias

A atividade 'Jornalistas do Futuro' visa transformar os alunos do 9º ano em jornalistas críticos e reflexivos, desenvolvendo suas habilidades na produção e análise de textos jornalísticos. Durante a primeira aula, os alunos terão a oportunidade de investigar temas atuais, produzindo suas próprias notícias e aprendendo a tratar a informação de maneira imparcial, utilizando recursos linguísticos específicos dos gêneros jornalísticos. Na segunda aula, uma exposição aprofundada abordará as técnicas de redação jornalística, proporcionando aos alunos uma compreensão teórica robusta para suas produções. Na terceira aula, um jogo de desafios interativos e uma roda de discussão serão utilizados para analisar e criticar notícias, promovendo a reflexão crítica e debates sobre os efeitos da comunicação na sociedade contemporânea. Esta atividade propicia um ambiente para a prática da oralidade, leitura crítica, análise linguística e produção de textos, além de relacionar conteúdos acadêmicos aos desafios sociais atuais, promovendo tanto o desenvolvimento cognitivo quanto as competências socioemocionais dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se no desenvolvimento das competências de análise crítica e produção textual dos alunos, preparando-os para abordagens acadêmicas exigentes, como o ENEM, e para a vida cidadã, onde a comunicação ética e eficaz é essencial. A atividade promove a capacidade de entender e produzir textos jornalísticos, reconhecendo e aplicando recursos estilísticos e linguísticos apropriados, ao mesmo tempo que fomenta a habilidade de discussão e crítica de temas relevantes. Com isso, visa-se preparar os alunos não apenas para exames acadêmicos, mas também para uma cidadania ativa e informada, promovendo habilidades de comunicação, análise crítica e reflexão sobre o impacto das informações na sociedade.

  • Produzir textos jornalísticos com clareza e imparcialidade
  • Analisar criticamente notícias e informações publicadas
  • Desenvolver habilidades de discussão e debate
  • Relacionar conteúdos acadêmicos a questões sociais contemporâneas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP17: Perceber e analisar os recursos estilísticos e semióticos dos gêneros jornalísticos e publicitários, os aspectos relativos ao tratamento da informação em notícias, como a ordenação dos eventos, as escolhas lexicais, o efeito de imparcialidade do relato, a morfologia do verbo, em textos noticiosos e argumentativos, reconhecendo marcas de pessoa, número, tempo, modo, a distribuição dos verbos nos gêneros textuais (por exemplo, as formas de pretérito em relatos; as formas de presente e futuro em gêneros argumentativos; as formas de imperativo em gêneros publicitários), o uso de recursos persuasivos em textos argumentativos diversos (como a elaboração do título, escolhas lexicais, construções metafóricas, a explicitação ou a ocultação de fontes de informação) e as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados (tempo verbal, jogos de palavras, metáforas, imagens).
  • EF69LP18: Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.).
  • EF89LP21: Realizar enquetes e pesquisas de opinião, de forma a levantar prioridades, problemas a resolver ou propostas que possam contribuir para melhoria da escola ou da comunidade, caracterizar demanda/necessidade, documentando-a de diferentes maneiras por meio de diferentes procedimentos, gêneros e mídias e, quando for o caso, selecionar informações e dados relevantes de fontes pertinentes diversas (sites, impressos, vídeos etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, que possam servir de contextualização e fundamentação de propostas, de forma a justificar a proposição de propostas, projetos culturais e ações de intervenção.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Jornalistas do Futuro' incorpora uma ampla abordagem dos elementos fundamentais do jornalismo, incluindo a compreensão e a utilização de estilos e recursos dos gêneros jornalísticos, a análise crítica de notícias e a construção de textos informativos. Os alunos explorarão a estrutura textual e as estratégias para garantir a imparcialidade na comunicação, assim como entenderão os impactos sociais que uma informação bem estruturada pode provocar. Essa abordagem não só reforça habilidades de língua portuguesa, como também integra aspectos interdisciplinares, permitindo aos alunos conectar a produção textual às questões sociais e éticas destacadas pela mídia contemporânea. O estudo da linguagem e da comunicação crítica prepara os estudantes para enfrentar os desafios do conhecimento multifacetado exigido atualmente, onde se destaca a narrativa e a argumentação que respeitam a diversidade e promovem a integração social.

  • Elementos e recursos dos gêneros jornalísticos
  • Estratégias de imparcialidade e ética na comunicação
  • Análise crítica da informação e seus impactos sociais
  • Construção de textos argumentativos e informativos
  • Interpretação e discussão de temas atuais e suas representações na mídia

Metodologia

A metodologia da atividade combina diferentes abordagens pedagógicas ativas para garantir o engajamento dos alunos e facilitar a aprendizagem significativa. Inicialmente, os alunos participarão de uma atividade prática, produzindo suas notícias, o que estimula o aprendizado mão-na-massa e o pensamento crítico. Em seguida, uma aula expositiva será realizada para aprofundar o conhecimento sobre técnicas jornalísticas, utilizando exemplos reais para contextualizar a teoria. Por último, o uso de aprendizagem baseada em jogos e rodas de debate promove uma avaliação crítica das notícias e potencializa as discussões colaborativas, permitindo que os alunos expressem suas opiniões e ideias de forma fundamentada. Essas diversas abordagens são integradas de maneira a fomentar não apenas o conhecimento teórico, mas também as competências práticas e sociais necessárias na educação contemporânea, muitas vezes interligando o conteúdo ao contexto real.

  • Atividades práticas de escrita e análise de textos jornalísticos
  • Aulas expositivas sobre técnicas e teorias jornalísticas
  • Jogos interativos para análise crítica de notícias
  • Rodas de debate para discussão de temas atuais

Aulas e Sequências Didáticas

Este plano de aula está organizado em três encontros de 40 minutos, cada um com uma abordagem pedagógica distinta para maximizar o aprendizado dos alunos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à prática jornalística através da produção de suas próprias notícias, permitindo uma compreensão prática e envolvente das técnicas jornalísticas. A segunda aula será dedicada a uma exposição sobre as principais técnicas de redação jornalística, aprofundando o entendimento teórico para que os alunos possam aprimorar suas produções com embasamento. Na terceira aula, uma atividade de aprendizagem baseada em jogos aliada a rodas de debate focará na análise e crítica de notícias, estimulando a reflexão e desenvolvimento de pensamento crítico. Esse cronograma foi planejado para promover uma aprendizagem diversificada, interligando teoria e prática de forma a tornar os conteúdos significativos e atrativos para os alunos, além de propiciar um ambiente de aprendizagem interativo e dinâmico que respeita o tempo e as necessidades individuais de cada aprendiz.

  • Aula 1: Introdução à prática jornalística com produção de notícias
  • Momento 1: Abertura e contextualização (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e apresente o objetivo da atividade 'Jornalistas do Futuro'. Explique brevemente a importância do jornalismo imparcial e como ele impacta a sociedade. Utilize um quadro interativo para apresentar algumas manchetes de notícias, estimulando a curiosidade dos alunos sobre o tema. Permita que levantem questões iniciais sobre o que acham relevante numa notícia. Essa breve contextualização ajudará a situar os alunos no conteúdo a ser trabalhado na aula.

    Momento 2: Introdução às práticas jornalísticas (Estimativa: 15 minutos)
    Instrua os alunos para se dividirem em duplas ou grupos pequenos, garantindo que cada grupo tenha acesso a um computador ou tablet. Entregue a cada grupo uma notícia de um portal confiável para análise. Peça que identifiquem os elementos principais da notícia, como título, lead, corpo da notícia, e possíveis viés. Circule entre os grupos, ajudando na análise e sugerindo métodos de observação crítica. Avalie a participação observando se os alunos conseguem identificar os elementos de forma eficaz. É importante que os alunos sejam incentivados a discutir suas percepções sobre a imparcialidade das informações.

    Momento 3: Produção de notícias (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos a elaborar uma notícia sobre um tema atual de sua escolha. Explique que devem criar um título atrativo e um lead que resuma de forma clara os fatos, mantendo a imparcialidade. Incentive o uso de recursos visuais, como gráficos ou imagens, se possível. Enquanto produzem, fique à disposição para dar suporte e sugestões de melhoria. Ao final, discuta coletivamente algumas das notícias produzidas, incentivando a troca de feedback entre os pares. Avalie a clareza e imparcialidade dos textos produzidos pelos alunos, observando se aplicaram corretamente os elementos do gênero.

  • Aula 2: Exposição e análise de técnicas de redação jornalística
  • Momento 1: Introdução às Técnicas de Redação Jornalística (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e apresentando o tema do dia: as técnicas de redação jornalística. Utilize o quadro interativo para exibir exemplos breves de diferentes tipos de textos jornalísticos, como notícias, reportagens e editoriais. Destaque os elementos distintivos de cada gênero e convide os alunos a compartilhar suas percepções de leitura e escrita desses textos. Permita que os alunos façam perguntas e instigue a curiosidade deles sobre as técnicas que serão abordadas. Avalie a participação dos alunos através do interesse e das questões levantadas.

    Momento 2: Apresentação de Técnicas de Redação (Estimativa: 15 minutos)
    Apresente as principais técnicas de redação jornalística, como pirâmide invertida, objetividade e clareza, imparcialidade, e uso de linguagem concisa. Utilize slides ou recursos visuais para ilustrar cada técnica de forma clara e objetiva. Exponha exemplos reais de notícias e mostre como essas técnicas são aplicadas. Permita que os alunos façam anotações e incentivem que questionem quando sentirem necessidade de esclarecimentos. Avalie a compreensão dos alunos através das perguntas que fazem e do nível de engajamento na explicação.

    Momento 3: Análise de Textos Jornalísticos (Estimativa: 15 minutos)
    Convide os alunos a analisar, em duplas, os textos jornalísticos distribuídos anteriormente, focando nas técnicas apresentadas. Proponha que identifiquem o uso das técnicas discutidas e avaliem a eficácia comunicativa de cada texto. Instrua-os a buscar possíveis melhorias que tornariam o texto mais claro e conciso. Circule pela sala, auxiliando e incentivando as discussões em grupo. É importante que cada grupo apresente suas análises e observações ao final. Avalie o aprendizado observando a capacidade dos alunos de aplicar as técnicas discutidas na análise.

  • Aula 3: Aprendizagem crítica com jogos e debates sobre notícias
  • Momento 1: Jogo Interativo de Análise de Notícias (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula explicando que os alunos participarão de um jogo interativo para análise crítica de notícias. Divida a turma em grupos e distribua dispositivos para acesso a uma plataforma ou jogo que simule a análise de manchetes e notícias, destacando possíveis vieses e imediata identificação de fake news. Oriente os grupos a colaborarem para identificar erros e acertos nas notícias apresentadas no jogo. É importante que cada grupo discuta internamente antes de tomar decisões e que observem o uso da imparcialidade e objetividade. Avalie os alunos pela capacidade de análise crítica e pelo trabalho em equipe, observando como discutem e tomam decisões.

    Momento 2: Roda de Debate: Impacto da Comunicação na Sociedade (Estimativa: 25 minutos)
    Forme um círculo com os alunos para a roda de debate, onde discutirão o impacto das notícias e a responsabilidade jornalística na sociedade contemporânea. Proponha questões como a influência das notícias nas nossas percepções e decisões diárias. Facilite e oriente o debate garantindo que todos tenham oportunidade de expressar suas opiniões. Estimule a escuta ativa e o respeito entre os alunos. Permita que diferentes opiniões e ideias sejam discutidas e analisadas de maneira crítica. Conclua com uma reflexão sobre como a sociedade pode se beneficiar de uma comunicação ética e imparcial. Avalie a participação dos alunos através de sua capacidade de argumentar, ouvir e construir diálogos construtivos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para os alunos com deficiência visual, certifique-se de que os jogos e materiais utilizados tenham recursos de audiodescrição e estejam adaptados para leitura em Braille, quando possível. O uso de aplicativos adaptados pode ser uma ótima opção. Para alunos com transtorno do espectro autista, ofereça um roteiro do jogo e do debate previamente, reduzindo a ansiedade causada por mudanças na rotina. É importante dar espaço para a interação desses alunos seguindo suas preferências de comunicação. Utilize sinais visuais ou sonoros para facilitar a participação dos alunos durante o jogo e debate. Em casos onde for necessário, disponibilize apoio adicional para que todos os alunos possam se expressar e participar ativamente das atividades propostas.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Jornalistas do Futuro' será diversificada e contínua, com o intuito de proporcionar um feedback completo e significativo dos processos de aprendizagem dos alunos. Um dos métodos será a avaliação formativa, onde serão observadas as participações nos debates e as interações durante a escrita das notícias, destacando o engajamento e aplicação das técnicas aprendidas. Outro método inclui a criação de um portfólio individual, onde os alunos registrarão suas produções jornalísticas com autoavaliações e reflexões sobre o processo, permitindo ao professor acompanhar o progresso e oferecer feedback direcionado. Também será utilizada a avaliação por pares durante os debates, incentivando a crítica construtiva e o respeito à diversidade de opiniões entre os alunos. Tais abordagens avaliativas não apenas medem o aprendizado, mas também incentivam o protagonismo estudantil e habilidades socioemocionais importantes, como a empatia e o trabalho em equipe. É crucial adaptar critérios e expectativas de acordo com as necessidades específicas de cada estudante, incluindo aqueles com deficiência visual e transtornos do espectro autista, para garantir uma avaliação equitativa.

  • Avaliação formativa através da participação e aplicação de técnicas
  • Criação de portfólio individual para autoavaliação e reflexão
  • Avaliação por pares durante debates e atividades interativas

Materiais e ferramentas:

Para a realização bem-sucedida da atividade 'Jornalistas do Futuro', será necessário um conjunto diversificado de materiais e recursos que subsidiem as diferentes etapas do aprendizado proposto. Como cada metodologia aplicada possui demandas específicas, os recursos variam entre tradicionais e tecnológicos, incluindo materiais acessíveis que promovem a inclusão e a participação efetiva de todos os alunos. O uso de computadores ou tablets será importante para a pesquisa e redação de notícias, enquanto os quadros interativos servirão para a apresentação visual dos conceitos e técnicas jornalísticas. Materiais impressos em Braille ou audiodescritivos serão essenciais para a inclusão de alunos com deficiência visual, enquanto jogos interativos poderão ser adaptados para melhor atender a todos os participantes. O espaço da sala de aula deve ser organizado de forma a promover o diálogo e a interação constante entre os alunos, incentivando um ambiente de aprendizagem colaborativa e investigativa.

  • Computadores ou tablets para acesso e redação de notícias
  • Materiais em Braille e audiodescritivos para acessibilidade
  • Quadro interativo para apresentações visuais
  • Jogos interativos para prática e análise de notícias
  • Espaço de sala organizado para promover interações

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos que o trabalho dos docentes é exigente e desafiador, mas é vital assegurar que todas as atividades promovam acesso equitativo à educação. Assim, são apresentadas estratégias objetivas para garantir a inclusão e acessibilidade dos alunos nesta atividade. Para alunos com deficiência visual, recomenda-se o uso de materiais em Braille, audiodescrições para apresentações audiovisuais e recursos táteis para facilitar a compreensão dos conceitos. Em relação aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (Nível 1), sugerimos a estruturação clara das atividades, com instruções passo a passo, e possibilitar adaptações individuais para maior conforto e eficiência no aprendizado. A criação de um ambiente de aceitação e respeito mútuo é essencial, encorajando a colaboração e o apoio entre colegas, promovendo a sensibilização e empatia acerca das diferenças individuais. A rotina deve estar preparada para alterações e ajustes conforme necessário, garantindo não somente o sucesso acadêmico, mas também o bem-estar social e emocional de todos os alunos.

  • Materiais em Braille e audiodescritivos para deficientes visuais
  • Estruturação clara das atividades para alunos com autismo
  • Ambiente de aceitação e respeito mútuo para colaboração
  • Rotina adaptável para atender necessidades individuais

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