Notícia ou Editorial? Desvendando os Mistérios

Desenvolvida por: Alissa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de textos - Notícia e Editorial

A atividade sobre Notícia e Editorial busca desenvolver as habilidades de análise e produção textual dos alunos, a partir da exploração crítica dos gêneros jornalísticos. Inicialmente, os alunos revisarão o conteúdo estudado sobre as características da notícia e do editorial. Utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida, os estudantes vêm preparados com questões e reflexões. A prática envolverá a transformação de uma notícia selecionada em um editorial, permitindo que os alunos reconheçam as nuances entre informar e opinar. A conclusão foca na apresentação dos editoriais criados e uma análise coletiva das transformações, incentivando a argumentação crítica e a reflexão grupal.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem estão centrados no desenvolvimento da capacidade dos alunos em diferenciar entre informar e opinar, com foco nos gêneros textuais da notícia e do editorial. Espera-se que os alunos adquiram habilidades para analisar criticamente textos jornalísticos, identificando suas características e possibilidades de transformação. A atividade visa ainda estimular a produção de textos opinativos, promovendo a reflexão sobre a importância da construção argumentativa e do uso ético da informação. Neste contexto, os alunos serão desafiados a integrar conhecimentos prévios e desenvolver a capacidade de articulação e defesa de um ponto de vista, habilidades essenciais para compreensão e atuação crítica no mundo contemporâneo.

  • Reconhecer e diferenciar as características de uma notícia e de um editorial.
  • Transformar uma notícia em editorial, identificando as nuances entre informar e opinar.
  • Desenvolver argumentos fundamentados, respeitando a estrutura de um editorial.
  • Estimular a reflexão crítica sobre o papel e impacto dos diferentes gêneros jornalísticos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP16: Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange os gêneros textuais jornalísticos, com foco na notícia e no editorial. Inicia com a revisão das características estruturais destes tipos de texto, destacando-se os elementos da pirâmide invertida nas notícias e da defesa de opinião nos editoriais. A prática proposta envolve a aplicação destes conceitos na transformação de notícias em editoriais, fortalecendo a capacidade de análise crítica e produção textual dos alunos. Além disso, serão trabalhados aspectos relacionados à construção argumentativa, à ética na informação e ao impacto social dos textos jornalísticos, conectando o conhecimento escolar aos desafios reais da sociedade.

  • Revisão das características da notícia.
  • Revisão das características do editorial.
  • Prática de transformação de notícia em editorial.
  • Construção e análise crítico-argumentativa.
  • Discussão sobre ética e impacto social dos textos jornalísticos.

Metodologia

A metodologia da atividade se baseia na Sala de Aula Invertida, onde os alunos têm acesso prévio ao material teórico e chegam preparados à aula para discutir e aplicar o conhecimento adquirido. Isso maximiza o tempo de aula para práticas ativas e para o desenvolvimento de habilidades analíticas e criativas. A atividade prática 'mão-na-massa' permite que os estudantes apliquem o conhecimento teórico na produção de editoriais a partir de notícias, o que promove uma aprendizagem baseada em problemas desafiadores e contextualizados. Tais metodologias não apenas estimulam o protagonismo estudantil, mas também favorecem uma participação dinâmica e colaborativa na sala de aula.

  • Sala de Aula Invertida.
  • Atividade prática 'mão-na-massa'.
  • Aprendizagem baseada em problemas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está estruturada para ser realizada em uma aula de 50 minutos, aproveitando o tempo de forma a garantir que todas as etapas do processo de aprendizagem sejam contempladas. Inicia com a discussão dos conceitos teóricos estudados previamente, seguida de uma prática de transformação de notícias em editoriais, e finaliza com a apresentação dos trabalhos e análise coletiva. Essa organização do tempo permite um equilíbrio entre teoria e prática, além de assegurar um espaço significativo para o feedback e reflexão crítica dos estudantes sobre suas produções.

  • Aula 1: Discussão teórica, prática de transformação e análise coletiva.
  • Momento 1: Revisão e Discussão Teórica (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula revisando as características dos gêneros textuais notícia e editorial, confirmando que todos os alunos possuem o entendimento fundamental necessário. Peça que compartilhem perguntas ou reflexões que trouxeram de casa. É importante que você guie a discussão, permitindo uma participação ativa dos alunos e assegurando que todos compreendam as diferenças entre informar e opinar. Observe se os alunos mencionam aspectos específicos como linguagem impessoal e objetividade (na notícia) ou subjetividade e opinião fundamentada (no editorial). Avalie a participação por meio das observações e contribuições dos alunos durante a discussão.

    Momento 2: Atividade Prática de Transformação (Estimativa: 20 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos e distribua notícias previamente escolhidas para cada grupo. Instrua-os a transformar essa notícia em um editorial, respeitando a estrutura e nuances necessárias. Ofereça orientações sobre como identificar e construir um ponto de vista que reflita o gênero editorial. É vital que você auxilie os grupos que encontrarem dificuldades, fornecendo exemplos e sugestões de abordagem. Incentive que utilizem computadores ou tablets para pesquisas adicionais, se necessário. Avalie a atividade prática observando o respeito à estrutura do editorial, uso de argumentos e criatividade dos alunos na transformação.

    Momento 3: Apresentação e Análise Coletiva (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que cada grupo apresente seu editorial ao restante da turma. Promova uma análise coletiva das transformações feitas, incentivando que os grupos justifiquem suas escolhas. Utilize este momento para discutir o impacto social e a ética dos textos jornalísticos, fomentando um pensamento crítico. Faça intervenções quando necessário para garantir que as discussões permaneçam construtivas e informativas. A avaliação deste momento pode ser feita através da capacidade dos alunos de articular seus argumentos e da qualidade do debate gerado.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para tornar a aula acessível a todos os alunos, considere oferecer materiais em formatos diversificados, como áudios ou vídeos explicativos. Se houver alunos com dificuldades de leitura ou escrita, possibilite que eles utilizem um software de ditado para elaborar suas ideias. Além disso, use legendas para vídeos e garanta que as discussões em grupo sejam feitas em um volume adequado para todos escutarem. Esteja sempre disponível para esclarecer dúvidas e fornecer assistência adicional, mantendo uma postura encorajadora e compreensiva durante toda a aula.

Avaliação

A avaliação será diversificada para atender às diferentes competências desenvolvidas. O objetivo principal é avaliar a capacidade dos alunos de reconhecer e aplicar as características dos gêneros jornalísticos. Critérios de avaliação incluem a criatividade e coerência na transformação da notícia em editorial e a qualidade da argumentação apresentada. Metodologias avaliativas como autoavaliação, avaliação por pares e devolutiva do professor serão utilizadas. Por exemplo, cada aluno poderá apresentar seu editorial à turma, seguido por uma autoavaliação e feedback do grupo. Estratégias formativas incluem comentários construtivos e sugestões de melhorias, incentivando a autorreflexão e o aprimoramento contínuo. Flexibilidade será considerada caso haja necessidade de adaptação para atender às particularidades individuais dos alunos.

  • Autoavaliação dos alunos.
  • Avaliação por pares.
  • Devolutiva do professor com feedback construtivo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para essa atividade integram tanto materiais físicos quanto digitais, buscando enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Serão necessários dispositivos eletrônicos (computadores ou tablets) para pesquisa e acesso ao material teórico prévio. Conteúdos audiovisuais da internet, como vídeos explicativos sobre os gêneros textuais, também irão complementar o aprendizado. Adicionalmente, materiais tradicionais como folhas de papel e canetas serão usados para atividades práticas e anotações. A diversificação dos recursos visa atender à diferentes estilos de aprendizagem e proporcionar uma experiência educativa mais rica e inclusiva.

  • Computadores ou tablets para pesquisa.
  • Acesso à internet.
  • Vídeos explicativos sobre gêneros textuais.
  • Folhas de papel e canetas.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a diversidade nas salas de aula é uma realidade e reconhecemos o esforço diário do professor em atender a todos com equidade. Para garantir a inclusão e acessibilidade, ainda que nossa turma não apresente condições específicas, algumas práticas devem ser adotadas como padrão. Recomendamos a utilização de legendas em vídeos para alunos com dificuldades auditivas e ambientes de sala de aula que favoreçam a visibilidade e a acústica, assegurando que as informações sejam acessíveis a todos. Estratégias como o uso da tecnologia de apoio podem promover a participação ativa de todos os alunos. A monitorização da compreensão dos conteúdos e a adaptação das atividades conforme as necessidades diagnosticadas durante as aulas são também fundamentais para garantir um ambiente de aprendizado inclusivo e acessível.

  • Utilização de legendas em vídeos.
  • Ambientes de sala de aula adequados à visibilidade e acústica.
  • Monitorização contínua da compreensão e adaptação das atividades.

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