Oficina de Fake News

Desenvolvida por: Rélenn… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Temas, subtemas e perspectivas de notícias divulgadas na mídia

A atividade tem como objetivo principal desenvolver o senso crítico dos alunos em relação ao consumo de informações na mídia, diferenciando o verdadeiro do falso. Os alunos serão organizados em grupos para criar duas notícias, uma verdadeira e outra falsa, com a intenção de enganar os demais grupos, promovendo um jogo de detecção de fake news. Essa dinâmica permitirá que os alunos compreendam os elementos que tornam uma notícia convincente e, ao mesmo tempo, explorem as dificuldades de discernir informações verdadeiras de falsas. Além de desenvolver habilidades de argumentação e escrita, os alunos também terão a oportunidade de exercitar a análise crítica ao avaliar a veracidade das informações apresentadas pelos colegas. Essa atividade enfatiza a importância da responsabilidade na produção e compartilhamento de informações e incentiva o pensamento crítico necessário para navegar pelo mundo contemporâneo da informação.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da aprendizagem é garantir que os alunos tenham a capacidade de criar e identificar notícias verdadeiras e falsas, desenvolvendo assim suas habilidades de análise crítica e escrita argumentativa. A atividade visa também fomentar o trabalho em equipe e a participação em discussões construtivas, ajudando os alunos a desenvolver uma compreensão mais profunda dos mecanismos por trás das notícias falsas. Alinhado à BNCC, procura-se fortalecer a crítica reflexiva sobre dados e informações e a habilidade de contextualizar tais conhecimentos na aplicação cotidiana.

  • Desenvolver habilidades de escrita e análise crítica.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a discussão construtiva.
  • Identificar elementos que tornam uma notícia convincente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP03: Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
  • EF69LP06: Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda conhecimentos sobre a estrutura das notícias, com foco na distinção entre textos verdadeiros e falsos. Além de explorar a produção textual, os alunos são instigados a desenvolver critérios para avaliar a autenticidade das informações. O estudo da linguagem jornalística e dos elementos persuasivos usados em notícias contribui para uma visão crítica sobre as mensagens captadas. Aprenderão a analisar o papel da mídia na sociedade e desenvolverão habilidades de comunicação fundamentais para decifrar informações no cotidiano.

  • Estrutura de notícias verdadeiras e falsas.
  • Critérios de verificação de informações.
  • Análise dos elementos persuasivos em notícias.

Metodologia

As metodologias adotadas estimulam a aprendizagem ativa dos alunos por meio da interação social e do trabalho em grupo. Eles serão envolvidos em uma atividade 'mão-na-massa', na qual devem criar notícias falsas e verdadeiras e participar de uma fase de adivinhação crítica. A abordagem permite que os alunos aprendam fazendo, com oportunidades para discussões e debates para consolidar o entendimento. A aprendizagem baseada em problemas será evidente quando os grupos trabalham para criar notícias plausíveis que desafiem o discernimento dos outros grupos.

  • Aprendizagem ativa através de atividades interativas.
  • Criação de notícias falsas e verdadeiras em grupos.
  • Debates e discussões de validação crítica.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade deve ser realizada em uma aula de 60 minutos, onde a criação e apresentação das notícias acontecem, seguidas por discussões sobre as características que tornam uma notícia falsa e como podemos reconhecer esses elementos em situações reais. Essa única sessão tem o objetivo de introduzir e completar a prática concreta de detecção de fake news e consolidação do aprendizado crítico por meio de diálogo imediato.

  • Aula 1: Introdução à atividade e criação e avaliação das notícias.
  • Momento 1: Apresentação do Tema e Objetivos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o tema 'Fake News' aos alunos. Explique a importância de desenvolver um senso crítico sobre as informações consumidas na mídia. Delineie a atividade do dia, destacando os objetivos principais, como a criação de notícias verdadeiras e falsas em grupos. Informe aos alunos que será um exercício prático para aprimorar a escrita e a análise crítica. Utilize exemplos concretos de notícias verdadeiras e falsas para contextualizar o tema. É importante que você verifique se todos os alunos compreenderam o objetivo da atividade e se existem dúvidas.

    Momento 2: Formação dos Grupos e Discussão Inicial (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos. Instrua cada grupo a discutir rapidamente ideias de notícias para determinar qual será verdadeira e qual será falsa. Permita que os alunos usem dispositivos eletrônicos, caso disponível, para pesquisar temas atuais que possam ser explorados nas suas notícias. Percorra as equipes para garantir que todas estão executando a tarefa, sustentando ideias e discutindo opiniões de forma construtiva. Intervenha se necessário, oferecendo sugestões e incentivando discussões produtivas.

    Momento 3: Criação das Notícias (Estimativa: 20 minutos)
    Peça aos grupos que comecem a escrever suas notícias, uma verdadeira e uma falsa, focando nas estruturas tradicionais de textos jornalísticos. Durante essa fase, observe se os grupos estão aplicando elementos persuasivos adequadamente em suas notícias. Auxilie os grupos que estiverem enfrentando dificuldades, sugerindo possíveis abordagens ou mudanças na redação. Reforce a importance de uma escrita coesa e convincente.

    Momento 4: Apresentação e Avaliação dos Trabalhos (Estimativa: 15 minutos)
    Instrua os grupos a apresentarem suas notícias ao restante da turma. Cada grupo deverá ler suas duas notícias e permitir uma discussão breve sobre qual notícia parece verdadeira ou falsa. Estimule o debate crítico entre os alunos, incentivando-os a justificar suas escolhas e a destacar elementos que foram persuasivos ou enganosos. Após todas as apresentações, solicite que os grupos revelem quais notícias eram verdadeiras e quais eram falsas. Termine com uma breve discussão sobre os desafios encontrados e as estratégias utilizadas.

    Momento 5: Encerramento e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula retomando os objetivos estabelecidos no início. Reflita com os alunos sobre o que eles aprenderam e como podem aplicar esse conhecimento em situações concretas fora da sala de aula. Pergunte quais estratégias eles acham eficazes para identificar fake news na vida cotidiana. Incentive os alunos a continuarem praticando a análise crítica das informações.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora a turma não apresente condições específicas, é importante adotar uma abordagem inclusiva e acessível. Certifique-se de que todos os alunos compreendam as instruções, utilizando linguagem clara e objetiva. Incentive a colaboração entre os pares para que alunos com diferentes estilos de aprendizado possam se apoiar mutuamente. Disponibilize materiais impressos ou digitais que auxiliem os alunos que possam ter dificuldades em acompanhar o conteúdo verbal. Cheque frequentemente se há alguma necessidade de suporte adicional e esteja preparado para adaptar as atividades conforme requerido, sempre buscando promover um ambiente acolhedor e respeitoso.

Avaliação

A avaliação se concentrará na capacidade dos alunos de criar e identificar notícias verdadeiras e falsas. Serão utilizadas rubricas que incluem critérios como originalidade, coesão textual e precisão na identificação. Além disso, a participação ativa nos debates será considerada. Feedback formativo será essencial para auxiliar os alunos a refletirem sobre suas práticas e melhorar seu pensamento crítico. Exemplo prático inclui a avaliação de como os alunos justificam suas escolhas durante a fase prática, considerando tanto a criatividade na produção quanto a acuidade crítica na análise das notícias dos colegas. O uso de critérios adaptativos para alunos que precisem de mais apoio é encorajado.

  • Originalidade e coesão das notícias criadas.
  • Precisão na identificação de notícias falsas.
  • Participação e argumentação nos debates.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluem papel, canetas, acesso a dispositivos eletrônicos com internet para pesquisa. Utilizando abordagens colaborativas e integrativas, o uso de desses recursos visa aproximar os alunos das práticas reais de produção e consumo de notícias. Tecnologias educacionais, como acesso a sites confiáveis para verificação de informações, serão incentivadas, de maneira a integrar ferramentas e práticas contemporâneas ao processo didático, em consonância com a preparação dos alunos para o mundo digital moderno.

  • Papel e canetas para rascunhos.
  • Dispositivos eletrônicos para pesquisa.
  • Acesso a sites de verificação de fatos.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o trabalho docente pode ser desafiador, especialmente ao tentar incluir e garantir a acessibilidade de todos os alunos em uma atividade prática. Para esta atividade, embora não tenhamos condições específicas dos alunos a serem consideradas, é fundamental adotar práticas que assegurem a participação equitativa. Isso pode incluir rotacionar funções dentro dos grupos para garantir a colaboração de todos e sempre interpretar silenciosamente, sem julgar, qualquer hesitação nas discussões. Recomendações práticas incluem prover suporte individual para que todos se sintam integrados com seu estilo único de aprendizagem e promover um ambiente onde todo aluno, independentemente de sua origem ou habilidades, se sinta parte integrante do grupo sem pressões desnecessárias.

  • Rotação de funções nos grupos para equidade.
  • Suporte individualizado para estilos únicos de aprendizagem.
  • Promoção de um ambiente inclusivo e colaborativo.

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