Podcast Literário: Vozes da Literatura

Desenvolvida por: Ana Pa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade, Leitura, Análise linguística/semiótica, Produção de textos

Nesta atividade, intitulada 'Podcast Literário: Vozes da Literatura', os alunos do 9º ano terão a oportunidade de explorar e analisar narrativas literárias de autores brasileiros, promovendo uma imersão tanto na literatura quanto no contexto sócio-histórico das obras selecionadas. A atividade será estruturada em uma aula de 60 minutos, onde os estudantes, divididos em grupos, pesquisarão sobre os autores e suas obras, preparando-se para a gravação de um breve podcast. O propósito é discutir aspectos do enredo, personagens e contexto histórico das narrativas, utilizando como suporte a estrutura de uma sala de aula invertida. A prática culminará na gravação de um podcast em sala, onde os alunos colocarão em exercício suas habilidades de comunicação oral e escrita. Para encerrar, uma roda de debate será realizada para compartilhar e refletir sobre as análises e experiências obtidas. Este projeto promove não apenas o desenvolvimento cognição linguística, mas também habilidades relevantes como trabalho em equipe, responsabilidade, liderança e pensamento crítico. A metodologia ativa de 'mão-na-massa' incentiva o protagonismo estudantil, permitindo que os alunos tomem as rédeas do próprio aprendizado e apliquem o conhecimento adquirido em um produto final tangível e audiovisual.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito de 'Podcast Literário: Vozes da Literatura' é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda da literatura brasileira através de atividades que integram leitura, análise e produção textual. Essa atividade busca desenvolver habilidades de escuta crítica, oratória e escrita argumentativa, essenciais para alunos desta faixa etária, ao mesmo tempo em que cultiva uma apreciação pela diversidade cultural. Ao incentivar o debate e o trabalho em equipe, o plano também promove competências socioemocionais, como empatia e cooperação. Objetiva-se, ainda, preparar os alunos para situações práticas de comunicação, comum em exames de larga escala, como o ENEM, e em contextos futuros no ensino superior.

  • Desenvolver habilidades de escuta crítica e oratória.
  • Aprimorar a capacidade de análise literária.
  • Produzir textos argumentativos coesos e coerentes.
  • Estimular a apreciação pela diversidade cultural.
  • Fomentar competências socioemocionais como empatia e cooperação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP11: Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.
  • EF69LP12: Desenvolver estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/ redesign (esses três últimos quando não for situação ao vivo) e avaliação de textos orais, áudio e/ou vídeo, considerando sua adequação aos contextos em que foram produzidos, à forma composicional e estilo de gêneros, a clareza, progressão temática e variedade linguística empregada, os elementos relacionados à fala, tais como modulação de voz, entonação, ritmo, altura e intensidade, respiração etc., os elementos cinésicos, tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato de olho com plateia etc.
  • EF69LP18: Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático do plano de aula 'Podcast Literário: Vozes da Literatura' integra diversas áreas da Língua Portuguesa, consolidando a interdisciplinaridade e profundidade no ensino. À medida que os alunos exploram a oralidade e a produção textual, eles também são expostos a uma rica análise linguística e ao estudo semiótico das obras literárias escolhidas. Esta integração permite uma compreensão mais robusta e aplicável do tema. A atividade reforça conceitos de análise crítica, capacidade argumentativa e apreciação contextual das obras, capacidades essenciais nessa etapa educacional. O plano também prevê o desenvolvimento de habilidades práticas de comunicação, refletindo diretamente as demandas da Base Nacional Comum Curricular.

  • Oralidade e práticas de escuta ativa.
  • Técnicas de análise literária.
  • Estrutura e elaboração de textos argumentativos.
  • Conceitualização e apreciação cultural.
  • Colaboração e competência socioemocional.

Metodologia

A metodologia aplicada no 'Podcast Literário: Vozes da Literatura' é alicerçada em práticas inovadoras e interativas, especialmente metodologias ativas. Com a abordagem de sala de aula invertida, os alunos têm contato prévio com o conteúdo a ser discutido, permitindo mais tempo para a prática e expressão criativa em sala. A atividade de 'mão-na-massa', por sua vez, incentiva o aprendizado prático e concreto, engajando os estudantes em uma produção de podcast de forma colaborativa. A roda de debate cria um espaço para reflexão crítica, onde os alunos compartilham e contrastam suas análises, promovendo o desenvolvimento de habilidade oral e pensamento crítico. Essas metodologias não apenas sustentam o aprendizado ativo, mas também asseguram o engajamento profundo com o conteúdo, alinhando teoria e prática de maneira significativa.

  • Sala de aula invertida para preparação prévia dos conteúdos.
  • Atividade prática de 'mão-na-massa' na produção do podcast.
  • Roda de debate para análise crítica e compartilhamento de ideias.

Aulas e Sequências Didáticas

Este plano de aula prevê a execução de suas atividades em uma aula de 60 minutos. O cronograma é estruturado de modo a proporcionar uma experiência de aprendizagem fluida e dinâmica para os alunos do 9º ano. A aula começa com uma breve introdução dos objetivos e metodologia, seguida pelo trabalho em grupos para a pesquisa e planejamento do podcast. Metade do tempo de aula é destinada à gravação prática do podcast, utilizando a estratégia de 'mão-na-massa'. Por fim, a roda de debate conclui o período de aula, permitindo que os alunos compartilhem suas reflexões e assimilem diferentes perspectivas. A divisão atende ao desenvolvimento de habilidades múltiplas no contexto de uma atividade concentrada, assegurando o máximo de apreensão e envolvimento por parte dos estudantes.

  • Aula 1: Introdução aos objetivos e metodologia; Pesquisa e planejamento do podcast; Gravação prática do podcast; Roda de debate para compartilhamento de reflexões.
  • Momento 1: Introdução aos objetivos e metodologia (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando os objetivos e a metodologia da atividade 'Podcast Literário: Vozes da Literatura'. Explique brevemente a dinâmica da sala de aula invertida e como a gravação do podcast ocorrerá. É importante que os alunos compreendam o propósito da atividade e a relevância das habilidades que irão desenvolver. Permita que façam perguntas para garantir entendimento.

    Momento 2: Pesquisa e planejamento do podcast (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em grupos e oriente-os na pesquisa dos autores e obras literárias brasileiras selecionadas. Use tablets ou laptops para facilitar o acesso às informações. Durante a pesquisa, observe se os alunos estão focados nos aspectos relevantes como enredo, personagens e contexto histórico. Ajude os grupos a organizarem suas ideias no roteiro para o podcast, oferecendo sugestões quando necessário. Avalie o engajamento dos alunos e a capacidade de sintetizar informações para o roteiro.

    Momento 3: Gravação prática do podcast (Estimativa: 20 minutos)
    Faça a transição para a atividade prática de gravação. Distribua os microfones e instrua os alunos sobre o uso dos softwares de edição de áudio. Enquanto gravam, assista às performances das equipes, focando na clareza da exposição oral e na colaboração entre os membros. Este é um momento de aplicação direta das pesquisas realizadas. Após cada gravação, forneça feedback rápido e encoraje melhorias. Avalie a técnica de oratória e a coesão do trabalho em equipe.

    Momento 4: Roda de debate para compartilhamento de reflexões (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza a roda de debate incentivando os alunos a compartilhar suas experiências sobre o processo do podcast. Pergunte o que acharam desafiador ou surpreendente e como sentiram trabalhar em equipe. É importante que os alunos reflitam sobre seu desenvolvimento e o dos colegas. Avalie a capacidade de os alunos ouvirem e contribuírem para o diálogo de forma respeitosa e crítica.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora não existam condições específicas mencionadas para a turma, é sempre importante garantir que todos os alunos tenham igual acesso às atividades. Tenha cuidado ao designar tarefas de pesquisa, oferecendo suporte adicional a grupos que possam ter dificuldade em encontrar informações. Certifique-se de que as instruções e o feedback sejam dados de forma clara e, se necessário, forneça material de leitura em diferentes formatos para garantir abrangência. Impulsione a confiança dos alunos ao encorajá-los a expressar suas opiniões na roda de debate, possibilitando um ambiente respeitoso e inclusivo para todos se expressarem. Lembre-se, o papel do professor é essencial no processo de inclusão, mas ele pode buscar ajuda externa, se necessário, para ter mais recursos à disposição.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Podcast Literário: Vozes da Literatura' é projetada para ser abrangente e multifacetada, com ênfase na aprendizagem contínua. Primeiramente, um sistema de avaliação formativa será implementado durante todas as etapas da atividade. O objetivo é verificar o engajamento, a participação e o desenvolvimento de habilidades dos alunos, fornecendo feedback contínuo para orientar melhorias. Critérios específicos incluem a capacidade de pesquisa, qualidade da argumentação no podcast, coerência e clareza na exposição oral, além da eficácia no trabalho em equipe e colaboração durante a atividade prática. Exemplos práticos de avaliação incluem a análise das notas de pesquisa dos alunos, o roteiro de seus podcasts e sua performance durante a gravação. Adicionalmente, uma autoavaliação será incentivada, onde os alunos refletem sobre seu desempenho e desafios encontrados. O professor também pode considerar adaptar as rubricas de avaliação para refletir as especificidades dos alunos, utilizando feedback construtivo para apoiar o progresso e motivação contínua dos alunos.

  • Avaliação formativa do engajamento e desenvolvimento de habilidades ao longo da atividade.
  • Critérios: Capacidade de pesquisa, qualidade da argumentação, clareza na exposição oral e colaboração em equipe.
  • Exemplo prático: Análise das notas de pesquisa, roteiro do podcast e performance na gravação.
  • Utilização de autoavaliação para fomentar reflexão e identificação de desafios individuais.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade 'Podcast Literário: Vozes da Literatura' foram cuidadosamente selecionados para facilitar uma experiência de aprendizagem rica e dinâmica. Ferramentas tecnológicas desempenham um papel central, permitindo que os alunos gravem e editem seus podcasts, e tornem suas análises literárias mais imersivas. Recursos digitais como tablets ou laptops são essenciais para a pesquisa e planejamento do conteúdo. Softwares de edição de áudio oferecem suporte técnico indispensável à criação dos podcasts. Cada recurso foi escolhido por sua relevância e potencial de engajamento, garantindo que os alunos tenham acesso a meios modernos de expressão criativa e aprendizado. A inclusão de materiais didáticos impressos, como guias de leitura e roteiros estruturais, complementa o uso de tecnologia, garantindo uma preparação completa e metodologicamente rica.

  • Tablets ou laptops para pesquisa e planejamento.
  • Microfones e softwares de edição de áudio para gravação dos podcasts.
  • Guias de leitura e roteiros estruturais impressos para referência e apoio.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos a sobrecarga de trabalho que os professores enfrentam e valorizamos o compromisso em promover um ambiente inclusivo e acessível a todos os alunos. Embora não haja condições ou deficiências específicas na turma, é essencial manter práticas de ensino que assegurem equidade e diversidade. Metodologias de ensino diferenciadas, como atividades colaborativas, garantem que diferentes estilos de aprendizagem sejam atendidos. A oferta de recursos digitais e impressos, aliados à formação de grupos heterogêneos, incentiva a interação e participação de todos os alunos, respeitando suas particularidades individuais. Estruturar o ambiente de aprendizagem de forma acolhedora, estimulante e diversificada promove um espaço seguro e inclusivo, fomentando o respeito mútuo e a colaboração. Além disso, estar aberto a observar sinais de dificuldades e ajustar rapidamente as estratégias de ensino são práticas que não apenas atendem às necessidades individuais, mas reforçam os valores de empatia e apoio mútuo.

  • Atividades colaborativas para atender diferentes estilos de aprendizagem.
  • Oferta de recursos digitais e impressos para acomodar preferências diversas.
  • Agrupamentos heterogêneos para incentivar a interação e equidade.
  • Monitoramento contínuo e ajuste das estratégias de ensino conforme necessário.

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