Poetas Modernos

Desenvolvida por: Giovan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Figuras de Linguagem na Poesia

A atividade 'Poetas Modernos' é projetada para incentivar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental a explorarem a riqueza da poesia através do uso de figuras de linguagem específicas, enfocando o eufemismo, a antítese e a assonância. Os alunos serão divididos em grupos e orientados a compor suas próprias criações poéticas, integrando as três figuras de linguagem mencionadas. Esta atividade tem como objetivo não apenas a compreensão conceitual dessas técnicas literárias, mas também promover uma experiência prática e criativa com a língua. Após a composição, cada grupo realizará uma declamação de sua poesia para a classe, identificando e destacando as figuras de linguagem utilizadas. Esta apresentação criará um ambiente interativo, permitindo a troca de interpretações e o desenvolvimento da expressão oral e escuta ativa entre os alunos. Assim, 'Poetas Modernos' não é apenas uma lição sobre teoria literária; é uma jornada para explorar emoções, ideias e como esses elementos podem ser encapsulados e transmitidos através da poesia.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é fornecer aos alunos uma compreensão profunda sobre o papel e o impacto das figuras de linguagem na composição poética, além de desenvolver suas habilidades de expressão criativa e analítica. Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar e aplicar corretamente eufemismo, antítese e assonância em suas próprias poesias, bem como reconhecer essas e outras figuras de linguagem em textos diversos. Além disso, a atividade visa melhorar a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe, expressar suas ideias e emoções de maneira construtiva e participar ativamente de discussões literárias, elevando assim seu apreço pela literatura e pela linguagem como forma de arte.

  • Compreender a função e o impacto do eufemismo, antítese e assonância na poesia.
  • Aplicar criativamente figuras de linguagem na composição poética própria.
  • Desenvolver habilidades de expressão oral através da declamação de poesias.
  • Aprimorar a capacidade de trabalho em equipe e colaboração durante o processo criativo.
  • Estimular a apreciação pela literatura e pela expressão artística da linguagem.

Conteúdo Programático

A atividade está centralizada em torno do entendimento e aplicação prática de figuras de linguagem, especificamente eufemismo, antítese e assonância, no contexto da poesia. Esta abordagem não só ilustrará o poder expressivo da linguagem, como também permitirá aos alunos experimentar com a sonoridade, o ritmo e o significado em sua escrita criativa. Além disso, a declamação das poesias criadas irá introduzir os estudantes às nuances da apresentação oral, enfatizando a importância do tom, pausa e expressão na comunicação de ideias e emoções.

  • Definição e exemplos de eufemismo, antítese e assonância.
  • Processo de composição poética incorporando figuras de linguagem.
  • Técnicas de declamação para realçar figuras de linguagem na poesia.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, a atividade incentiva os alunos a serem protagonistas de seu aprendizado. Através da composição poética em grupos e posterior declamação, os estudantes engajam-se ativamente na exploração e aplicação das figuras de linguagem, favorecendo um aprendizado experiencial. Este método fomenta a colaboração, incentiva a discussão e reflexão crítica sobre o uso da linguagem poética, e permite aos alunos um envolvimento mais profundo e pessoal com o conteúdo.

  • Formação de grupos para a composição colaborativa de poesias.
  • Orientações iniciais e exemplos de aplicação de figuras de linguagem na poesia.
  • Sessão de declamação das poesias pelos grupos, com feedback da turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Poetas Modernos' será realizada em uma única sessão de 60 minutos, dividida em etapas de composição, preparação para declamação e apresentação final para a classe.

  • Introdução ao tema e formação dos grupos (15 minutos)
  • Composição das poesias em grupo (20 minutos)
  • Preparação para a declamação (10 minutos)
  • Declamação das poesias e feedback dos colegas (15 minutos)

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa no processo de criação, na correta aplicação das figuras de linguagem designadas e na performance da declamação, considerando a clareza, expressividade e coesão da equipe. A capacidade de identificar e explicar o uso de figuras de linguagem na própria poesia, bem como a contribuição criativa individual dentro do grupo, também serão critérios avaliados. Feedback construtivo será oferecido, permitindo reflexão e melhoria contínua.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como quadro branco e marcadores para anotações iniciais e feedback, cópias de exemplos de poesias que demonstram o uso efetivo de figuras de linguagem e dispositivos de som para a reprodução de declamações poéticas. A sala de aula deve ser organizada de maneira a facilitar o trabalho em grupo e as apresentações.

  • Quadro branco e marcadores.
  • Cópias de poesias exemplares.
  • Dispositivos de áudio para reprodução de poesias.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo