A atividade 'Projeto Somos Todos Ouvidos: uma campanha pela empatia' é uma iniciativa pedagógica que visa promover a conscientização e a reflexão entre os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental sobre a importância do diálogo e da empatia no ambiente escolar. Inspirando-se na Aprendizagem Baseada em Projetos, esta atividade pedagógica prática convoca os estudantes a investigar problemas comuns que afetam o clima escolar, como bullying, exclusão, e falta de comunicação, e a elaborar soluções viáveis para esses problemas. Organizados em equipes, os alunos deverão pesquisar, discutir e produzir materiais de campanha, como cartazes, vídeos, ou apresentações digitais, que promovam o diálogo e a empatia como ferramentas para a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e respeitoso. Ao final do projeto, cada equipe apresentará sua campanha para a turma, incentivando a reflexão coletiva e o engajamento dos estudantes e da comunidade escolar em práticas mais empáticas e inclusivas.
O principal objetivo desta atividade pedagógica é desenvolver nos alunos a capacidade de reflexão crítica sobre a importância das relações empáticas e do diálogo construtivo no ambiente escolar, estimulando a colaboração, a resolução de conflitos e a promoção de um clima escolar saudável. Espera-se que, ao final da atividade, os estudantes tenham ampliado sua compreensão sobre as dinâmicas de interação social na escola e adquirido habilidades para promover a empatia e o diálogo entre pares. Além disso, a atividade visa fortalecer as competências de pesquisa, trabalho em equipe, comunicação eficaz e uso de tecnologias digitais na elaboração de campanhas de conscientização.
Esta atividade incorpora práticas pedagógicas ativas como a Roda de Debate, Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, permitindo que os estudantes assumam um papel central no seu próprio processo de aprendizagem. Através da investigação, da colaboração e da criatividade, os alunos irão mergulhar nos temas da empatia e diálogo, aplicando conceitos teóricos em um projeto prático que visa beneficiar toda a comunidade escolar. Este enfoque multidisciplinar não só fortalece o entendimento dos alunos sobre os temas abordados mas também desenvolve competências essenciais para a vida em sociedade.
A metodologia desta atividade é baseada na Aprendizagem Ativa e na Aprendizagem Baseada em Projetos, incentivando os estudantes a serem protagonistas de seu aprendizado. Através da Roda de Debate, os alunos terão a oportunidade de expressar ideias e ouvir as dos outros, promovendo a empatia e a compreensão de diferentes perspectivas. A Sala de Aula Invertida preparará os alunos para as sessões presenciais com leituras e reflexões prévias, enquanto a Aprendizagem Baseada em Jogos facilitará a absorção dos conceitos de forma lúdica e engajadora. Em conjunto, essas metodologias fornecerão aos alunos uma base sólida para o desenvolvimento de suas campanhas.
A atividade será desenvolvida ao longo de duas semanas, distribuídas em quatro aulas de 50 minutos cada. A primeira aula será dedicada à introdução do projeto e formação das equipes. Na segunda, os alunos investigarão os problemas do clima escolar. A terceira aula será focada na elaboração dos materiais da campanha. E, na quarta aula, acontecerão as apresentações finais e a reflexão coletiva sobre o projeto.
A avaliação desta atividade será baseada em critérios como criatividade, pesquisa, colaboração, comunicação e impacto. Cada equipe será avaliada pela qualidade e pela originalidade dos materiais de campanha produzidos, bem como pela profundidade da pesquisa e pela relevância das soluções propostas. A capacidade de trabalhar em equipe, a clareza da comunicação e o engajamento com o tema também serão considerados. Além disso, a participação individual durante as Rodas de Debate e as sessões de reflexão será levada em conta, valorizando a contribuição de cada estudante para o debate coletivo e para o processo de aprendizagem do grupo.
Para a realização desta atividade, será necessário o acesso a recursos como internet, computadores ou tablets, materiais para a confecção de cartazes (papéis, canetas, marcadores), além de softwares ou aplicativos de edição de vídeo e imagem. Recomenda-se também a utilização de plataformas digitais que permitam a colaboração remota entre os alunos, facilitando o trabalho em equipe e a comunicação eficaz durante o projeto. Livros, artigos e outros materiais de referência sobre empatia, comunicação e clima escolar também deverão estar acessíveis para consulta.
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