Neste plano de aula, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos à arte da roteirização de curtas-metragens, aplicando seus conhecimentos de produção textual de maneira criativa e colaborativa. A atividade começa com uma fase de preparação em casa, onde os alunos devem assistir vídeos selecionados sobre técnicas de roteirização e os elementos básicos de um filme. Em sala de aula, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, eles serão divididos em grupos para discutir e elaborar um roteiro de curta-metragem, incluindo diálogos, descrições de cenas e caracterização de personagens, baseados em temas propostos pelo professor. Os roteiros criados serão apresentados para a turma, seguidos de uma revisão coletiva guiada pelo professor, focando em aspectos como coerência, coesão, adequação ao tema e correções linguísticas. Esta abordagem prática visa não apenas fomentar a criatividade e a colaboração entre os alunos, mas também aprimorar suas habilidades de escrita e compreensão crítica.
O objetivo desta atividade é permitir que os alunos explorem e aprofundem seus conhecimentos e habilidades de produção textual através da criação de roteiros para curtas-metragens. Além de desenvolver competências associadas à elaboração de textos criativos, os alunos também são incentivados a praticar o trabalho em equipe, a expressão oral durante as apresentações e a desenvolver um olhar crítico durante o processo de revisão coletiva. Este trabalho colaborativo promove a compreensão de conceitos-chave da roteirização, como estrutura narrativa, desenvolvimento de personagens, e ambientação, bem como o aprimoramento da linguagem escrita e visual.
A base do conteúdo programático desta atividade concentra-se na introdução aos conceitos fundamentais da roteirização de curtas-metragens, explorando diferentes elementos que compõem um roteiro, incluindo estrutura narrativa, desenvolvimento de personagens, e descrição de cenas. A atividade também aborda técnicas de escrita criativa e estratégias de revisão e edição colaborativa, fundamentais para a produção de textos coerentes e impactantes.
Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, esta atividade promove uma abordagem de aprendizado baseada na participação ativa dos alunos, que iniciam a pesquisa e o estudo do tema em casa através de vídeos selecionados. Em sala, a dinâmica envolve discussão em grupos, brainstorming para a geração de ideias, e a elaboração colaborativa de roteiros, seguida pela apresentação e revisão coletiva. Este método facilita o engajamento e promove um ambiente colaborativo de aprendizagem, estimulando o pensamento crítico e a criatividade.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos discutirão suas ideias e começarão a elaboração dos roteiros em grupos. Na segunda aula, os grupos finalizarão os roteiros e realizarão as apresentações para a turma, seguidos da revisão coletiva.
A avaliação da atividade será feita com base na participação individual e no desempenho do grupo durante todas as fases da atividade, incluindo o engajamento e contribuição no processo de brainstorming, a qualidade e criatividade do roteiro produzido, a eficácia da apresentação, e a participação na revisão coletiva. Serão avaliados aspectos como coerência e coesão textual, criatividade, adequação ao tema, e correções linguísticas realizadas durante a revisão. Feedbacks construtivos serão fornecidos para estimular o aprendizado contínuo.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa e visualização dos vídeos de técnica de roteirização, materiais de escrita para a elaboração dos roteiros, espaço apropriado para discussões em grupo e apresentações, e um projetor para exibição dos vídeos e possíveis apresentações dos roteiros. Além destes, materiais adicionais como pranchetas, marcadores e post-its podem ser úteis para o brainstorming e organização das ideias durante a elaboração dos roteiros.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula