Roteiristas em Ação: Criando seu Curta-metragem

Desenvolvida por: Olivia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção Textual e Roteirização

Neste plano de aula, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos à arte da roteirização de curtas-metragens, aplicando seus conhecimentos de produção textual de maneira criativa e colaborativa. A atividade começa com uma fase de preparação em casa, onde os alunos devem assistir vídeos selecionados sobre técnicas de roteirização e os elementos básicos de um filme. Em sala de aula, utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, eles serão divididos em grupos para discutir e elaborar um roteiro de curta-metragem, incluindo diálogos, descrições de cenas e caracterização de personagens, baseados em temas propostos pelo professor. Os roteiros criados serão apresentados para a turma, seguidos de uma revisão coletiva guiada pelo professor, focando em aspectos como coerência, coesão, adequação ao tema e correções linguísticas. Esta abordagem prática visa não apenas fomentar a criatividade e a colaboração entre os alunos, mas também aprimorar suas habilidades de escrita e compreensão crítica.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é permitir que os alunos explorem e aprofundem seus conhecimentos e habilidades de produção textual através da criação de roteiros para curtas-metragens. Além de desenvolver competências associadas à elaboração de textos criativos, os alunos também são incentivados a praticar o trabalho em equipe, a expressão oral durante as apresentações e a desenvolver um olhar crítico durante o processo de revisão coletiva. Este trabalho colaborativo promove a compreensão de conceitos-chave da roteirização, como estrutura narrativa, desenvolvimento de personagens, e ambientação, bem como o aprimoramento da linguagem escrita e visual.

  • Explorar o processo criativo de roteirização de curtas-metragens.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa e produção textual.
  • Praticar a revisão e edição de textos em um contexto colaborativo.
  • Estimular a capacidade de trabalho em equipe e expressão oral.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF69LP07
  • description": Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

Conteúdo Programático

A base do conteúdo programático desta atividade concentra-se na introdução aos conceitos fundamentais da roteirização de curtas-metragens, explorando diferentes elementos que compõem um roteiro, incluindo estrutura narrativa, desenvolvimento de personagens, e descrição de cenas. A atividade também aborda técnicas de escrita criativa e estratégias de revisão e edição colaborativa, fundamentais para a produção de textos coerentes e impactantes.

  • Elementos básicos de um roteiro de curta-metragem.
  • Estrutura narrativa e desenvolvimento de personagens.
  • Descrição de cenas e ambientes.
  • Diálogos e expressões de personagens.
  • Técnicas de revisão e edição colaborativa.

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, esta atividade promove uma abordagem de aprendizado baseada na participação ativa dos alunos, que iniciam a pesquisa e o estudo do tema em casa através de vídeos selecionados. Em sala, a dinâmica envolve discussão em grupos, brainstorming para a geração de ideias, e a elaboração colaborativa de roteiros, seguida pela apresentação e revisão coletiva. Este método facilita o engajamento e promove um ambiente colaborativo de aprendizagem, estimulando o pensamento crítico e a criatividade.

  • Pesquisa e estudo em casa sobre roteirização.
  • Discussão em grupos e brainstorming em sala de aula.
  • Elaboração colaborativa do roteiro de curta-metragem.
  • Apresentação dos roteiros e revisão coletiva.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos discutirão suas ideias e começarão a elaboração dos roteiros em grupos. Na segunda aula, os grupos finalizarão os roteiros e realizarão as apresentações para a turma, seguidos da revisão coletiva.

  • Aula 1: Discussão de ideias e início da elaboração dos roteiros.
  • Aula 2: Conclusão dos roteiros, apresentação e revisão coletiva.

Avaliação

A avaliação da atividade será feita com base na participação individual e no desempenho do grupo durante todas as fases da atividade, incluindo o engajamento e contribuição no processo de brainstorming, a qualidade e criatividade do roteiro produzido, a eficácia da apresentação, e a participação na revisão coletiva. Serão avaliados aspectos como coerência e coesão textual, criatividade, adequação ao tema, e correções linguísticas realizadas durante a revisão. Feedbacks construtivos serão fornecidos para estimular o aprendizado contínuo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para a pesquisa e visualização dos vídeos de técnica de roteirização, materiais de escrita para a elaboração dos roteiros, espaço apropriado para discussões em grupo e apresentações, e um projetor para exibição dos vídeos e possíveis apresentações dos roteiros. Além destes, materiais adicionais como pranchetas, marcadores e post-its podem ser úteis para o brainstorming e organização das ideias durante a elaboração dos roteiros.

  • Acesso à internet para pesquisa e visualização de vídeos.
  • Materiais de escrita (papel, canetas, pranchetas).
  • Espaço para discussões em grupo e apresentações.
  • Projetor para exibição de vídeos e roteiros.
  • Materiais adicionais para brainstorming (post-its, marcadores).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo