Nesta atividade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão desafiados a explorar a profundidade da expressão pessoal através da poesia e da música. Iniciaremos com uma sessão interativa sobre a estrutura e elementos fundamentais dos poemas e letras de música, destacando como esses formatos podem ser usados para comunicar emoções, histórias e mensagens significativas de maneira poderosa. Os estudantes, trabalhando individualmente ou em duplas, selecionarão temas de interesse para desenvolver seus próprios poemas ou letras de música, que serão depois compartilhados em uma dinâmica Roda de Debate. Este momento será uma oportunidade para os alunos revelarem suas inspirações, detalharem o processo criativo por trás de suas obras e discutirem as mensagens que pretendem transmitir. Este processo não só estimula a criatividade e expressão pessoal, como também promove habilidades de comunicação, análise crítica e empatia, ao ouvir e entender as perspectivas de seus colegas.
Esta atividade propõe fomentar no aluno a capacidade de expressar suas ideias, emoções e histórias tanto por meio da poesia quanto da música, explorando a riqueza da linguagem e das estruturas textuais. Visa também desenvolver competências de análise literária e musical, permitindo aos alunos identificar e utilizar diferentes recursos expressivos presentes nesses gêneros. Além disso, pretende-se incentivar a criatividade, ao desafiar os alunos a criarem suas próprias obras artísticas, e promover habilidades sociais e de comunicação, através da partilha e debate dessas criações com os colegas. O desenvolvimento da empatia e do respeito mútuo são objetivos transversais, reforçados pela escuta atenta e pela troca de feedback construtivo durante a atividade.
Nesta unidade, abordaremos a estrutura e elementos de poemas e letras de música, focando em como esses formatos podem ser usados para comunicar emoções e mensagens de maneira eficaz. Discutiremos técnicas literárias e musicais que os alunos podem empregar em suas criações, como metáforas, rimas e ritmo. A atividade será também uma oportunidade para explorar a expressão pessoal e a comunicação efetiva, onde os alunos serão incentivados a refletir sobre temas relevantes e expressar suas ideias de forma criativa e original.
Adotaremos uma abordagem vivencial e interativa, iniciando com uma apresentação dialogada sobre os fundamentos da poesia e música, seguida de uma fase de exploração e criação individual ou em duplas. A metodologia ativa, 'Roda de Debate', será essencial para partilhar as criações, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo. Durante o debate, os alunos terão a oportunidade de praticar a escuta ativa, expressar suas opiniões de forma respeitosa e oferecer feedback construtivo, potencializando o aprendizado mútuo e o desenvolvimento pessoal.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a apresentação dos conceitos básicos e o início da fase de criação. Na segunda aula, os alunos finalizarão suas obras e participarão da Roda de Debate, seguida de uma sessão de feedback e reflexão final.
A avaliação será formativa e contínua, focando no engajamento dos alunos durante todo o processo, na originalidade e na coerência das criações em relação ao tema escolhido. Além disso, será avaliada a capacidade dos alunos de fornecer e receber feedback de forma construtiva durante a Roda de Debate. Exemplos de critérios incluem: clareza da expressão, criatividade, uso eficaz de recursos literários e musicais, e participação ativa e respeitosa nas discussões. Serão fornecidas rubricas detalhadas para orientar tanto alunos quanto professores no processo avaliativo.
Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como um quadro para a apresentação dos conceitos, materiais de escrita para os alunos (papel, canetas, lápis), uma caixa de som para a audição de exemplos musicais, e acesso a uma biblioteca de músicas e poemas para inspiração. Recursos online também podem ser integrados, oferecendo aos alunos uma ampla gama de referências artísticas.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula