Versos Contra o Racismo: A Força de 'Me Gritaram Negra'

Desenvolvida por: Tatian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Poema e Debate sobre Racismo

Este plano de aula propõe uma imersão dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental no poema 'Me gritaram Negra', de Victoria Santa Cruz, focando na conscientização e sensibilização acerca do racismo através da literatura. A atividade se inicia com a distribuição de diferentes trechos do poema entre os grupos de estudantes, que realizarão inicialmente uma leitura silenciosa para posterior discussão interna sobre as emoções, mensagens e linguagens presentes no texto. Os alunos serão encorajados a refletir criticamente sobre como a autora utiliza sua voz poética para denunciar o racismo. Após as discussões, cada grupo compartilhará suas interpretações numa roda de debate, incentivando um ambiente de respeito mútuo e valorização das diversas perspectivas. O objetivo é conduzir os alunos à análise crítica da escolha das palavras por parte da autora e de como essas escolhas amplificam a mensagem contra o racismo, além de estimular uma reflexão profunda sobre o impacto do racismo na sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover um espaço de reflexão e diálogo sobre racismo e discriminação racial através da literatura, especificamente por meio da análise do poema 'Me gritaram Negra', de Victoria Santa Cruz. Buscamos desenvolver a capacidade crítica dos alunos quanto ao uso da linguagem literária para denunciar injustiças sociais, fomentar o respeito às diferenças e incentivar a empatia. Além disso, a atividade pretende ampliar as habilidades de leitura, interpretação e argumentação dos estudantes, preparando-os para se posicionarem de forma consciente e construtiva frente a temas sociais complexos.

  • Analisar a escolha linguística da autora e sua influência na amplificação da mensagem contra o racismo.
  • Promover o debate respeitoso sobre temas complexos e atuais, como o racismo.
  • Desenvolver habilidades de leitura crítica, interpretação e argumentação.
  • Estimular a empatia e o respeito às diferenças a partir da discussão de experiências relatadas na obra.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF69LP21
  • description": "Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou \"convocar\" para uma reflexão/ação, relacionando esse texto/produção com seu contexto de produção e relacionando as partes e semioses presentes para a construção de sentidos." }, { "code": EF69LP49
  • description": "Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor." }, { "code": EF89LP33
  • description": Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis, biografias romanceadas, novelas, crônicas visuais, narrativas de ficção científica, narrativas de suspense, poemas de forma livre e fixa (como haicai), poema concreto, ciberpoema, dentre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.

Conteúdo Programático

A atividade propõe explorar a literatura como um meio de discussão sobre temáticas sociais importantes, neste caso, o racismo. Será centrada no poema 'Me gritaram Negra', que será dissecado tanto em suas qualidades linguísticas quanto na sua capacidade de transmitir experiências profundas relacionadas à discriminação racial. Os alunos serão guiados a compreender como a literatura pode ser um espelho da sociedade, capaz de provocar reflexão, empatia e mudança.

  • Análise literária do poema 'Me gritaram Negra'.
  • Debate sobre a representatividade e o papel da literatura na denúncia do racismo.
  • Estudo da estrutura poética e sua função na expressão de sentimentos e denúncias sociais.

Metodologia

A metodologia empregada será a da Roda de Debate, após uma leitura silenciosa e discussão em pequenos grupos. Os alunos serão incentivados a partilhar suas perspectivas e compreensões sobre o poema, facilitando uma análise profunda por meio do diálogo. O professor atuará como mediador, garantindo que todas as vozes sejam ouvidas e que a discussão permaneça respeitosa e produtiva. Esta abordagem pretende promover tanto o desenvolvimento individual quanto o coletivo dos estudantes.

  • Leitura silenciosa do poema em grupos.
  • Discussão em pequenos grupos sobre os sentimentos e mensagens do poema.
  • Roda de debate para compartilhar e discutir as interpretações dos grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma sessão de uma hora e vinte minutos, dividida em momentos de leitura, discussão em grupo e debate em plenária, permitindo uma abordagem aprofundada e participativa do tema.

  • Aula 1: Leitura silenciosa e discussão em pequenos grupos (50 minutos).
  • Aula 2: Roda de debate com apresentação das interpretações de cada grupo (30 minutos).

Avaliação

A avaliação será formativa, focando na participação ativa, na capacidade de análise crítica e na habilidade de articulação de argumentos durante as discussões. Serão avaliados também o engajamento com o tema, o respeito às diversas interpretações e a profundidade da reflexão sobre o poema e o racismo. Exemplos de contribuições valiosas podem incluir a identificação de aspectos linguísticos relevantes no poema, conexões feitas entre o poema e contextos sociais mais amplos, e a habilidade de ouvir e incorporar as perspectivas dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a atividade incluem cópias do poema 'Me gritaram Negra', acesso a um espaço adequado para realização da roda de debate e materiais de apoio para os professores, como guias de discussão e análise literária. O uso de recursos adicionais como gravações de leituras do poema, vídeos sobre o tema do racismo e biografias da autora Victoria Santa Cruz podem enriquecer a experiência de aprendizagem.

  • Cópias do poema 'Me gritaram Negra' para cada grupo.
  • Guia de discussão e análise literária.
  • Recursos multimídia sobre racismo e a obra de Victoria Santa Cruz.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo