Versos Invisíveis: Descobrindo Poesia nas Imagens

Desenvolvida por: Aline … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção de textos

A atividade 'Versos Invisíveis: Descobrindo Poesia nas Imagens' tem como propósito estimular a criatividade poética dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental por meio da escolha e análise de imagens extraídas de revistas e jornais, sem o uso de recursos digitais. A atividade busca desenvolver habilidades de interpretação e expressão poética, incentivando os alunos a conectar os elementos visuais das imagens—como detalhes, cores e emoções—com suas próprias experiências e percepções. Os alunos serão inicialmente orientados a selecionar uma imagem que ressoe emocionalmente com eles. Em seguida, partiremos para uma análise coletiva que abordará aspectos como o que cada imagem transmite individualmente e como essas percepções podem ser transformadas em palavras. Após essa fase de análise e discussão, os alunos deverão criar poemas inspirados nas emoções e narrativas que identificaram nas imagens escolhidas. O processo culmina com a leitura desses poemas, seguida por um debate em que as diferentes interpretações, estilos e formas de expressão poética são discutidas. A atividade visa não apenas promover habilidades de escrita e análise, mas também desenvolver habilidades sociais como respeito pelas perspectivas dos outros e a capacidade de argumentar e debater de forma construtiva.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem dessa atividade concentram-se no desenvolvimento da habilidade de produzir textos dissertativo-argumentativos, de modo a preparar os alunos para exames futuros como o ENEM. A atividade também busca promover a capacidade de análise crítica de dados e informações, uma vez que as imagens servem como dados visuais que requerem interpretação. Além disso, ao incitar a produção poética baseada em imagens, a atividade facilita a interconexão de conteúdos pedagógicos com questões contemporâneas, pois as imagens podem, inadvertidamente, abordar temas atuais, como ética e ciência. Busca-se ainda desenvolver habilidades sociais importantes, como participação ativa em discussões e respeito à diversidade de opiniões. Assim, os alunos têm a oportunidade de, não apenas aprimorar suas habilidades escritas, mas também de contribuir para um ambiente de aprendizado colaborativo e respeitoso.

  • Desenvolver habilidades de escrita dissertativa ao criar textos poéticos.
  • Estimular a análise crítica de imagens e dados visuais.
  • Fomentar a capacidade de participar ativamente e respeitosamente em discussões.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP26: Produzir textos de gêneros variados, adequando o estilo, linguagem e forma ao tema e à intenção comunicativa.
  • EF69LP32: Analisar temas e argumentos em textos narrativos e poéticos, reconhecendo as inconformidades descritivas e o papel das imagens na construção do sentido.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade englobará a análise e produção de textos poéticos, abordando o sentido das imagens e suas possíveis interpretações e expressões na Língua Portuguesa. O estudo focará em como as imagens podem ser traduzidas em sentimentos e narrativas poéticas ricas e distintas. Este programa enfatiza a habilidade de transformar dados não-verbais em formas verbais complexas, estimulando a reflexão sobre a subjetividade e a intersubjetividade na leitura de imagens e textos. Com isso, os alunos serão desafiados a ampliar seu vocabulário poético e sua capacidade de articulação escrita, além de aprimorar seu entendimento crítico e criativo das múltiplas camadas de significados que uma simples imagem pode oferecer.

  • Análise de imagens e suas expressões poéticas.
  • Produção de poemas inspirados em elementos visuais.
  • Discussão coletiva sobre interpretação e expressão poética.

Metodologia

As metodologias aplicadas nesta atividade se centram na interatividade e no aprendizado experiencial, aproveitando a curiosidade e criatividade naturais dos alunos. A atividade começará com a seleção de imagens por parte dos alunos, movendo-se para momentos de diálogo coletivo onde elas serão analisadas e interpretadas sob várias perspectivas. Esse processo incentiva o uso da aprendizagem baseada em jogos, onde cada imagem é um enigma a ser decodificado e transformado em poesia. Esta abordagem motiva os alunos à participação ativa, colocando-os no centro do processo de aprendizado e permitindo-lhes explorar suas expressões e emoções de forma pessoal e criativa. Além disso, o debate final sobre as diferentes interpretações dos poemas assegura o uso de metodologias que estimulam a escuta e o respeito pelas diferentes opiniões.

  • Interatividade através da escolha de imagens.
  • Aprendizagem baseada em jogos, analisando imagens como enigmas.
  • Debate e discussão em sala de aula sobre interpretações poéticas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado para que o processo de aprendizado aconteça com engajamento pleno dos alunos em uma aula de 60 minutos. A aula iniciará com instruções sobre a escolha de imagens, seguido pela análise coletiva destas. A partir desta análise, os alunos dedicam tempo à criação de seus próprios poemas inspirados pelas imagens discutidas. Ao encerrar a sessão criativa, haverá a leitura e a discussão coletiva das produções, promovendo entrelaçamentos de ideias e feedbacks construtivos. Essa estrutura temporária busca garantir que os alunos tenham tempo suficiente para explorar cada etapa da atividade, maximizando o aprendizado e desenvolvimento de habilidades como criatividade, crítica, colaboração e comunicação.

  • Aula 1: Seleção de imagens, análise coletiva, criação de poemas, leitura e debate.
  • Momento 1: Introdução e Seleção de Imagens (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula apresentando o objetivo da atividade de forma clara e envolvente. Diga aos alunos que eles irão explorar imagens para encontrar inspiração para a criação de poemas. Distribua revistas e jornais e oriente-os a escolher uma imagem que ressoe pessoalmente. Ajude os alunos que tiverem dificuldade em se decidir. É importante que você observe se todos os alunos conseguem encontrar uma imagem. Essa atividade inicial servirá como uma avaliação diagnóstica do conforto dos alunos para fazer escolhas pessoais.

    Momento 2: Análise Coletiva das Imagens (Estimativa: 15 minutos)
    Conduza uma discussão coletiva sobre as imagens selecionadas, pedindo voluntários para compartilhar suas escolhas e explicar suas razões. Incentive a turma a fazer perguntas e comentários construtivos. Durante a discussão, permita que diversas opiniões sejam ouvidas, reforçando a importância do respeito pelas percepções dos colegas. Avalie a participação dos alunos através de suas contribuições e questionamentos.

    Momento 3: Criação de Poemas (Estimativa: 20 minutos)
    Peça aos alunos que convertam as emoções e narrativas de suas imagens em versos. Ande pela sala para oferecer assistência individual e dar feedback. Sugira que eles pensem nas cores, emoções e histórias sugeridas pelas imagens. Observe como os alunos desenvolvem suas ideias e ajude aqueles que estiverem com dificuldade. Avalie através da observação da criatividade e originalidade nas abordagens individuais.

    Momento 4: Leitura e Debate dos Poemas (Estimativa: 10 minutos)
    Escolha alguns alunos para lerem seus poemas em voz alta. Depois de cada leitura, abra o espaço para que a turma comente ou faça perguntas sobre a interpretação e criação poética. Garanta que o ambiente seja acolhedor e encorajador. Avalie o envolvimento dos alunos no debate e a habilidade de argumentar respeitosamente.

Avaliação

A avaliação da atividade será diversificada, refletindo os diferentes objetivos de aprendizagem delineados. Primeiro, a avaliação formativa ocorrerá durante toda a atividade através da observação das contribuições nas discussões e durante o processo de criação poética. A ênfase estará em como os alunos conectam as imagens às suas expressões poéticas e como participam no debate sobre as interpretações. A avaliação somativa, por sua vez, será baseada nos poemas finais produzidos pelos alunos, onde serão considerados critérios como criatividade, coerência e clareza na expressão das ideias. Critérios específicos englobam o uso adequado da linguagem poética e a originalidade na interpretação das imagens. Exemplos práticos incluem a criação de uma rubrica de avaliação que valorize critérios como a originalidade e a capacidade de exploração dos elementos poéticos vistos nas imagens. Ajustes no processo avaliativo serão considerados, respeitando as necessidades individuais de aprendizado dos alunos.

  • Avaliação formativa através de observação durante a atividade.
  • Avaliação somativa dos poemas finais baseando-se na criatividade e coerência.
  • Criação de rubrica de avaliação destacando originalidade e expressão poética.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, será necessário um conjunto de recursos físicos, que favorecem o desenvolvimento da criatividade sem o uso de tecnologias digitais. Revistas e jornais serão os principais materiais didáticos, fornecendo uma variedade de imagens que os alunos poderão escolher. Papéis e canetas também serão essenciais para a criação dos poemas. A ausência de recursos digitais promove uma interação humana mais direta e incentiva os alunos a explorarem plenamente seus pensamentos e criatividade. Esse ambiente de aprendizado mais despojado é intencionalmente criado para encorajar a troca de ideias e a exploração pessoal.

  • Revistas e jornais para seleção de imagens.
  • Papéis para esboço e elaboração dos poemas.
  • Canetas e lápis para escrita.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a rotina do professor é exaustiva, mas há formas simples de garantir a inclusão e acessibilidade para todos os alunos sem grandes gastos de tempo ou recursos. Em atividades como esta, que envolvem criatividade e expressão, o apoio ao aluno pode ser oferecido garantindo que cada um tenha um espaço seguro e encorajador para expressar suas ideias. Sugere-se que durante o momento de discussão, o professor fique atento a quaisquer sinais de desconforto ou dificuldade de participação de algum aluno, podendo oferecer suporte individual ou seja, adaptar a mediação das discussões para que todos se sintam parte do processo de aprendizado. Outras estratégias incluem a criação de um ambiente onde a colaboração é incentivada, permitindo que alunos que sintam-se mais à vontade com escrita colaborem com aqueles que têm mais facilidade de análise visual, promovendo aprendizado por pares. Esse tipo de adaptação ajuda a promover um ambiente em que todos os alunos possam expressar-se plenamente, respeitando suas individualidades e potencializando suas habilidades.

  • Adaptação da mediação das discussões para integração de todos os alunos.
  • Criação de ambiente colaborativo incentivando aprendizado por pares.

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