Caça às Fake News

Desenvolvida por: Lorrai… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Verificação de Informações e Mídia

A atividade 'Caça às Fake News' é um jogo interativo destinado ao 1º ano do Ensino Médio, no qual a turma será dividida em quatro equipes. Durante a atividade, várias afirmações sobre temas atuais serão apresentadas, incluindo uma mistura de fatos verdadeiros e fake news. A tarefa de cada equipe será identificar quais são as fake news, justificando suas escolhas com base na verificação de fatos e análise crítica de fontes. Este jogo foi concebido para promover habilidades essenciais nos alunos, como pesquisa, verificação de informações e pensamento crítico, especialmente em relação ao consumo de notícias e informações em ambientes digitais. Em um mundo onde a propagação de informações falsas pode ter consequências reais, é crucial que os estudantes desenvolvam uma compreensão sólida sobre a importância de uma comunicação confiável e aprendam a distinguir fontes de informação legítimas de conteúdos enganosos. Por meio deste exercício dinâmico, pretendemos engajar os alunos numa atividade prática que estimula a análise crítica, promove a alfabetização midiática e prepara os jovens para serem consumidores responsáveis de informações online.

Objetivos de Aprendizagem

A 'Caça às Fake News' visa dotar os alunos com habilidades críticas essenciais para navegarem eficazmente no vasto mar de informação que constituem os meios digitais e tradicionais hoje em dia. Os objetivos específicos incluem o desenvolvimento da capacidade de analisar criticamente notícias e fontes de informações, distinguindo entre fontes confiáveis e desinformação. Além disso, objetiva-se promover a compreensão da importância da verificação de fatos e análise de fontes como pilares para uma comunicação confiável e responsável. Para alcançar isso, será fomentada a capacidade de argumentação dos estudantes, incentivando-os a justificar suas escolhas e decisões baseadas em evidências concretas e pesquisa rigorosa.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e verificação de informações
  • Promover o pensamento crítico sobre consumo de notícias
  • Estimular a análise crítica de fontes
  • Incentivar o debate e a argumentação baseada em evidências
  • Fomentar a consciência sobre a importância de uma comunicação confiável

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG401: Analisar criticamente textos de modo a compreender e caracterizar as línguas como fenômeno (geo)político, histórico, social, cultural, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
  • EM13LGG704: Apropriar-se criticamente de processos de pesquisa e busca de informação, por meio de ferramentas e dos novos formatos de produção e distribuição do conhecimento na cultura de rede.

Conteúdo Programático

A atividade 'Caça às Fake News' insere-se no contexto de promover a literacia mediática entre os alunos, oferecendo-lhes ferramentas para analisar e avaliar críticamente as informações encontradas em diversos meios de comunicação. Abrangendo a verificação de fatos, técnicas de pesquisa em bases de dados confiáveis e a diferenciação entre tipos de fontes, esta atividade visa preparar os estudantes para enfrentar desafios relacionados com a desinformação e a propagação de fake news, favorecendo o desenvolvimento de uma postura crítica perante a informação consumida no dia a dia.

  • Técnicas de verificação de fatos
  • Identificação de fake news
  • Análise crítica de fontes de informação
  • Argumentação baseada em evidências
  • Literacia mediática

Metodologia

A 'Caça às Fake News' adota uma metodologia ativa e mão-na-massa, onde os alunos são protagonistas de sua aprendizagem. Através de um jogo interativo, os estudantes trabalharão em equipes para analisar afirmações e distinguir entre fatos e fake news. Esta abordagem promove a colaboração entre os alunos, ao mesmo tempo que os incentiva a utilizar ferramentas digitais e tradicionais para a verificação de informações. O debate e a justificação de escolhas será incentivado, promovendo o uso de pensamento crítico e habilidades de pesquisa em um contexto divertido e engajador.

  • Trabalho em equipe
  • Jogo interativo
  • Debate e justificação de escolhas
  • Utilização de ferramentas digitais para pesquisa
  • Análise crítica de informações

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em uma aula de 1 hora, dividida em dois momentos. No primeiro momento, de aproximadamente 30 minutos, os alunos serão introduzidos à atividade, formarão equipes e receberão as instruções. No segundo momento, os alunos terão 30 minutos para discutir, pesquisar e apresentar suas conclusões sobre quais afirmações são verdadeiras e quais são fake news.

  • Aula 1: Introdução ao jogo e formação de equipes
  • Aula 2: Identificação de fake news e justificação de escolhas

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caça às Fake News' será formativa, considerando a participação ativa dos alunos durante a atividade, a qualidade das justificativas apresentadas para identificar as fake news, assim como a habilidade em trabalhar em equipe e utilizar ferramentas de pesquisa. A avaliação será baseada no desempenho coletivo das equipes e na argumentação usada para justificar suas escolhas. Serão valorizadas a criatividade, a capacidade crítica e a utilização eficaz de fontes confiáveis na argumentação. Além disso, os professores podem escolher realizar uma breve reflexão pós-atividade, onde os alunos compartilharão o que aprenderam e como aplicarão esses conhecimentos em seu consumo diário de informações.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à Internet, computadores ou dispositivos móveis para pesquisa e verificação de informações. Além disso, será útil a disponibilização de uma lista pré-selecionada de sites confiáveis de checagem de fatos e fontes de informação para orientar as pesquisas dos alunos. Cartazes ou quadros brancos, marcadores e notas adesivas podem ser utilizados para facilitar a organização das ideias e a visualização das justificativas das equipes.

  • Acesso à Internet
  • Computadores ou dispositivos móveis
  • Lista de sites confiáveis para checagem de fatos
  • Cartazes ou quadros brancos
  • Marcadores e notas adesivas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo