Caça-Palavras do Cotidiano

Desenvolvida por: Andréi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Letramento e Alfabetização

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão incentivados a mergulhar no universo da linguagem cotidiana através de um caça-palavras projetado especialmente para evocar palavras relacionadas às atividades do dia a dia. Após a realização da busca pelas palavras no caça-palavras, os alunos serão desafiados a criar pequenos textos ou frases, empregando as palavras encontradas para descrever uma atividade habitual ou refletir sobre a aplicabilidade dessas palavras em suas rotinas diárias. Esta abordagem visa não apenas aprimorar as habilidades de leitura e escrita dos jovens, mas também promover uma reflexão profunda sobre o papel da linguagem nas atividades cotidianas, fomentando assim o letramento e a alfabetização de maneira divertida e significativa. O engajamento dos alunos será estimulado por meio de uma metodologia ativa 'Mão-na-massa', facilitando uma experiência de aprendizagem imersiva e colaborativa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo central desta atividade é estimular os alunos a explorar o vocabulário do cotidiano de uma forma dinâmica e interativa, enfatizando a importância da linguagem nas atividades diárias. Por meio desta prática, espera-se que os alunos melhorem suas habilidades de leitura e escrita, ao mesmo tempo em que adquirem uma compreensão mais profunda do letramento e da alfabetização. Além disso, a atividade foi desenhada para encorajar os alunos a refletirem sobre como as palavras se encaixam em sua rotina diária, fortalecendo assim a conexão entre os conteúdos aprendidos em sala de aula e suas aplicações práticas na vida real.

  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita através da prática lúdica.
  • Promover a reflexão sobre a importância da linguagem nas atividades cotidianas.
  • Estimular o letramento e a alfabetização de maneira significativa.
  • Fortalecer a conexão entre o conhecimento adquirido e sua aplicação na vida diária.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG301: Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos.
  • EM13LP28: Organizar situações de estudo e utilizar procedimentos e estratégias de leitura adequados aos objetivos e à natureza do conhecimento em questão.

Conteúdo Programático

A atividade de caça-palavras se enquadra no âmbito do letramento e alfabetização, com um foco especial na aplicação prática da linguagem. Ao empregar esta atividade lúdica, os alunos terão a oportunidade de explorar palavras de seu cotidiano, refletindo sobre a utilização da linguagem e seu impacto em sua vida diária. A criação de textos ou frases utilizando as palavras encontradas fomenta a compreensão e a aplicação de conceitos fundamentais de gramática, ortografia e coesão textual em situações práticas, contribuindo para uma abordagem holística do aprendizado da língua.

  • Linguagem, letramento e alfabetização
  • Coesão e coerência textual
  • Aplicação da linguagem em contextos cotidianos

Metodologia

Este plano de aula adota a metodologia ativa 'Mão-na-massa', oferecendo aos alunos uma experiência de aprendizagem prática e colaborativa. Os estudantes serão divididos em pequenos grupos para resolverem o caça-palavras, promovendo a interação e o trabalho em equipe. Após encontrar as palavras, eles serão incentivados a discutir seus significados e aplicabilidade em suas rotinas, e então, individualmente, criar os textos ou frases. Esta abordagem estimula a autoria, criatividade e reflexão crítica.

  • Resolução colaborativa do caça-palavras
  • Discussão em grupo sobre as palavras encontradas
  • Criação individual de textos ou frases

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá duração total de 1 hora, distribuída em 1.2 aulas de 50 minutos, onde os alunos serão guiados pelo professor na execução da atividade, seguindo um ritmo que permita a exploração, discussão e criação.

  • Aula 1: Introdução ao caça-palavras e início da atividade de busca.
  • Aula 2: Discussão das palavras encontradas e criação dos textos ou frases.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante a resolução do caça-palavras e na qualidade dos textos ou frases criados a partir das palavras encontradas. Será dada atenção especial à criatividade, coesão, coerência e aplicação prática da linguagem cotidiana nos textos. Os professores são encorajados a fornecer feedback construtivo, visando o aprimoramento das competências de leitura e escrita.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos simples e acessíveis, enfatizando uma abordagem de baixo custo, porém efetiva, no ensino.

  • Caça-palavras impresso do cotidiano
  • Papel e caneta para anotações e criações textuais
  • Quadro branco para discussões em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo