Clube de Leitura Virtual: Compartilhando Universos

Desenvolvida por: Vivian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Literatura Estrangeira e Intercâmbio Cultural

Nesta atividade inovadora, denominada 'Clube de Leitura Virtual: Compartilhando Universos', alunos do 1º ano do Ensino Médio serão convidados a mergulhar no mundo da literatura estrangeira, explorando não apenas a riqueza dos textos, mas também os contextos culturais, históricos e as diferentes perspectivas que se revelam por meio da leitura compartilhada. Eles serão divididos em grupos e a cada grupo será atribuída uma obra literária estrangeira, sendo responsáveis por ler, analisar e discutir seus aspectos mais significativos. O coração desta atividade é a criação de uma página no Padlet para cada clube de leitura. Neste espaço virtual, os alunos compartilharão impressões, curiosidades sobre o autor, contexto histórico da obra, e discutirão temas abordados no livro com os colegas. Este projeto visa promover não somente o prazer pela leitura, mas também o respeito e a valorização das diferenças culturais e de perspectiva, oferecendo uma nova dimensão ao aprendizado da literatura e aprimorando habilidades de comunicação e análise crítica dos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade abarcam desde o incentivo ao gosto pela leitura de literatura estrangeira até a promoção de um espaço inclusivo de discussão e análise crítica. Almejamos que os alunos desenvolvam uma apreciação mais profunda pela diversidade literária e cultural, aprimorem suas habilidades de análise textual, e cultivem o respeito pelas diferentes interpretações e perspectivas. Ao criar e contribuir para o clube de leitura no Padlet, espera-se que fortaleçam suas competências digitais, de colaboração, e de comunicação, essenciais no mundo contemporâneo.

  • Explorar e apreciar a literatura estrangeira e sua relevância cultural
  • Desenvolver habilidades críticas de leitura e análise literária
  • Fomentar a capacidade de discussão respeitosa e construtiva entre os alunos
  • Promover habilidades digitais por meio do uso de ferramentas online colaborativas
  • Fortalecer a cooperação e o trabalho em equipe

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade será estruturado em torno da leitura crítica e compartilhada das obras literárias estrangeiras, análise dos contextos históricos e culturais envolvidos, bem como a discussão de temas universais presentes nas narrativas. Adicionalmente, os alunos aprenderão a utilizar a ferramenta digital Padlet para criar um ambiente colaborativo, onde ideias e interpretações podem ser livremente exploradas e discutidas.

  • Leitura selecionada de obras literárias estrangeiras
  • Análise de contexto histórico e cultural das obras
  • Discussão de temas e personagens principais
  • Uso de ferramentas digitais para colaboração e compartilhamento de ideias

Metodologia

Adotaremos metodologias ativas como a Atividade Mão-na-massa e a Aprendizagem Baseada em Jogos, para que os alunos possam se envolver ativamente no processo de aprendizagem. Através da criação de páginas no Padlet para os clubes de leitura, eles aplicarão o conhecimento teórico na prática, ao mesmo tempo em que colaboram com seus pares. Esta abordagem prática e lúdica visa aumentar o engajamento dos alunos e estimular sua criatividade e pensamento crítico.

  • Formação de grupos para discussão e análise literária
  • Criação e manutenção de páginas no Padlet
  • Sessões de debate e intercâmbio de ideias sobre as obras
  • Aplicação de conceitos literários na análise das obras

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única sessão de 60 minutos, durante a qual os alunos serão introduzidos ao projeto, divididos em grupos, e iniciarão suas leituras e discussões nas páginas do Padlet.

  • Aula 1 da atividade - Introdução ao projeto, formação dos grupos, escolha das obras, criação das páginas no Padlet e início das discussões.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos nas discussões do clube de leitura no Padlet, na qualidade das análises literárias compartilhadas, e na capacidade de trabalhar em equipe. Serão considerados a profundidade e a relevância das contribuições no Padlet, a interação respeitosa e construtiva com colegas, e o engajamento com o projeto como um todo. Exemplos específicos de contribuições valorizadas incluem análises bem fundamentadas dos temas, personagens e contextos das obras, além de reflexões sobre as diferenças culturais e perspectivas apresentadas nos livros.

Materiais e ferramentas:

Os recursos chave para a execução desta atividade incluem uma seleção variada de obras de literatura estrangeira, acesso à internet e dispositivos digitais compatíveis com o Padlet para todos os alunos, além de guias de análise literária para auxiliar na discussão e no debate das obras escolhidas.

  • Lista pré-selecionada de obras de literatura estrangeira
  • Acesso à plataforma Padlet
  • Guias de análise literária
  • Dispositivos com acesso à Internet para todos os alunos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo