Composição Musical - Escrevendo Canções

Desenvolvida por: Eliane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção Textual e Análise de Músicas

A atividade Composição Musical - Escrevendo Canções visa engajar os alunos do 1º ano do Ensino Médio na análise e produção de letras de música. Inicialmente, os estudantes farão uma pesquisa sobre letras de canções conhecidas, com foco em identificar elementos como rimas, temas predominantes e estruturas narrativas comuns. Essa pesquisa serve como base para que, em seguida, os alunos, organizados em grupos, possam criar sua própria letra de música. Durante a criação, eles serão incentivados a aplicar os elementos analisados, promovendo a coesão e a coerência textual. A culminância da atividade será a apresentação das letras criadas, momento no qual os grupos poderão compartilhar suas composições com os colegas. Esta atividade não só estimulará a expressão artística e a criatividade, como também reforçará habilidades essenciais de interpretação e produção textual.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade se concentram no desenvolvimento da capacidade de análise crítica dos alunos em relação a letras de música, bem como na sua habilidade de criar textos coesos e coerentes. Através deste exercício, espera-se que os estudantes melhorem sua competência em identificar e utilizar rimas, construir narrativas textuais relevantes e associar temas de forma criativa. Além disso, ao trabalharem em grupos, os alunos poderão explorar e expressar sua criatividade artística, ao mesmo tempo que aprimoram suas habilidades colaborativas.

  • Analisar criticamente os elementos constitutivos de letras de música.
  • Desenvolver habilidades de criação textual, com foco em coesão e coerência.
  • Estimular a criatividade e expressão artística através da composição musical.
  • Fomentar o trabalho colaborativo e a troca de ideias entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP41: Analisar e apresentar uma variedade de textos, identificando e reproduzindo suas características composicionais e estilísticas.
  • EM13LP15: Utilizar os conhecimentos sobre a língua e as linguagens para a produção de textos de diferentes gêneros e mídias.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange a análise de textos musicais, identificação de estruturas poéticas como rimas e métricas, além de estudos sobre o desenvolvimento de temas narrativos e suas variações. Os estudantes terão a oportunidade de investigar como essas diferentes características são combinadas nas letras de músicas populares. Em seguida, praticarão a aplicação desses elementos em suas próprias criações musicais, incentivando a aplicação prática do conhecimento adquirido.

  • Identificação de rimas e estruturas poéticas em letras musicais.
  • Análise de temas e narrativas em canções.
  • Criação de letras de música autorais.

Metodologia

A metodologia da atividade está estruturada para ser dinâmica e participativa, favorecendo o envolvimento ativo dos estudantes. A atividade inicia-se com uma fase de pesquisa e análise, seguida de debates em grupo para discutir os elementos identificados. Em um segundo momento, os alunos atuarão criativamente em grupos para compor suas letras, aplicando os conhecimentos adquiridos. A conclusão se dará com apresentações orais, que permitirão que os alunos expressem e contextualizem suas criações.

  • Pesquisa e análise de letras de música.
  • Discussão em grupo sobre elementos chave.
  • Criação colaborativa de letras de música.
  • Apresentação oral das composições.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade contempla duas aulas de 60 minutos, distribuídas de maneira a otimizar o tempo para pesquisa, criação e apresentação. A divisão temporal busca garantir que os alunos disponham de tempo adequado para cada etapa do processo, desde a análise de letras existentes, até a finalização e apresentação das letras criadas pelos grupos.

  • Aula 1: Pesquisa e análise das letras de música; início da discussão em grupo.
  • Aula 2: Criação da letra de música em grupo e apresentação das composições.

Avaliação

A avaliação desta atividade será formativa e ocorrerá de maneira contínua, levando em conta a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e a qualidade das análises apresentadas. Além disso, será observada a habilidade dos alunos em aplicar os elementos estudados na criação de suas letras. O produto final, a letra de música criada por cada grupo, será avaliado considerando critérios como criatividade, coesão e coerência textual, e o uso adequado dos elementos narrativos e poéticos discutidos. Exemplos de critérios específicos incluem a originalidade do tema escolhido, a capacidade de construir rimas e a clareza na apresentação oral da composição.

Materiais e ferramentas:

A atividade requer uma série de recursos que facilitarão a pesquisa e a execução das composições musicais. Materiais como letras de músicas impressas ou digitais serão fundamentais para a análise inicial. Além disso, dispositivos eletrônicos com acesso à internet serão necessários para pesquisa e audição das canções. Recursos de áudio e vídeo podem ser utilizados para as apresentações, enriquecendo o ambiente de aprendizagem.

  • Letras de músicas impressas ou digitais.
  • Dispositivos eletrônicos com acesso à internet.
  • Recursos de áudio e vídeo para apresentação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo