A atividade Composição Musical - Escrevendo Canções visa engajar os alunos do 1º ano do Ensino Médio na análise e produção de letras de música. Inicialmente, os estudantes farão uma pesquisa sobre letras de canções conhecidas, com foco em identificar elementos como rimas, temas predominantes e estruturas narrativas comuns. Essa pesquisa serve como base para que, em seguida, os alunos, organizados em grupos, possam criar sua própria letra de música. Durante a criação, eles serão incentivados a aplicar os elementos analisados, promovendo a coesão e a coerência textual. A culminância da atividade será a apresentação das letras criadas, momento no qual os grupos poderão compartilhar suas composições com os colegas. Esta atividade não só estimulará a expressão artística e a criatividade, como também reforçará habilidades essenciais de interpretação e produção textual.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade se concentram no desenvolvimento da capacidade de análise crítica dos alunos em relação a letras de música, bem como na sua habilidade de criar textos coesos e coerentes. Através deste exercício, espera-se que os estudantes melhorem sua competência em identificar e utilizar rimas, construir narrativas textuais relevantes e associar temas de forma criativa. Além disso, ao trabalharem em grupos, os alunos poderão explorar e expressar sua criatividade artística, ao mesmo tempo que aprimoram suas habilidades colaborativas.
O conteúdo programático da atividade abrange a análise de textos musicais, identificação de estruturas poéticas como rimas e métricas, além de estudos sobre o desenvolvimento de temas narrativos e suas variações. Os estudantes terão a oportunidade de investigar como essas diferentes características são combinadas nas letras de músicas populares. Em seguida, praticarão a aplicação desses elementos em suas próprias criações musicais, incentivando a aplicação prática do conhecimento adquirido.
A metodologia da atividade está estruturada para ser dinâmica e participativa, favorecendo o envolvimento ativo dos estudantes. A atividade inicia-se com uma fase de pesquisa e análise, seguida de debates em grupo para discutir os elementos identificados. Em um segundo momento, os alunos atuarão criativamente em grupos para compor suas letras, aplicando os conhecimentos adquiridos. A conclusão se dará com apresentações orais, que permitirão que os alunos expressem e contextualizem suas criações.
O cronograma da atividade contempla duas aulas de 60 minutos, distribuídas de maneira a otimizar o tempo para pesquisa, criação e apresentação. A divisão temporal busca garantir que os alunos disponham de tempo adequado para cada etapa do processo, desde a análise de letras existentes, até a finalização e apresentação das letras criadas pelos grupos.
A avaliação desta atividade será formativa e ocorrerá de maneira contínua, levando em conta a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e a qualidade das análises apresentadas. Além disso, será observada a habilidade dos alunos em aplicar os elementos estudados na criação de suas letras. O produto final, a letra de música criada por cada grupo, será avaliado considerando critérios como criatividade, coesão e coerência textual, e o uso adequado dos elementos narrativos e poéticos discutidos. Exemplos de critérios específicos incluem a originalidade do tema escolhido, a capacidade de construir rimas e a clareza na apresentação oral da composição.
A atividade requer uma série de recursos que facilitarão a pesquisa e a execução das composições musicais. Materiais como letras de músicas impressas ou digitais serão fundamentais para a análise inicial. Além disso, dispositivos eletrônicos com acesso à internet serão necessários para pesquisa e audição das canções. Recursos de áudio e vídeo podem ser utilizados para as apresentações, enriquecendo o ambiente de aprendizagem.
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