Conexões Atuais: Ligando a Literatura ao Mundo

Desenvolvida por: Marcia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Literatura e Sociedade

A atividade pedagógica 'Conexões Atuais: Ligando a Literatura ao Mundo' propõe uma imersão dos alunos do 1º ano do Ensino Médio na compreensão de como obras literárias, estudadas em seu currículo, refletem, criticam ou influenciam questões sociais, políticas e ambientais contemporâneas. Divididos em grupos, os estudantes escolherão uma obra literária previamente estudada e realizarão um trabalho de pesquisa e análise para identificar e argumentar sobre as conexões entre a obra e o contexto atual. Posteriormente, em uma Roda de Debate, cada grupo apresentará suas descobertas, discutindo a relevância da literatura como um espelho ou instrumento crítico da sociedade. A atividade encerra-se com um debate aberto, incentivando o confronto de ideias, a defesa de perspectivas e a ampliação da compreensão sobre o papel da literatura no mundo contemporâneo. O objetivo é desenvolver nos alunos a capacidade de relacionar textos literários com sua realidade, estimulando assim, a reflexão crítica e o pensamento analítico.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade busca desenvolver nos alunos do 1º ano do Ensino Médio a habilidade de analisar, compreender e inter-relacionar obras literárias com contextos sociais, políticos e ambientais atuais, fomentando assim uma visão crítica sobre a realidade e a literatura. Além disso, almeja-se promover um espaço de diálogo e reflexão, onde os estudantes possam argumentar e defender pontos de vista, aumentando sua capacidade de oratória, compreensão de argumentos e respeito por opiniões diversas. Espera-se, com isso, incentivar o pensamento analítico, crítico e criativo dos alunos em relação ao poder da literatura como ferramenta de análise e mudança social.

  • Analisar a relação entre literatura e sociedade
  • Fomentar habilidades de pesquisa e argumentação
  • Desenvolver capacidade crítica e reflexiva
  • Incentivar a expressão oral e respeito por diversas opiniões
  • Estimular o pensamento analítico e criativo

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade englobará a análise literária focada na relação entre as obras estudadas e questões contemporâneas. Inicialmente, os estudantes revisarão conceitos literários essenciais e técnicas de análise textual. Posteriormente, serão guiados através de uma pesquisa que visa identificar e entender a importância da literatura enquanto reflexo e crítica de aspectos sociais, políticos e ambientais. Para consolidar o aprendizado, a prática de debate será essencial, empregando a metodologia ativa da Roda de Debate para explorar e expandir as compreensões obtidas.

  • Revisão de conceitos literários e técnicas de análise textual
  • Pesquisa sobre a relação entre obras literárias e contextos contemporâneos
  • Preparação e elaboração de argumentos para debate
  • Prática da Roda de Debate

Metodologia

A metodologia ativa, com foco na Roda de Debate, será central nesta atividade. Grupos de estudantes selecionarão uma obra literária, realizarão pesquisas e prepararão apresentações que relacionem a obra escolhida com questões atuais. Em seguida, em uma Roda de Debate, compartilharão suas análises e participarão de um debate aberto, promovendo um ambiente rico em argumentação e troca de ideias. A metodologia procura engajar os estudantes de maneira ativa, incentivando a pesquisa, reflexão e comunicação eficaz.

  • Seleção e análise de obras literárias
  • Pesquisa de contextos contemporâneos relacionados
  • Preparação de apresentações em grupo
  • Realização da Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em três aulas de 50 minutos, distribuídas ao longo de uma semana. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à atividade, formarão os grupos e iniciarão as pesquisas sobre as obras literárias. A segunda aula será dedicada à continuação da pesquisa e preparação das apresentações. Na terceira aula, ocorrerá a Roda de Debate, com apresentações dos grupos e o debate aberto seguinte.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação dos grupos
  • Aula 2: Pesquisa e preparação das apresentações
  • Aula 3: Roda de Debate e discussão aberta

Avaliação

Os alunos serão avaliados considerando sua participação ativa, a qualidade da pesquisa realizada, a pertinência e criatividade das conexões estabelecidas entre a obra e contextos atuais, além da capacidade de argumentação e defesa de ideias durante o debate. A avaliação será contínua, levando em conta a evolução do grupo ao longo das etapas da atividade. Além da avaliação qualitativa das apresentações, critérios como cooperação, respeito mútuo e engajamento nas discussões serão essenciais para a avaliação final.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso à Internet para pesquisa, cópias das obras literárias estudadas (caso não disponíveis na biblioteca da escola), equipamentos para apresentação (computador, projetor e caixas de som) e um espaço apropriado para a realização da Roda de Debate. Estes recursos são fundamentais para apoiar os estudantes na pesquisa, preparação e execução das apresentações, assim como para garantir um ambiente propício ao debate e à troca de ideias.

  • Acesso à Internet
  • Cópias das obras literárias
  • Equipamento para apresentação
  • Espaço apropriado para debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo