Crie um Podcast com IA!

Desenvolvida por: Rafael… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Produção e Edição de Podcasts com IA

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão introduzidos ao mundo dos podcasts, com um enfoque especial na utilização de inteligência artificial nas etapas de produção e edição. Inicialmente, os alunos discutirão diferentes temas e formatos para seus podcasts em grupos, promovendo o diálogo e a escolha coletiva de um tema que desperte interesse e engajamento ao investigar, argumentar e produzir discursos orais. Posteriormente, realizarão a gravação das discussões, exercitando o domínio da oralidade e a comunicação clara de ideias. Além disso, serão introduzidos a programas de IA que auxiliam na limpeza de áudio, inserção de trilhas sonoras, ajustes de volume e outros efeitos sonoros, aprendendo a empregar tecnologias digitais de forma ética e criativa. Esta atividade culmina na criação de um conteúdo digital que incentiva não apenas o desenvolvimento de habilidades linguísticas e digitais, mas também a colaboração, criatividade e responsabilidade no uso das tecnologias da informação e comunicação.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem é proporcionar aos alunos a oportunidade de aprimorar suas habilidades de comunicação oral e escrita, aliadas ao uso responsável e criativo das tecnologias digitais. Os alunos desenvolverão competência para planejar e executar um projeto de comunicação midiática, considerando o público-alvo, o tema e a estrutura do conteúdo. Além disso, a atividade pretende instigar uma reflexão crítica sobre o uso da IA na edição de áudio, incentivando escolhas éticas e fundamentadas a partir do entendimento das funcionalidades dessas tecnologias.

  • Desenvolver habilidades de comunicação oral e escrita.
  • Empregar tecnologias digitais de forma ética e criativa.
  • Planejar e executar um projeto de comunicação midiática.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG701: Explorar tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), compreendendo seus princípios e funcionalidades, e utilizá-las de modo ético, criativo, responsável e adequado a práticas de linguagem em diferentes contextos.
  • EM13LGG703: Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange desde conceitos básicos sobre podcasts, incluindo o que são, sua história e importância cultural, até a prática técnica da gravação e edição de áudio. A compreensão da estruturação de um podcast e a diferenciação entre diversos formatos, como entrevistas, debates e storytelling, são partes fundamentais para a criatividade e produção autoral. Por outro lado, a interação dos alunos com ferramentas de edição de áudio, suportadas por IA, permitirá vivenciar na prática o impacto das tecnologias na produção cultural contemporânea. Esses conteúdos formam a base necessária para que os alunos dominem os princípios técnicos e conceituais de produção de mídia digital.

  • Conceitos básicos de podcasts: definição e história.
  • Gravação e estruturação de um podcast.
  • Técnicas de edição de áudio assistidas por IA.
  • Exploração de diferentes formatos de podcasts.

Metodologia

A metodologia proposta para esta atividade gira em torno da aprendizagem prática e colaborativa, que incentiva os alunos a trabalharem em equipes para explorar suas criatividades enquanto adquirem habilidades técnicas e conceituais sobre a produção de podcasts. Uma abordagem baseada em projetos será utilizada, na qual os estudantes passarão por todas as etapas de uma produção de mídia, desde o planejamento até a execução e revisão final. A utilização de ferramentas de edição assistidas por inteligência artificial está integrada para fornecer suporte técnico e ampliar o escopo criativo dos alunos, sempre promovendo um uso ético das tecnologias.

  • Aprendizagem prática e colaborativa.
  • Trabalho em equipe e desenvolvimento de projetos.
  • Uso de ferramentas de edição com suporte de inteligência artificial.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade foi planejado para ser executado em duas etapas, distribuídas ao longo de 2 horas, divididas em aulas de 60 minutos cada. No primeiro encontro, os alunos serão introduzidos ao conceito geral dos podcasts e discutirão em grupos os temas e formatos que desejam explorar, culminando na gravação inicial dos conteúdos escolhidos. Na segunda aula, haverá um foco na edição desse material bruto, com a aplicação prática das tecnologias assistidas por IA, concluindo com uma breve apresentação dos podcasts editados para a turma.

  • Aula 1: Introdução aos podcasts e gravação inicial dos temas.
  • Aula 2: Edição com tecnologias de IA e apresentação dos resultados.

Avaliação

A avaliação dos alunos nesta atividade será realizada de forma contínua e processual, considerando tanto o desenvolvimento das habilidades de comunicação quanto a capacidade de trabalho em equipe e aplicação prática das tecnologias. Os critérios de avaliação incluem a clareza e coesão do roteiro preparado, a qualidade técnica do áudio editado e a criatividade na escolha dos temas e formatos. A forma como os alunos utilizam as ferramentas de IA de forma ética também será avaliada, assim como a capacidade de dar e receber feedback construtivo durante as apresentações. Exemplos incluem a avaliação do conteúdo original do podcast em relação à pesquisa e estrutura, bem como a qualidade final do áudio, incluindo clareza e uso apropriado de efeitos sonoros.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, será necessário um conjunto de recursos que inclui tanto materiais pedagógicos quanto tecnológicos. Os alunos precisarão acessar computadores com conexão à internet e programas de edição de áudio assistidos por IA, além de equipamentos para gravação como microfones. Um espaço adequado para gravação e produção em grupos, proporcionando um ambiente colaborativo de aprendizado, também é essencial. Esses recursos são fundamentais para garantir que os alunos tenham uma experiência de aprendizado completa, desde a teoria até a prática.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Programas de edição de áudio com IA.
  • Microfones e equipamentos de gravação.
  • Espaço físico para gravação e trabalho em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo