Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão introduzidos ao mundo dos podcasts, com um enfoque especial na utilização de inteligência artificial nas etapas de produção e edição. Inicialmente, os alunos discutirão diferentes temas e formatos para seus podcasts em grupos, promovendo o diálogo e a escolha coletiva de um tema que desperte interesse e engajamento ao investigar, argumentar e produzir discursos orais. Posteriormente, realizarão a gravação das discussões, exercitando o domínio da oralidade e a comunicação clara de ideias. Além disso, serão introduzidos a programas de IA que auxiliam na limpeza de áudio, inserção de trilhas sonoras, ajustes de volume e outros efeitos sonoros, aprendendo a empregar tecnologias digitais de forma ética e criativa. Esta atividade culmina na criação de um conteúdo digital que incentiva não apenas o desenvolvimento de habilidades linguísticas e digitais, mas também a colaboração, criatividade e responsabilidade no uso das tecnologias da informação e comunicação.
O principal objetivo de aprendizagem é proporcionar aos alunos a oportunidade de aprimorar suas habilidades de comunicação oral e escrita, aliadas ao uso responsável e criativo das tecnologias digitais. Os alunos desenvolverão competência para planejar e executar um projeto de comunicação midiática, considerando o público-alvo, o tema e a estrutura do conteúdo. Além disso, a atividade pretende instigar uma reflexão crítica sobre o uso da IA na edição de áudio, incentivando escolhas éticas e fundamentadas a partir do entendimento das funcionalidades dessas tecnologias.
O conteúdo programático abrange desde conceitos básicos sobre podcasts, incluindo o que são, sua história e importância cultural, até a prática técnica da gravação e edição de áudio. A compreensão da estruturação de um podcast e a diferenciação entre diversos formatos, como entrevistas, debates e storytelling, são partes fundamentais para a criatividade e produção autoral. Por outro lado, a interação dos alunos com ferramentas de edição de áudio, suportadas por IA, permitirá vivenciar na prática o impacto das tecnologias na produção cultural contemporânea. Esses conteúdos formam a base necessária para que os alunos dominem os princípios técnicos e conceituais de produção de mídia digital.
A metodologia proposta para esta atividade gira em torno da aprendizagem prática e colaborativa, que incentiva os alunos a trabalharem em equipes para explorar suas criatividades enquanto adquirem habilidades técnicas e conceituais sobre a produção de podcasts. Uma abordagem baseada em projetos será utilizada, na qual os estudantes passarão por todas as etapas de uma produção de mídia, desde o planejamento até a execução e revisão final. A utilização de ferramentas de edição assistidas por inteligência artificial está integrada para fornecer suporte técnico e ampliar o escopo criativo dos alunos, sempre promovendo um uso ético das tecnologias.
O cronograma desta atividade foi planejado para ser executado em duas etapas, distribuídas ao longo de 2 horas, divididas em aulas de 60 minutos cada. No primeiro encontro, os alunos serão introduzidos ao conceito geral dos podcasts e discutirão em grupos os temas e formatos que desejam explorar, culminando na gravação inicial dos conteúdos escolhidos. Na segunda aula, haverá um foco na edição desse material bruto, com a aplicação prática das tecnologias assistidas por IA, concluindo com uma breve apresentação dos podcasts editados para a turma.
A avaliação dos alunos nesta atividade será realizada de forma contínua e processual, considerando tanto o desenvolvimento das habilidades de comunicação quanto a capacidade de trabalho em equipe e aplicação prática das tecnologias. Os critérios de avaliação incluem a clareza e coesão do roteiro preparado, a qualidade técnica do áudio editado e a criatividade na escolha dos temas e formatos. A forma como os alunos utilizam as ferramentas de IA de forma ética também será avaliada, assim como a capacidade de dar e receber feedback construtivo durante as apresentações. Exemplos incluem a avaliação do conteúdo original do podcast em relação à pesquisa e estrutura, bem como a qualidade final do áudio, incluindo clareza e uso apropriado de efeitos sonoros.
Para a execução desta atividade, será necessário um conjunto de recursos que inclui tanto materiais pedagógicos quanto tecnológicos. Os alunos precisarão acessar computadores com conexão à internet e programas de edição de áudio assistidos por IA, além de equipamentos para gravação como microfones. Um espaço adequado para gravação e produção em grupos, proporcionando um ambiente colaborativo de aprendizado, também é essencial. Esses recursos são fundamentais para garantir que os alunos tenham uma experiência de aprendizado completa, desde a teoria até a prática.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula