Debatendo Fake News: Veracidade e Texto

Desenvolvida por: Iara N… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Pensamento Crítico e Validação de Informações

Nesta atividade, os alunos, divididos em grupos, investigarão uma notícia viral com o objetivo de verificar sua veracidade. Utilizando diferentes fontes digitais, eles desenvolverão um processo de verificação, detecção de fake news e análise crítica das informações. Este trabalho culminará em uma Roda de Debate em que cada grupo apresentará seu processo de verificação, as fontes consultadas e suas conclusões quanto à veracidade da notícia. A atividade visa desenvolver o pensamento crítico, a habilidade de análise textual e a capacidade de utilizar múltiplas mídias e ferramentas digitais na investigação e discussão de informações.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal da atividade é desenvolver a capacidade dos estudantes em verificar a veracidade de informações, potencializando seu pensamento crítico e a habilidade de análise crítica. Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar, reconhecer e combater a desinformação, normalmente encontrada em notícias virais. A atividade propõe o uso de ferramentas online e fontes digitais como forma de estimular em ambientes digitais a colaboração e a produção coletiva de conhecimento crítico.

  • Desenvolver o pensamento crítico e a capacidade de análise textual.
  • Fortalecer a habilidade de investigar a veracidade de informações.
  • Estimular a colaboração e o uso de ferramentas digitais no aprendizado.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG703: Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordado na atividade está focado na identificação de fake news e análise crítica de informações digitais. A prática da leitura crítica e o desenvolvimento de habilidades para verificar a autenticidade de conteúdo informativo serão algumas das habilidades principais. Esta perspectiva educativa considera essenciais estas competências no atual cenário digital em que as informações são amplamente disseminadas.

  • Identificação de fake news.
  • Análise crítica de fontes digitais.
  • Utilização de ferramentas digitais na pesquisa.

Metodologia

A atividade é centrada na metodologia de pesquisa e discussão em grupo, proporcionando aos alunos um espaço para construir conhecimento de forma colaborativa. As práticas investigativas e o debate em sala de aula favorecem a troca de ideias e diferentes pontos de vista, encorajando a participação ativa de todos no processo educativo.

  • Pesquisa em grupo.
  • Uso de ferramentas digitais.
  • Roda de Debate.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é dividido em duas partes essenciais ao ensino e reflexão crítica das informações digitais. Cada etapa do plano é adequadamente distribuída no tempo para que os alunos possam realizar a pesquisa, preparar suas análises, e participar ativamente da Roda de Debate - apresentando e discutindo suas conclusões.

  • Aula 1: Introdução à atividade e pesquisa de notícias virais.
  • Aula 2: Preparação e Roda de Debate sobre as conclusões da pesquisa.

Avaliação

A avaliação contemplará a análise dos processos de pesquisa e verificação utilizados pelos grupos, a qualidade das fontes consultadas e a argumentação apresentada durante a Roda de Debate. Será observado como os alunos exprimem suas opiniões, ressaltam a importância da verificação e colaboram com seus colegas. Exemplos de um bom desempenho incluem a seleção de fontes confiáveis e o detalhamento do processo investigativo. A avaliação será qualitativa e formativa, levando em consideração tanto o trabalho em grupo quanto as contribuições individuais.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a execução da atividade incluem acessos a ferramentas e plataformas digitais, o que possibilita uma ampla exploração de fontes e informações disponíveis na internet. Além disso, dispositivos móveis ou computadores garantirão que os alunos possam participar ativamente em todas as etapas da pesquisa e apresentação.

  • Computadores ou dispositivos móveis.
  • Acesso à internet.
  • Ferramentas digitais de verificação de informações.

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