Nesta atividade, os alunos, divididos em grupos, investigarão uma notícia viral com o objetivo de verificar sua veracidade. Utilizando diferentes fontes digitais, eles desenvolverão um processo de verificação, detecção de fake news e análise crítica das informações. Este trabalho culminará em uma Roda de Debate em que cada grupo apresentará seu processo de verificação, as fontes consultadas e suas conclusões quanto à veracidade da notícia. A atividade visa desenvolver o pensamento crítico, a habilidade de análise textual e a capacidade de utilizar múltiplas mídias e ferramentas digitais na investigação e discussão de informações.
O objetivo principal da atividade é desenvolver a capacidade dos estudantes em verificar a veracidade de informações, potencializando seu pensamento crítico e a habilidade de análise crítica. Espera-se que os alunos sejam capazes de identificar, reconhecer e combater a desinformação, normalmente encontrada em notícias virais. A atividade propõe o uso de ferramentas online e fontes digitais como forma de estimular em ambientes digitais a colaboração e a produção coletiva de conhecimento crítico.
O conteúdo programático abordado na atividade está focado na identificação de fake news e análise crítica de informações digitais. A prática da leitura crítica e o desenvolvimento de habilidades para verificar a autenticidade de conteúdo informativo serão algumas das habilidades principais. Esta perspectiva educativa considera essenciais estas competências no atual cenário digital em que as informações são amplamente disseminadas.
A atividade é centrada na metodologia de pesquisa e discussão em grupo, proporcionando aos alunos um espaço para construir conhecimento de forma colaborativa. As práticas investigativas e o debate em sala de aula favorecem a troca de ideias e diferentes pontos de vista, encorajando a participação ativa de todos no processo educativo.
O cronograma da atividade é dividido em duas partes essenciais ao ensino e reflexão crítica das informações digitais. Cada etapa do plano é adequadamente distribuída no tempo para que os alunos possam realizar a pesquisa, preparar suas análises, e participar ativamente da Roda de Debate - apresentando e discutindo suas conclusões.
A avaliação contemplará a análise dos processos de pesquisa e verificação utilizados pelos grupos, a qualidade das fontes consultadas e a argumentação apresentada durante a Roda de Debate. Será observado como os alunos exprimem suas opiniões, ressaltam a importância da verificação e colaboram com seus colegas. Exemplos de um bom desempenho incluem a seleção de fontes confiáveis e o detalhamento do processo investigativo. A avaliação será qualitativa e formativa, levando em consideração tanto o trabalho em grupo quanto as contribuições individuais.
Os recursos necessários para a execução da atividade incluem acessos a ferramentas e plataformas digitais, o que possibilita uma ampla exploração de fontes e informações disponíveis na internet. Além disso, dispositivos móveis ou computadores garantirão que os alunos possam participar ativamente em todas as etapas da pesquisa e apresentação.
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