Desvendando a Ilha das Orações Subordinadas

Desenvolvida por: Franci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Sintaxe e Orações Subordinadas

Nesta atividade, os alunos são convidados a interagir com uma 'Ilha das Orações Subordinadas', onde cada região representa um tipo específico de oração: adjetivas, substantivas e adverbiais. Em um formato de Sala de Aula Invertida, vídeos e materiais são fornecidos previamente, permitindo que os alunos venham preparados para a aula. Durante a aula, os alunos são divididos em grupos para criar mapas conceituais que abrangem as principais características e exemplos de cada tipo de oração. Esta dinâmica facilita o trabalho em equipe, estimula a troca de ideias e promove a aprendizagem ativa. Os estudantes desenvolvem habilidades de apresentação ao compartilhar suas descobertas com a turma, enquanto o professor atua como facilitador, oferecendo feedback e orientações.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem são focados em desenvolver nos alunos a capacidade de identificar, diferenciar e utilizar orações subordinadas nos seus diversos contextos. Através da prática interativa e colaborativa, pretende-se que os alunos dominem não apenas as características formais das orações subordinadas, mas também suas funções dentro de um texto, melhorando assim sua competência sintática e sua capacidade de interpretar e produzir textos mais complexos.

  • Desenvolver a capacidade de identificar diferentes tipos de orações subordinadas.
  • Utilizar orações subordinadas de maneira adequada na construção textual.
  • Compreender a função das orações subordinadas no contexto geral de um texto.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP05: Analisar e compreender a utilização das orações subordinadas em contextos variados para aprimorar a competência textual.
  • EM13LP06: Produzir e revisar textos que utilizem orações subordinadas, reconhecendo suas funções e efeitos de sentido.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula centra-se nas orações subordinadas, abrangendo suas classificações e funções. Pretende-se proporcionar um entendimento claro de como as orações subordinadas adjetivas, substantivas e adverbiais operam dentro das sentenças. Esse conhecimento é essencial para o aprimoramento das habilidades linguísticas dos alunos, capacitando-os a construir e interpretar textos mais coerentes e elaborados.

  • Classificação das orações subordinadas: adjetivas, substantivas e adverbiais.
  • Funções e características das orações subordinadas.
  • Exemplos práticos de uso em textos variados.

Metodologia

A metodologia da aula baseia-se na abordagem de Sala de Aula Invertida, onde o aprendizado começa fora da sala com materiais previamente disponibilizados, e a aula é dedicada à aplicação prática e debate colaborativo. Os grupos de alunos trabalham juntos na criação de mapas conceituais, que facilitam a visualização e entendimento das orações subordinadas, promovendo a síntese e análise crítica. O papel do professor é mediar discussões e oferecer orientações que ajudem os estudantes a refletir sobre suas descobertas.

  • Abordagem de Sala de Aula Invertida.
  • Trabalho em grupo para construção de mapas conceituais.
  • Discussão guiada e feedback contínuo do professor.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma contempla uma aula única de 60 minutos, dividida em momentos de introdução, trabalho em grupo e apresentação. A preparação prévia dos alunos é essencial, uma vez que a metodologia de Sala de Aula Invertida requer que os materiais sejam revisados antes da aula, garantindo um tempo adequado para discussões e atividades práticas durante o encontro.

  • Aula 1: Introdução ao tema, divisão em grupos, construção dos mapas conceituais e apresentações.
  • Momento 1: Introdução ao Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula com um breve resumo sobre orações subordinadas, suas diferenças e relevância no uso do idioma. Utilize um vídeo introdutório previamente selecionado para reforçar o conteúdo. É importante que você destaque os objetivos da aula e como os alunos irão trabalhar com o tema durante a atividade.

    Momento 2: Divisão em Grupos e Planejamento (Estimativa: 10 minutos)
    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Permita que escolham uma região da 'Ilha das Orações Subordinadas' para explorar: adjetivas, substantivas ou adverbiais. Oriente os alunos a organizarem seu trabalho, sugerindo a definição de funções dentro do grupo (como redator, pesquisador, apresentador). Observe se a divisão está equilibrada e intervenha se necessário.

    Momento 3: Construção dos Mapas Conceituais (Estimativa: 25 minutos)
    Incentive os grupos a utilizar materiais fornecidos (papéis, canetas, etc.) para criar mapas conceituais que representem sua região da ilha. Circule entre os grupos, oferecendo feedback e sugestões. Pergunte aos alunos como estão associando as ideias e exemplos práticos que coletaram. Avalie a clareza e a organização inicial de seus mapas.

    Momento 4: Apresentações e Discussão (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que cada grupo apresente seu mapa conceitual aos colegas. Incentive perguntas e discussões para aprofundar o entendimento. Observe se os alunos conseguem argumentar e defender suas colaborações. Avalie sua capacidade de comunicação e a eficácia da apresentação.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos participem ativamente, considere utilizar recursos visuais adicionais, como slides com imagens, que possam ajudar na compreensão. Fique atento a alunos mais tímidos ou que estejam com dificuldades e promova um espaço de fala para eles, ou permita que contribuam de outras formas, como na elaboração dos mapas. Se perceber dificuldades de entendimento, ofereça exemplos concretos e utilize linguagem simples. Lembre-se sempre de incentivar o respeito às contribuições individuais, garantindo um ambiente acolhedor.

Avaliação

A avaliação desta atividade será conduzida por meio de observação contínua durante as atividades em grupo, juntamente com uma análise das apresentações finais. O objetivo é avaliar tanto o entendimento conceitual das orações subordinadas quanto a capacidade de colaboração e comunicação dos alunos. Critérios como clareza, precisão, uso de exemplos e participação ativa serão considerados. Um exemplo prático de aplicação seria o professor fornecer feedback detalhado sobre a apresentação de cada grupo, destacando pontos fortes e áreas de melhoria, o que promove a reflexão e o desenvolvimento contínuo dos alunos.

  • Observação contínua durante a construção dos mapas conceituais.
  • Avaliação das apresentações finais dos grupos.
  • Feedback construtivo e formativo individualizado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta aula incluem vídeos explicativos sobre orações subordinadas, exemplos práticos de textos que utilizam essas orações, materiais para construção de mapas conceituais (como papéis grandes, canetas coloridas) e um espaço adequado para discussões em grupo. As tecnologias utilizadas, como apresentações digitais ou vídeos, são selecionadas para enriquecer o aprendizado e garantir que todos os alunos tenham acesso a materiais de alta qualidade.

  • Vídeos introdutórios sobre orações subordinadas.
  • Materiais para mapas conceituais (papéis, canetas, etc.).
  • Espaço e tecnologia para apresentações.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecendo o desafio diário dos professores na busca por incluir e atender a todos os alunos, sugerimos estratégias práticas e viáveis de inclusão e acessibilidade. Focar na padronização dos materiais digitais acessíveis a todos os alunos é fundamental, garantindo legendas nos vídeos e a possibilidade de ajuste de velocidade na reprodução. O ambiente da sala deve ser organizado de forma a promover o máximo de interação entre todos, criando círculos de discussão e facilitando a troca de ideias. Manter um diálogo próximo com os alunos permite ajustar a metodologia conforme suas necessidades emergentes.

  • Utilização de vídeos com legendas e controles de velocidade.
  • Organização da sala em círculos de discussão.
  • Contato contínuo com alunos para adaptação das estratégias de ensino.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo